Questões de Vestibular Esamc 2015 para Vestibular - Primeiro Semestre
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O Palácio de Versalhes é um castelo real localizado na cidade de Versalhes [distante cerca de 22 quilômetros do centro de Paris]. Desde 1682 até 1789, ano em que teve início a Revolução Francesa, foi o centro do poder do Antigo Regime na França. Sua localização deve-se ao fato da procura de um local afastado dos grandes centros, devido ao grande tumulto de gente e doenças nesses locais. [...] Considerado o maior palácio da época e um dos maiores atualmente, o Palácio de Versalhes possui uma ampla extensão que ocupa mais de 100 hectares, possuindo 700 quartos, 352 chaminés, 1250 lareiras, 67 escadas, 2153 janelas e um parque de 700 hectares. (História do Palácio de Versalhes. Disponível em: http://espacodahistoriasempre.blogspot.com.br/ p/historia-do-palacio-de-versalhes.html. Acesso em: 18 ago. 2015, às 17h00.)
O que muitos se perguntam é porque tendo o Rio de Janeiro como capital federal, optou-se por transferir o centro das decisões para um lugar no meio do nada (pelo menos naquela época). Até a decisão de Juscelino, a localização da nova capital federal era uma incógnita. Só o que se sabia era que ela precisaria ser erguida em um local geograficamente estratégico e protegida de possíveis invasões - segurança que, à época, a cidade do Rio não oferecia. (Como foi escolhida a localização de Brasília? Disponível em: http://pessoas.hsw.uol.com.br/brasilia.htm. Acesso em: 18 ago. 2015, às 17h30.)
Da leitura dos fragmentos infere-se que:
O que muitos cristãos parecem procurar é o martírio. Muitos governadores de províncias, quando recebem cristãos, fornecem a eles todas as oportunidades para se conformarem com os mais básicos requisitos do Estado – uma oferenda de incenso para o gênio do imperador, por exemplo – mas muitas vezes têm sido repelidos com repetidas manifestações de fé. Os governadores relutam, mas no final são obrigados a expor esses fanáticos às feras e ao martírio. Talvez seja isso o que torna a religião cristã tão atraente para alguns. Acima de tudo, eles seguem os preceitos de um fazedor de milagres que foi, ele próprio, crucificado como um criminoso. (LAURENCE, Ray. Guia do Viajante Pelo Mundo Antigo – Roma no ano 300 d.C. SP: Ciranda Cultural, 2008, p. 31.)
Os cristãos mataram muçulmanos nas Cruzadas. Os cristãos mataram judeus em muitos massacres. Enquanto isso, outra dimensão foi adicionada: os cristãos começaram a matar companheiros cristãos acusados de “hereges”. [...] Em Alexandria, em 415, a grande cientista Hypatia, chefe da Biblioteca de Alexandria, foi espancada até a morte pelos monges e outros seguidores de São Cirilo, que viam a ciência dela muito como a Igreja, mais tarde, veria a de Galileu. (HAUGHT, James A. Perseguições Religiosas – Uma história do fanatismo e dos crimes religiosos. RJ: Ediouro, 2003, p. 53.)
A relação entre os excertos pode ser encontrada em:
Beatriz (Chico Buarque de Holanda e Edu Lobo - 1982) Olha [...] Será que é pintura O rosto da Atriz? Se ela dança no Sétimo Céu Se ela acredita que é outro país E se ela só decora o seu papel E se eu pudesse entrar na sua vida [...] Sim, me leva para sempre, Beatriz Me ensina a não andar com os pés no chão [...] Será que é uma estrela? Será que é mentira? Será que é Comédia? Será que é Divina? A vida da Atriz? (Letra disponível em: http://letras.mus.br/chico-buarque/45115/. Acesso em: 10 ago. 2015, às 17h00.)
Havia eu volvido os olhos para o rosto da minha dama [Beatriz Portinari, condutora, ao lado do poeta romano Virgílio, de Dante pelo Inferno, Purgatório e Paraíso] e os olhos e a mente tinha embebidos na sua contemplação, de nada mais cuidando. Ela não sorria e disse: “Se eu sorrisse, aconteceria contigo o mesmo que a Sêmele quando em cinzas se tornou, pois a minha formosura, conforme pudeste verificar, aumenta à proporção que subimos os degraus desta eterna escada”. [...] Eis que subimos ao Sétimo Céu [...]. Agora faz com que tua mente acompanhe os olhos e que estes reflitam a figura de divinal virtude que verás neste céu a espelhar com justiça forma celestial. (ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia. Paraíso – Canto XXI. SP: Abril, 1981, p. 293.)
Em várias religiões, como judaísmo, islamismo, algumas seitas cristãs e hinduísmo, o Sétimo Céu é definido como sendo o “mais alto dos céus”, o paraíso, onde nada existe que não seja bom e belo. O Sétimo Céu, para os muçulmanos, por exemplo, é o local para onde os bem-aventurados vão após a morte. Para algumas mitologias cristãs, o Terceiro Céu, equivalente ao Sétimo Céu de várias outras culturas, seria o local de morada do Altíssimo e dos bem-aventurados, o que estão em um estado de contemplação beatífica.
Tomando por base o conteúdo expresso pelos fragmentos, julgue os itens:
I. A clara referência à Divina Comédia presente na canção, demonstra a longevidade e a atemporalidade das obras clássicas, que continuam a influenciar a arte contemporânea. II. As duas obras procuram demonstrar que os contemplativos e os artistas, bem como tudo que é belo, estão no Sétimo Céu, identificado como o Paraíso em várias culturas religiosas. III. Apesar do Sétimo Céu aparecer nas duas obras citadas, não é possível encontrar referências que nos permitam identificar qualquer influência de uma sobre a outra.
Está (ão) correto (s):
Um homem incrível, esse al-Mamun. Um califa racionalista! Adepto apaixonado de Aristóteles, odiava os integristas, que perseguiu ao longo de todo o seu reinado. Ele foi a alma da Casa da Sabedoria. Tendo suas tropas vencido as forças bizantinas, al-Manun propôs uma surpreendente troca ao imperador do Oriente: prisioneiros por livros! O acordo foi fechado: um milhar de guerreiros cristãos, libertados pelos árabes, voltaram para Constantinopla, enquanto no sentido inverso uma dezena de obras raríssimas, florão das bibliotecas bizantinas, chegava a Bagdá, recebidas com exaltação na Casa da Sabedoria. (GUEDJ, Denis. O Teorema do Papagaio. SP: Cia. Das Letras. 2001, p. 212.)
Tomando por base a comparação das ações do Califa com as características culturais e religiosas na Europa Medieval, julgue as afirmativas.
I. Da mesma forma que o califa, durante o medievo europeu houve um grande esforço por parte do catolicismo para a preservação da cultura antiga, principalmente a grega. II. O racionalismo, herança da cultura grega, foi responsável, tanto no Oriente como no Ocidente, pela separação entre religião e poder político, promovendo o início da laicização do Estado, concretizada apenas com a Revolução Francesa. III. Ao contrário dos esforços do califa para preservá-la, no Ocidente Medieval, boa parte da produção cultural antiga foi destruída por contrariar os preceitos religiosos vigentes à época.
Está (ão) correta (s):
Leia as informações abaixo para responder a questão:
Jamais a face do globo e a vida humana foram tão dramaticamente transformadas quanto na era que começou sob as nuvens em cogumelo de Hiroxima e Nagazaki. Mas como sempre a história tomou apenas consciência marginal das intenções humanas, mesmo as dos formuladores de decisões nacionais. A verdadeira transformação social não foi pretendida nem planejada. E, de qualquer modo, a primeira contingência que se teve que enfrentar foi o imediato colapso da grande aliança antifascista. Assim que não mais houve um fascismo para uni-los contra si, capitalismo e comunismo mais uma vez se prepararam para enfrentar um ao outro como inimigos mortais.
(HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos. SP: Companhia das Letras, 1995, p. 177.)
A leitura das informações e do contexto por elas retratado nos permite
inferir que: