O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Acaba em 3 dias

Planos até 50% OFF. Estude com a plataforma que mais aprova no Brasil. 😊

SAIBA MAIS

Questões COPESE - UFT - 2019 - UFT - Vestibular - Primeiro Semestre - Ciências Humanas e Ciências da Natureza

Foram encontradas 44 questões

Q1399683 História

A imagem mostra um trecho do Códice Mendonza, produzido em 1540, por escribas mexicas, de acordo com a técnica de escrita pictográfica tradicional. Ele ajuda a conhecer a cultura escrita asteca e os códices mexicanos do período pré-colonial.
Os códices astecas abarcavam:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1399684 História


A gravura mostra Jinga, Ngola do Ndongo. Sua história exemplifica o papel político que as mulheres desempenhavam nas sociedades africanas pré-coloniais.
No Reino do Ndongo, localizado em parte do que hoje é a atual Angola, as mulheres sempre tiveram protagonismo político, sendo Jinga:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1399685 História
O contexto colonial do século XVIII, em muito era marcado pelo poder dos homens potentados. A historiografia do período assim caracteriza esses homens: ricos e poderosos; protegidos por uma vasta cadeia de clientela; impunham o poder pela força; atraíam para seus domínios todos os tipos de fugitivos e criminosos; desqualificavam seus adversários com trocadilhos cômicos e ofensas em público.
Os confrontos entre os potentados criavam constantes situações de violência, como a verificada entre Manuel Nunes Viana e Jerônimo Pedroso, em razão do sumiço de uma espingarda, fato que se tornou uma das motivações para o desencadeamento da
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1399686 História
A Ação Integralista Brasileira, fundada em 1932, agrupava movimentos e partidos de orientação fascista, nos moldes europeus. Entre eles figuravam a Legião Cearense do Trabalho, a Ação Social Brasileira, o Partido Nacional Sindicalista e a Ação Imperial Patrianovista.
É CORRETO afirmar que são características do integralismo:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1399687 História
Garantidos pela lei Aqueles malvados estão Nós temos as leis de Deus Eles têm a lei do Cão! Bem desgraçados são eles Pra fazerem a eleição Abatendo a lei de Deus Implantando a lei do Cão! Casamento vão fazendo Para o povo iludir Vão casar o povo todo No casamento civil! D. Sebastião já chegou E traz muito regimento Acabando com o civil E fazendo o casamento! O Anticristo nasceu Para o Brasil governar Mas aí está o Conselheiro Para dele nos livrar! Visita vem nos fazer Nosso rei D. Sebastião Coitado daquele pobre Que viver na lei do Cão!
Esses versos foram coletados por Euclides da Cunha em Canudos e publicados em Os sertões, de 1902. Eles mostram parte das ideias que aglutinaram as pessoas em torno de Antônio Conselheiro, como:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: D
5: A