Questões de Vestibular CÁSPER LÍBERO 2019 para Vestibular

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2019 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2019 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1380974 Conhecimentos Gerais
Imagem associada para resolução da questão

Cartaz da exposição para a conscientização contra o assédio sexual na Índia. Crédito: Jasmeen Patheja/Commons.


A artista e ativista Jasmeen Patheja coleta desde os anos 2000 roupas de adolescentes e adultas vítimas de violência sexual na Índia. Expõe então coleções dessas roupas em locais de grande visibilidade nas principais cidades indianas, como Bangalore e Mumbai. Há uma expressão corrente na cultura indiana para a violência sexual: “Eve Teasing”, ou, em português, “Provocação de Eva”. Trata-se de um eufemismo que, de certo modo, responsabiliza a mulher pela violência que sofre, como se esta “provocasse” o agressor. Contra o uso dessa expressão, Patheja iniciou uma campanha intitulada “I Never Ask for It” (“Eu nunca pedi por isso”, em português). Um cartaz dessa campanha ilustra este texto. Sabe-se que a violência sexual na Índia está fortemente associada a classifi cações sociais que inferiorizam certos grupos, nos quais as mulheres têm uma situação ainda mais vulnerável. Dentre essas classificações, específicas à Índia e sua região, está:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: CÁSPER LÍBERO Órgão: CÁSPER LÍBERO Prova: CÁSPER LÍBERO - 2019 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1380976 Conhecimentos Gerais

Imagem associada para resolução da questão

Detalhe da obra A Noite Estrelada, de Vincent van Gogh, a partir de uma versão em gigapixel produzida pelo projeto Google Arts & Culture, da gigante da internet Google.


O ato de apreciar uma obra de arte está sendo modificado à medida que desenvolvemos novas tecnologias, especialmente as de mídia. A realidade aumentada e a impressão 3D nos permitem transformar produções bidimensionais em objetos tangíveis e com relevo. A fotografia em altíssima resolução, chamada técnica de gigapixelização, permite-nos ver detalhes outrora não perceptíveis a olho nu. Com a realidade virtual, podemos passear em museus e outros locais que provavelmente jamais conheceremos ou que não existem mais. A esses desenvolvimentos, somam-se a web semântica, a robotização e a inteligência artificial, que modificam a relação social com a arte. Sobre a relação entre tecnologia e arte na contemporaneidade, é correto afirmar que:

Alternativas
Respostas
1: C
2: E