Questões de Vestibular UFAM 2017 para Vestibular

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2017 Banca: COMVEST UFAM Órgão: UFAM Prova: COMVEST UFAM - 2017 - UFAM - Vestibular |
Q1265358 Química
Há um século, o mundo vivia seu primeiro conflito bélico mundial, denominado de Grande Guerra, posteriormente denominado de Primeira Guerra Mundial, que perdurou de 1914 a 1918. Esse conflito ocorreu principalmente no continente europeu e foi caracterizado como uma guerra de trincheiras, tendo sido marcado pelo uso das primeiras armas químicas. O mundo conheceu mais um instrumento mortífero, o qual provocou pânico dentro e fora dos campos de batalha e a morte de milhares de pessoas. As primeiras armas químicas empregadas foram os gases cloro (Cl2) e mostarda (ClCH2CH2SCH2CH2Cl). Seus efeitos foram tão assustadores que, em 1925, foi firmado pela maioria dos países um compromisso de não mais usá-las. No entanto, nos dias atuais, o mundo assiste a um conflito bélico na Síria, em que regime de Damasco foi acusado pela ONU de usar armas químicas, causando a morte de milhares de pessoas. A arma química empregada nesse conflito é o gás sarin [2-(fluoro-metil-fosforil) oxipropano ou metilfosfonofluoridrato de O-isopropila], tendo as Nações Unidas classificado esse organofosforado como uma arma de destruição em massa. Fonte-https://www.terra.com.br/noticias/educacao/historia/primeiraguerra-mundial-o-uso-de-gas-como-arma-quimica-embatalhas,adb9c02cf0d21410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html http://internacional.estadao.com.br/blogs/radar-global/cronologiauso-de-armas-quimicas-na-guerra-na-siria/  
Imagem associada para resolução da questão

A respeito dos compostos orgânicos em destaque e suas propriedades, analise as proposições a seguir:
I. O momento de dipolo da molécula do gás mostarda é diferente de zero, pois apresenta ligações polares. II. A partir da estrutura molecular do sarin, pode-se inferir quiralidade, pois o átomo de fósforo apresenta quatro ligantes distintos, configurando um centro quiral. III. O gás mostarda apresenta um odor semelhante ao do alho, ou mesmo ao de uma mercaptana introduzida como sinalizador de presença em GLP (Gás Liquefeito do Petróleo), devido à presença do átomo de cloro. IV. O gás sarin é solúvel apenas em solventes orgânicos polares (acetona e etanol), portanto totalmente insolúvel em água. V. O gás sarin pode ser facilmente neutralizado empregando hidróxidos ou carbonatos, pois o fósforo é um sítio reativo. 
Assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Ano: 2017 Banca: COMVEST UFAM Órgão: UFAM Prova: COMVEST UFAM - 2017 - UFAM - Vestibular |
Q1265361 Química
A Amazônia consiste em um dos principais biomas do mundo, devido não somente a sua vastidão territorial, mas também à riqueza de sua fauna e flora. A partir de sua flora, diversas plantas amazônicas são empregadas na forma medicinal, como a Erythroxylum coca, nativa do Peru e da Bolívia. Esse arbusto era considerado sagrado pelos Incas, devido ao seu potencial analgésico e nutritivo. A principal substância extraída das folhas desse vegetal é a cocaína, uma substância pertencente à classe dos alcaloides. Contudo, atualmente, essa espécie é amplamente cultivada para a extração desse alcaloide, o qual é consumido como entorpecente (droga ilícita). A estrutura química da cocaína possui um sítio alcalino, permitindo a existência de sua forma salina, o cloridrato de cocaína. Esse sal orgânico é misturado a bicarbonato de sódio, originando o crack. Essa droga também tem provocado severos danos à sociedade contemporânea. Recentemente, a cracolância, região da capital paulista ocupada por usuários de crack, tomou as manchetes dos principais jornais do Brasil. Fonte-http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/producaofolha-coca.htm
Imagem associada para resolução da questão

Considerando a estrutura química da cocaína e suas propriedades, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Ano: 2017 Banca: COMVEST UFAM Órgão: UFAM Prova: COMVEST UFAM - 2017 - UFAM - Vestibular |
Q1265362 Química
Em meados do século XIX, o cientista francês Louis Pasteur analisou cristais obtidos no fundo de barris de vinho, os quais ele designou como uma forma de ácido tartárico, ácido paratartárico ou ácido racêmico. Esse brilhante cientista, munido de apenas uma pinça, um simples “microscópio”, um pequeno espelho e muita curiosidade, conseguiu separar os cristais em dois tipos. Ele constatou que um tipo de cristal era a imagem especular do outro. As propriedades químicas e físicas de ambos os cristais foram comparadas. Então, ele preparou uma solução de cada cristal e as analisou sob o efeito da luz plano-polarizada. Uma das soluções desviou a luz para a direita (dextrorotatório) e a outra para a esquerda (levorotatório). Pasteur sabia que esses cristais eram diferentes no arranjo espacial de seus átomos. Porém, somente em meados do século XX, e após o surgimento da cristalografia de Raio X, foi possível comprovar a estrutura tridimensional de ambos os ácidos.
Imagem associada para resolução da questão
Considerando os dois ácidos carboxílicos em destaque e suas propriedades, analise as proposições a seguir:
I. Os dois ácidos carboxílicos não possuem as mesmas propriedades químicas. II. O ácido dextrorotatório é a imagem especular do ácido levorotatório. III. O número máximo de isômeros possíveis para o ácido tartárico é quatro. IV. Um dos isômeros do ácido tartárico é um composto meso. V. O nome sistemático do ácido tartárico dextrorrotatório é ácido 2,3-dihidroxibutanodióico.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D