Questões de Vestibular Esamc 2019 para Vestibular - Segundo Semestre

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2019 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2019 - Esamc - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1387243 História
Leia as informações abaixo:
Esta, a terrível realidade do sertão. A violência e a injustiça mais brutais em cima dos sertanejos. Cacundando-lhes. Dilacerando suas vidas. Tendo como pano de fundo o problema da terra. Consubstanciado no absoluto domínio do grande senhor, o latifundiário, sobre a grande massa camponesa. Expropriando-a. Secundava esta sua desgraça a seca inclemente e devastadora do Nordeste. Seus dois maiores inimigos. Seu flagelo e aflição. Por isso, o camponês tanto os temia. Com a diferença: a seca é periódica, passa; a ação dos proprietários é permanente, eterna, não acaba nunca... A seca como calamidade da natureza; o dono como castigo do homem. Mas ambos cúmplices da ruína do sertanejo.
(LOURES, Guilhon. Antônio Conselheiro. Brasília: LGE Editora, 2004, p. 113.
Após a análise das informações e do contexto por elas representado, assinale a alternativa que mais bem representa sua relação com o movimento de Canudos, ocorrido no sertão baiano, nos anos de 1890:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2019 - Esamc - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1387244 História
Atente para as informações:
Imagem associada para resolução da questão
“O Dr. Passos com passo seguro foi à noite ao ex-paço e quando amanheceu o dia... foi um dia um barracão”.
(Charge de K. Lixto, 1903. In____LEMOS, Renato (org.).Uma História do Brasil através da caricatura. RJ: Bom Tempo/JP Editora, 2001, p. 40.)
Imagem associada para resolução da questão
“O Sr. nada tem que fazer em casa dos Srs. Deputados... Só pode atacar as casas dos particulares, e não os poupe; é carregar p’ra frente no povo miúdo”.
(Charge de J. Carlos, 1904. In____LEMOS, Renato (org.). Ob. Cit., p. 41.)
As reformas modernizadoras empreendidas pelo prefeito Pereira Passos no Rio de Janeiro incluem uma campanha de saneamento, levada a efeito pelo médico Oswaldo Cruz, diretor da Saúde Pública [...] [despertando] resistência de várias origens, que chegam ao ápice com a decretação da vacinação obrigatória, por lei de outubro de 1904. [Segundo alguns] sua orientação aos “mata-mosquitos” era a de não perturbar os poderosos e concentrar a ação nas residências populares [que associada a outros fatores, levaram] setores da população à Revolta da Vacina, em novembro de 1904.
(LEMOS, Renato (org.). Ob. Cit., p. 41.)
Pintou a situação em que ficaria a família proletária com a nova lei [de obrigatoriedade da vacina contra a varíola]. Ao voltar do trabalho, disse [o líder operário Vicente de Souza, em discurso no Centro das Classes Operárias, em novembro de 1904], o chefe fica “sem poder afirmar que a honra de sua família esteja ilesa, por haver aí penetrado desconhecido amparado pela proclamação da lei da violação do lar e da brutalização aos corpos de suas filhas e de sua esposa”. (CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados. SP: Companhia das Letras, 1997, p. 100.)
Durante o mandato de Francisco Pereira Passos como prefeito do Rio de Janeiro (1902-1906), dois projetos se combinaram para desencadear a chamada Revolta da Vacina: o de saneamento e higienização e o de reforma e modernização da cidade. Tomando por base as informações e o contexto por elas retratado, assinale o que for correto:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2019 - Esamc - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1387248 História
Leia o fragmento, extraído do famoso discurso do governante ateniense Péricles (494 a.C. – 429 a.C.) e reproduzido na obra de Tucídides, para os soldados da cidade antes de uma batalha da Guerra do Peloponeso, que opôs os aliados de Atenas aos de Esparta:
[...] quanto às cidades de nossa confederação, restituir-lhes-emos a independência se elas eram independentes quando concluímos a paz, e logo que os lacedemônios, de sua parte, concederem às suas cidades aliadas o direito de ser independentes de forma condizente não com os interesses dos lacedemônios, mas com os desejos de cada cidade isoladamente; quanto à arbitragem, estamos prontos a submeter-nos a ela de acordo com o tratado, e não tomaremos a iniciativa da guerra, mas nos defenderemos contra aqueles que o fizerem.
(TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: UNB, 1987, p. 87-88.)
O texto aponta para a existência de ligas entre as cidades gregas, durante a Guerra do Peloponeso. Enquanto ocorriam os conflitos, Atenas vivia o auge de sua experiência democrática.
Assinale a alternativa na qual aparece a contradição entre teoria e prática dos atenienses no período retratado, associando ao mundo atual.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2019 - Esamc - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1387249 História

Atente para as informações:

Imagem associada para resolução da questão

(Cartaz oficial da Spartakiada - Jogos Soviéticos dos Trabalhadores. Imagem disponível em: https://www.flickr.com/photos/44425842@N00/3749870799. Acesso em: 01 mar. 2019, às 09h00.)



Em 1928 [...] o Comitê Olímpico Internacional (COI) celebrava a realização da nona edição das Olimpíadas modernas [na Holanda], com a participação de 46 países e 3.014 atletas. [...] O modelo de esporte burguês do Ocidente era condenado pelos sovietes, que pregavam que a prática esportiva deveria ser voltada à disciplina e à coletividade, e não a glórias individuais. E assim pensaram: se eles têm Olimpíada assim, vamos criar a nossa própria. [...] Como forma de valorizar a força do trabalhador, o nome do evento foi inspirado na história do gladiador trácio Espártaco, que feito escravo pelos romanos, lidera, em 71 a.C., o maior levante de escravos do Império Romano.

(PADOVEZ, Élcio. A Revolta de Espártaco (1928-1936). 2018. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/esportes/ copa/2018/russia/a-revolta-de-espartaco-1928-1936/. Acesso em: 01 mar. 2019, às 09h15.)


Tomando por base as informações e levando em conta a situação política mundial em 1928, julgue os itens:

I. A referência ao gladiador para nomear os jogos soviéticos, pode ser entendida como uma metáfora do trabalhador resistindo ao opressor, lutando pelo bem coletivo e não por glórias individuais, como nas olimpíadas ocidentais.

II. A recusa da União Soviética em participar das Olimpíadas na Holanda faz parte do contexto de disputas ideológicas, que caracterizaram a Guerra Fria, que já naquele momento dominava o cenário político internacional.

III. A história de Espártaco foi amplamente utilizada pelos soviéticos como forma de estimular os trabalhadores a não se sujeitarem às imposições dos capitalistas que ainda persistiam no país, levando a várias revoltas de caráter trabalhista.


Está (ão) correto (s)

Alternativas
Ano: 2019 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2019 - Esamc - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1387250 História
Leia atentamente as informações:
Imagem associada para resolução da questão
Legenda: Você deve esperar que este jogo acabe em breve. (Charge de 1789. Imagem disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/remadih/wpcontent/uploads/sites/11/2017/05/ChargeRevolu%C3%A7%C3%A3oFrancesa.jpg. Acesso em: 01 mar. 2019, às 08h00.)
Imagem associada para resolução da questão
Legenda: O despertar do Terceiro Estado.
(Charge de 1789. Imagem disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/remadih/wpcontent/uploads/sites/11/2017/05/Charge02Revolu%C3%A7%C3%A3oFrancesa.jpg. Acesso em: 01 mar. 2019, às 08h20.)
As duas charges foram publicadas em 1789, ano de eclosão da Revolução Francesa. A análise das imagens e do contexto revolucionário francês nos permite aferir que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: A
5: B