Questões de Vestibular UFSC 2010 para Vestibular, Prova 1
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Considerando o texto 4 e o romance O guarda-roupa alemão, é CORRETO afirmar que:
no trecho apresentado há uma antítese: de um lado, o imenso desafio de fazer com que os
alemães aprendessem português; de outro, a diminuta força para vencer tal desafio,
representada pela ação pedagógica da professora.
O texto como aparece acima (todo em maiúsculas e sem sinais de pontuação), apresentado a diferentes leitores, teve as seguintes interpretações:
I) Um dia o interlocutor (a quem o texto é dirigido) estará morto e enterrado, e de nada valerá seu orgulho, que será coberto pela terra.
II) O orgulho do interlocutor é tão grande que cobre o planeta Terra.
Considerando essas duas possibilidades de interpretação, é CORRETO afirmar que:
a interpretação I implica uma metonímia: a terra cobrir o orgulho significa cobrir a pessoa
orgulhosa.
O texto como aparece acima (todo em maiúsculas e sem sinais de pontuação), apresentado a diferentes leitores, teve as seguintes interpretações:
I) Um dia o interlocutor (a quem o texto é dirigido) estará morto e enterrado, e de nada valerá seu orgulho, que será coberto pela terra.
II) O orgulho do interlocutor é tão grande que cobre o planeta Terra.
Considerando essas duas possibilidades de interpretação, é CORRETO afirmar que:
O trecho acima foi retirado do conto “As margens da alegria”. Com base na leitura do texto 7 e do livro Primeiras estórias, assim como em dados a respeito do estilo individual do autor e da época em que a obra foi produzida, assinale a proposição CORRETA.
No período “Talvez não devesse, não fosse direito ter por causa dele aquele doer, que põe e
punge, de dó, desgosto e desengano” (linhas 2-3), ocorre aliteração, recurso estilístico
fartamente empregado por Guimarães Rosa na obra e que ajuda a conferir ritmo ao texto.
Com base na leitura dos textos 8 e 9, do poema Morte e vida severina e da peça O pagador de promessas, e considerando o contexto do Modernismo brasileiro, assinale a proposição CORRETA.
Apesar de um dos princípios norteadores da poética de João Cabral de Melo Neto ser a busca
de uma linguagem seca, destituída de figuras, ocorrem no poema Morte e vida severina
algumas figuras de linguagem, como a ironia, perceptível nos versos 13 a 24 do texto 8.