Questões de Vestibular FMP 2014 para Vestibular, PROCESSO SELETIVO 2014/2

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Ano: 2014 Banca: CESGRANRIO Órgão: FMP Prova: CESGRANRIO - 2014 - FMP - Vestibular - PROCESSO SELETIVO 2014/2 |
Q1368427 Literatura
Leia o seguinte fragmento extraído do romance As parceiras, de Lya Luft.

Minha avó ficou meio esquecida com as empregadas e uma governanta. Quando o marido irrompia naquela falsa tranquilidade, não deixava de procurar a mulher. Dava um jeito de abrirem o sótão, e entre gritos e escândalo emprenhava Catarina outra vez.
(LUFT, Lya. As parceiras. 26.ed. Rio de Janeiro: Record, 2013.)

Considere as seguintes afirmações sobre o romance As parceiras.

I. Entre abortos – todos de meninas – Catarina teve, a princípio, três filhas: Beatriz, Dora e Norma. Depois viria Sibila, concebida e parida no sótão – uma menina anã e com problemas mentais.
II. No sótão, Catarina se devolveu à menina interrompida. Mandou forrar o lugar de branco, como um quarto de bonecas, e, como nas brincadeiras infantis, “brincava” inventando vozes.
III. Quando casou, Catarina Von Sassen já era uma moça experiente e ávida por experiências ousadas.

Está(ão) correta(s):

Alternativas
Ano: 2014 Banca: CESGRANRIO Órgão: FMP Prova: CESGRANRIO - 2014 - FMP - Vestibular - PROCESSO SELETIVO 2014/2 |
Q1368428 Literatura
Leia o seguinte texto.

Precursor do conto fantástico no Brasil

Na literatura brasileira, Rubião é visto como iniciador ou precursor do conto fantástico. Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Lobato e outros teriam feito incursões rápidas no terreno do fantástico, mas a penetração sistemática nessa esfera vem do contista mineiro. Em uma crítica ao seu primeiro livro, Álvaro Lins aponta a proximidade com Kafka, mas Murilo Rubião diz que foi lê-lo apenas depois. Em todo caso, a escolha narrativa mostra parentesco entre os dois escritores e faz de Rubião um caso singular na literatura brasileira.
(SANSEVERINO, Antônio. In. Leituras Obrigatórias 2014 – UFRGS/organizado por Sergius Gonzaga. Porto Alegre: Leitura XXI, 2013. p. 104)

Com base no texto de Antônio Sanseverino, considere as seguintes afirmações sobre a obra de Murilo Rubião.
I. Nos contos de Murilo Rubião, o fantástico, como categoria estética, insere-se numa forma de relato que introduz um dado espantoso (sobrenatural ou não) que escapa à explicação rotineira e põe em xeque a vida cotidiana, normal.
II. No conto O pirotécnico Zacarias a influência de Machado de Assis se evidencia com força. A abertura lembra Memórias póstumas de Brás Cubas. Nela o narrador discute sua condição de morto e a relação com os outros, os vivos.
III. Em O convidado, a atmosfera kafkiana se dissolve a partir do momento em que José Alferes descobre que está sendo vítima de um golpe. A partir desse momento, o conto adquire uma dimensão realística.

Está(ão) correta(s):
Alternativas
Respostas
1: B
2: D