Questões de Vestibular FUVEST 2018 para Vestibular - Primeira Fase

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Ano: 2018 Banca: FUVEST Órgão: FUVEST Prova: FUVEST - 2018 - FUVEST - Vestibular - Primeira Fase |
Q1397733 Português

Examine o cartum.

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ITURRUSGARAI, Adão. A vida como ela yeah. Folha de S. Paulo, ago.2018.


O efeito de humor que se obtém no cartum decorre, principalmente,

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Ano: 2018 Banca: FUVEST Órgão: FUVEST Prova: FUVEST - 2018 - FUVEST - Vestibular - Primeira Fase |
Q1397734 Português
Mito, na acepção aqui empregada, não significa mentira, falsidade ou mistificação. Tomo de empréstimo a formulação de Hans Blumenberg do mito político como um processo contínuo de trabalho de uma narrativa que responde a uma necessidade prática de uma sociedade em determinado período. Narrativa simbólica que é, o mito político coloca em suspenso o problema da verdade. Seu discurso não pretende ter validade factual, mas também não pode ser percebido como mentira (do contrário, não seria mito). O mito político confere um sentido às circunstâncias que envolvem os indivíduos: ao fazê‐los ver sua condição presente como parte de uma história em curso, ajuda a compreender e suportar o mundo em que vivem. 

ENGELKE, Antonio. O anjo redentor. Piauí, ago. 2018, ed. 143, p. 24.
De acordo com o texto, o “mito político”
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Ano: 2018 Banca: FUVEST Órgão: FUVEST Prova: FUVEST - 2018 - FUVEST - Vestibular - Primeira Fase |
Q1397736 Português

FREIRE, Ricardo. Complicabilizando. Época, ago. 2003.

Com base no texto, é correto afirmar:
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Ano: 2018 Banca: FUVEST Órgão: FUVEST Prova: FUVEST - 2018 - FUVEST - Vestibular - Primeira Fase |
Q1397738 Português

Examine o anúncio.

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Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul.


No contexto do anúncio, a frase “A diferença tem que ser só uma letra” pressupõe a

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Ano: 2018 Banca: FUVEST Órgão: FUVEST Prova: FUVEST - 2018 - FUVEST - Vestibular - Primeira Fase |
Q1397740 Português
I. Surge então a pergunta: se a fantasia funciona como realidade; se não conseguimos agir senão mutilando o nosso eu; se o que há de mais profundo em nós é no fim de contas a opinião dos outros; se estamos condenados a não atingir o que nos parece realmente valioso –, qual a diferença entre o bem e o mal, o justo e o injusto, o certo e o errado? O autor passou a vida a ilustrar esta pergunta, que é modulada de maneira exemplar no primeiro e mais conhecido dos seus grandes romances de maturidade.
II. É preciso todavia lembrar que essa ligação com o problema geográfico e social só adquire significado pleno, isto é, só atua sobre o leitor, graças à elevada qualidade artística do livro. O seu autor soube transpor o ritmo mesológico para a própria estrutura da narrativa, mobilizando recursos que a fazem parecer movida pela mesma fatalidade sem saída. (...) Da consciência mortiça da personagem podem emergir os transes periódicos em que se estorce o homem esmagado pela paisagem e pelos outros homens.

Nos fragmentos I e II, aqui adaptados, o crítico Antonio Candido avalia duas obras literárias, que são, respectivamente,
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Respostas
1: D
2: E
3: C
4: B
5: E