Questões de Vestibular URCA 2019 para Vestibular - Prova Física, Matemática, Química e Biologia

Foram encontradas 15 questões

Q1313824 Química
No Nordeste do Brasil um dos mais conhecidos destinos religiosos é o município de Juazeiro do Norte, localizado no extremo sul do estado do Ceará, a 493 Km de Fortaleza. Ali o Padre Cicero Romão Batista, transformou Juazeiro do Norte no mais importante centro de peregrinações do nordeste. Na semana dedicada a ela há extensa programação: palestras, bolo de aniversário, corrida comemorativa, muita música, fogos de artifícios e procissão. (adaptado da obra:TORRES, Marilu. Brasil: terra de todos os santos. Panda Books, 2014 ) Os fogos de artifícios têm uma participação importante nas procissões, eles utilizam sais de diferentes metais adicionados à pólvora e, quando explodem, produzem cores variadas. As diversas cores são produzidas quando os elétrons dos íons metálicos retornam para níveis de menor energia, emitindo radiações coloridas. Esse fenômeno pode ser explicado pela Teoria Atômica proposta por:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1313825 Química
O chá de Camomila pode ser preparado somente com esta planta medicinal ou numa combinação de plantas, como erva-doce e hortelã. O nome cientifico da camomila é Matricaria recutita, também conhecida vulgarmente como Margaça, Camomila-vulgar, Camomila-comum, Macela-nobre, Macelagalega ou simplesmente camomila. Ajudar na má digestão, acalmar e reduzir a ansiedade são alguns dos benefícios do chá de Camomila, que pode ser preparado usando as flores secas da planta ou os sachês que se compra no supermercado. Quando se prepara chá, despeja-se água fervendo na xícara e acrescenta-se um saquinho que contém a erva. Deixa-se em infusão por cinco minutos, retira-se o saquinho e adoça-se com açúcar a gosto. Os processos de infusão e adição de açúcar sólido, são chamados, respectivamente de:
Disponível em:<https://www.portaltvcariri.com.br/veja-os-beneficios-do-cha-de-camomila/> , acesso 25/11/2018 (adaptado)
Alternativas
Q1313826 Química
Nascentes da Chapada do Araripe As nascentes de água existentes na região da Chapada do Araripe revelam grande importância para o abastecimento público da população do Cariri e foram fundamentais na época de ocupação deste território. As nascentes de água desta região surgem, precisamente, no contato de dois tipos de arenitos, os arenitos permeáveis da Formação Exu, do topo da chapada, e os arenitos impermeáveis da Formação Arajara. na altitude média de 730m. Ao todo, são conhecidas 348 fontes naturais de água que nascem no sopé da serra do Araripe, sendo 297 do lado cearense. Está grande concentração de nascentes na parte cearense da chapada é explicada pelas camadas de rochas que a compõem e que possuem uma inclinação de cerca de 6 graus em direção ao Estado do Ceará (Norte). Esta situação permite que a água da chuva que precipita sobre a Chapada se infiltre nas rochas e retorne à superfície em nascentes naturais.
A água é um poderoso solvente, capaz de dissolver um grande número de substâncias e que possui diversas propriedades. Isso é possível devido à sua geometria molecular, polaridade e força intermolecular. Essas características atribuídas à água são:

Disponível em: <http://geoparkararipe.org.br/nascentes-da-chapada-do-araripe>. Acesso em 25/11/2018. (adaptado)
Alternativas
Q1313827 Química
A compreensão dos avanços tecnológicos em Química requer o domínio sobre a natureza eletrônica dos elementos. Nesse contexto, a Tabela Periódica permite racionalizar as informações, fazer previsões de propriedades fundamentais e possíveis combinações de espécies químicas que resultam na formação de novos compostos (fármacos, cosméticos, combustíveis etc.)
A partir da análise da Tabela Periódica, pode-se afirmar:
I. O raio atômico do sódio é menor que o do estrôncio.
II. A formação do íon Li+ requer mais energia que a do Na+, a partir de seus respectivos átomos neutros.
III. O potássio e o cloro originam íons de cargas idênticas.
IV. A espécie iônica mais estável para o magnésio é o íon Mg3+.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Alternativas
Q1313828 Química
Zinco - Esse mineral atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Uma deficiência de zinco resulta em diversas doenças imunológicas; a deficiência grave causa linfopenia (grande diminuição do número de linfócitos). Fontes alimentares importantes de zinco são as carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves e leite. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes.
Selênio - Assim como a vitamina E, esse mineral possui grande capacidade antioxidante, ou seja, neutraliza a ação dos radicais livres (formados devido à ação dos raios solares, poluição, fumaça de cigarro, entre outros) no nosso corpo, retardando o processo de envelhecimento e evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer. Castanha do Pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves são os alimentos mais ricos em selênio.
Disponível em:<http://www.vyaestelarnoticias.com.br/post/4688/alim> . Acesso em: 20 nov. 2018.
Comparando-se esses dois elementos, verificamos que o selênio, ao combinar, tende a adquirir carga negativa, enquanto o zinco tende a adquirir carga positiva.
Qual a fórmula do composto formado entre zinco e selênio.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: D
5: C