Questões de Vestibular Esamc 2014 para Vestibular

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2014 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2014 - Esamc - Vestibular |
Q1352459 Geografia
Um avião partiu de São Paulo às 12 horas do dia 09 de abril, rumo à cidade de Roma, na Itália. Considerando a diferença de 4 fusos horários entre as cidades e a duração de 7 horas de viagem, o voo chegou a Roma às:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2014 - Esamc - Vestibular |
Q1352460 Geografia
Analise as informações abaixo:
Imagem associada para resolução da questão

As placas tectônicas “flutuam” sobre o magma; adquirindo, portanto, dinamismo. Dentre os possíveis movimentos tectônicos, estão o convergente, o divergente e o tangencial (conhecido também como “transformante”). Estes deslocamentos provocam inúmeras consequências para a Terra, como formação de vulcões, ocorrência de terremotos e alterações no relevo.

A partir da análise das informações acima, assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de movimento realizado e a denominação das placas envolvidas e da cordilheira resultante, especificamente, no continente Americano.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2014 - Esamc - Vestibular |
Q1352462 Geografia
Analise os itens sobre as bacias hidrográficas brasileiras:

I. É na Bacia do Rio São Francisco que estão localizadas: a hidrelétrica de Tucuruí e a obra de transposição que, quando concluída, levará água ao nordeste setentrional. II. A Bacia do Paraná apresenta o maior potencial hidráulico instalado, além de conter, em parte de sua extensão, a hidrovia Tietê-Paraná. III. No rio Xingu, pertencente a Bacia do Tocantins – Araguaia, está em construção a Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Está (ão) correto (s):
Alternativas
Ano: 2014 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2014 - Esamc - Vestibular |
Q1352463 Geografia
Em menos de 40 anos, entre as décadas de 1940 e 1980, a população brasileira passou de predominantemente rural para majoritariamente urbana. Impulsionado pela migração de um vasto contingente de pobres, esse movimento socioterritorial, um dos mais rápidos e intensos de que se tem notícia, ocorreu sob a égide de um modelo de desenvolvimento urbano que privou as faixas de menor renda de condições básicas de urbanidade e inserção efetiva à cidade. Além de excludente, tal modelo mostrou-se também altamente concentrador: 60% da população urbana vivem hoje em em 224 municípios com mais de 100 mil habitantes, dos quais 94 pertencem a aglomerados urbanos e regiões metropolitanas com mais de 1 milhão de habitantes.
(ROLNIK, Raquel. Disponível em: A lógica da desordem. http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=220. Acesso em: 31 ago. 2014, às 17h00.)

Em relação aos problemas e características da urbanização brasileira, julgue as afirmativas abaixo:
I. A urbanização é acelerada e caótica, assim como em outros países emergentes, que apresentam elevado crescimento urbano desde 1920. II. Há no Brasil quatro metrópoles globais (de acordo com a hierarquia urbana). São elas: Brasília, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo. III. Há no país grande ocorrência de favelas, as quais passam por intenso processo de verticalização, ocasionado pela falta de espaço combinada ao aumento populacional.

Está (ão) correta (s):
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: A
4: C