Questões de Vestibular ENADE Simulado 2022 para Ciencias Economicas

Foram encontradas 8 questões

Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Ciencias Economicas |
Q1906642 Economia
"No artigo publicado em junho de 1936 na Review of Economic Studies, David G. Champernowne afirma que a diferença entre a Teoria Geral de Keynes e a teoria clássica reside nos pressupostos sobre a variável que é determinada no mercado de trabalho: para Keynes, é o nível nominal de salários e para a teoria clássica, é o nível real de salários. Segundo Champernowne, esta diferença de visões está relacionada ao escopo de análise de cada teoria." (HELLER, Cláudia e SILVEIRA, Jaylson Jair da. Clássicos versus Keynes: a abordagem formal de David Champernowne. Estud. Econ. [online]. 2012, vol.42, n.1. pp.183-216.)
Tanto o modelo clássico quanto o modelo keynesiano, mencionados no trecho acima, buscam determinar o nível de produto, renda e emprego em uma economia. Avalie as afirmações seguintes sobre esses modelos:
I. Para os clássicos, uma situação de equilíbrio na economia equivale ao nível de pleno emprego, sendo o produto potencial idêntico ao efetivo em tal situação, que constituía uma tendência natural da economia. II. Um dos aspectos que diferencia a teoria keynesiana daquela clássica que a antecedeu é o aspecto da neutralidade da moeda, que para Keynes afeta a economia no que se refere ao nível de preços, mas não aos níveis de renda e de emprego. III. O pressuposto clássico de que os preços e salários eram sempre flexíveis era importante para garantir a tendência ao pleno emprego, pois eram variáveis de ajuste para que os mercados chegassem ao equilíbrio e que a economia atingisse o pleno emprego. IV. Para Keynes, o equilíbrio estava relacionado à igualdade entre oferta agregada e demanda agregada, podendo ocorrer com desemprego involuntário da força de trabalho; o nível da renda e do emprego dependeriam da demanda efetiva, não da oferta agregada.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Ciencias Economicas |
Q1906643 Economia
O Produto Interno Bruto (PIB), divulgado pelo IBGE, fechou 2019 com crescimento de 1,1%, totalizando R$ 7,257 trilhões. Trata-se do terceiro resultado positivo, após as altas de 1,3% de 2017 e de 2018, que interromperam as quedas de 2015 e 2016. Entre os componentes da demanda interna, houve avanço no consumo das famílias (1,8%), e na formação bruta de capital fixo, em 2,2%. (Trecho de 04/03/2020, extraído em 14/09/2020 de https://agenciadenoticias.ibge.gov.br)
Considerando o tema do trecho acima, avalie as afirmações a seguir:
I. Sob a ótica da procura ou da despesa, o PIB é a soma das remunerações do trabalho, do capital de empréstimo e do capital de risco, dos impostos líquidos de subsídios sobre a produção e importação, e dos aluguéis. II. O PNB do país ficaria maior que o PIB de R$ 7,257 trilhões, caso o país tivesse apresentando um valor de renda recebida do exterior superior ao montante de renda enviada ao exterior. III. Os valores de bens e serviços intermediários, como matérias-primas, componentes, energia, são incluídos no cálculo do PIB em separado aos valores dos bens e serviços finais. IV. A formação bruta de capital fixo, que atingiu variação de 2,2%, não inclui o gasto das empresas em depreciação, correspondendo, portanto, ao aumento "puro" de capacidade produtiva em 2019.
Está (ão) correta(s) apenas:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Ciencias Economicas |
Q1906648 Economia
"Em face à Grande Depressão, a maioria dos países resolveu escolher entre equilíbrio externo e interno, reduzindo suas ligações de comércio com o resto do mundo e eliminando, por decreto governamental, a possibilidade de um desequilíbrio externo significativo. Reduzindo os ganhos com o comércio, essa abordagem impôs custos altos à economia mundial e contribuiu para a lentarecuperação da depressão, que em muitos países ainda era incompleta em 1939. Todos os países teriam ficado em melhor situação em um mundo com o comércio internacional mais livre, desde que a cooperação internacional tivesse ajudado cada país a preservar seu equilíbrio externo e a estabilidade financeira sem sacrificar as metas de política interna. Foi essa compreensão que inspirou projeto para o sistema monetário internacional pós-guerra, o acordo de Bretton Woods".
Krugman, Paul R. Economia Internacional (p. 434-435). Edição do Kindle. (adaptado)
A globalização econômica, comercial e financeira mundial é objeto de estudo da economia internacional, que estuda as relações entre países nessas dimensões. Considerando os organismos financeiros internacionais, o contexto global de sua criação, e a teoria econômica internacional, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Ciencias Economicas |
Q1906650 Economia
"O objetivo deste título é contrastar a natureza de meus argumentos e conclusões com os da teoria clássica, na qual me formei, que domina o pensamento econômico, tanto prático quanto teórico, dos meios acadêmicos e dirigentes desta geração, tal como vem acontecendo nos últimos 100 anos"
KEYNES, John. A teoria geral do emprego, do juro e na moeda. 2 ed. São Paulo: Nova cultural, 1985.
John Maynard Keynes começa seu livro com essa advertência. De fato, o economista mostra que dentro da busca pelo equilíbrio, que é um referencial neoclássico, a situação normal do capitalismo do laissez-faire em seu estágio atual de desenvolvimento é uma situação flutuante da atividade econômica. Com que termos Keynes refuta a tese neoclássica sobre o desemprego?
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Ciencias Economicas |
Q1906651 Economia
"A riqueza das sociedades onde reina o modo de produção capitalista aparece como uma enorme coleção de mercadorias, e a mercadoria individual, por sua vez aparece como sua forma elementar. [...] A mercadoria é antes de tudo, um objeto externo, uma coisa que, por meio de suas propriedades, satisfaz necessidades humanas de um tipo qualquer. [...] A utilidade de uma coisa faz dela um valor de uso. Mas essa utilidade não flutua no ar. Condicionada pelas propriedades do corpo da mercadoria, ela não existe sem esse corpo. [...] O valor de uso se efetiva apenas no uso ou no consumo. [...] O valor de troca aparece inicialmente como a relação quantitativa, a proporção na qual valores de uso de um tipo são trocados por valores de uso de outro tipo, uma relação que se altera constantemente no tempo e no espaço."
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2017. pp. 117-118
Marx inicia sua obra clássica definindo o que é mercadoria, já que é tão importante para a compreensão do capitalismo, seu objeto de investigação. Para isso, dentro do método materialismo histórico e dialético, ele retoma a crítica à noção de valor, e aprimora a visão clássica de Smith e Ricardo, estabelecendo sua visão do que é valor de uso e de consumo. Como Marx compreende o que é valor?
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: A
5: C