Questões de Vestibular CÁSPER LÍBERO 2013 para Vestibular
Foram encontradas 15 questões
Ano: 2013
Banca:
CÁSPER LÍBERO
Órgão:
CÁSPER LÍBERO
Prova:
CÁSPER LÍBERO - 2013 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1383503
Português
A Política da Boa Vizinhança foi uma estratégia norte-americana desenvolvida
entre as duas grandes guerras mundiais. Essa política tinha por objetivo ampliar
a influência dos EUA na América Latina, por meio de estratégias de imperialismo
cultural. Considerando esse contexto e a análise da charge concluiu-se que
Fonte: http://www.cartoonmovement.com/ cartoon/351?fq=theme.culture_n_identity Acessado em 14-09-2013
Fonte: http://www.cartoonmovement.com/ cartoon/351?fq=theme.culture_n_identity Acessado em 14-09-2013
Ano: 2013
Banca:
CÁSPER LÍBERO
Órgão:
CÁSPER LÍBERO
Prova:
CÁSPER LÍBERO - 2013 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1383504
Português
“É claro que a juventude de classe
média brasileira não acordou sozinha. E
não acordou de repente. A internet tornou o despertar mais rápido, sem dúvida.
Mas existe uma esquerda resistente, que está representada nos pequenos partidos,
que empunha a bandeira da ética e da transparência e que há muito tempo vem
conquistando a juventude, usando a mesma linguagem e os mesmos meios que ela:
a internet. Dar asas à sociedade civil para que ela assuma seu papel transformador,
a partir do ressurgimento do sentimento de brasilidade, da certeza de que os
verdadeiros donos do país somos nós. Utópico, porém alcançável, principalmente
em tempos de internet.” FONTE: Observatório da Imprensa. RIBEIRO, Mehane Albuquerque. Publicado em 25-06-2013. Adaptado. http://
www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed752_sobre_os_recentes_movimentos_sociais_urbanos_no_
brasil Acessado em 16-09-2013
A respeito do texto é possível afirmar que:
A respeito do texto é possível afirmar que:
Ano: 2013
Banca:
CÁSPER LÍBERO
Órgão:
CÁSPER LÍBERO
Prova:
CÁSPER LÍBERO - 2013 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1383505
Português
“A batalha das autoridades paulistanas contra a poluição visual está entrelaçada
a um conflito social profundo cuja forma de expressão não é vista em outras
cidades – a pichação. O jornal americano, ‘New York Times’ diz que, mesmo
com o reconhecimento do grafite paulistano em galerias internacionais, a
pichação permanece como uma expressão marginal, com sua grafia muitas
vezes incompreensível para quem não é do meio. Os integrantes das gangues de
pichadores inclusive não se consideram grafiteiros, e veem o grafite como uma arte
frequentemente cooptada comercialmente”, afirma o texto.
Fonte: Folha de SP, publicado em29-01-2012. Adaptado. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1041022-sp-viveconflito-entre-cidade-limpa-e-pichacao-protesto-diz-nyt.shtml Acessado em 15-09-2013
O conflito explicitado pela matéria jornalística pode ser assim compreendido:
O conflito explicitado pela matéria jornalística pode ser assim compreendido:
Ano: 2013
Banca:
CÁSPER LÍBERO
Órgão:
CÁSPER LÍBERO
Prova:
CÁSPER LÍBERO - 2013 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1383506
Português
De um lado, ocorre que, hoje, cada vez mais intensamente, cresce o número de
pessoas que, embora procurando trabalhar, não conseguem colocação e não contam
com qualquer outra forma de sobrevivência. Assim, ainda que, objetivamente, haja
condições para que disponham de mais tempo livre e possam preenchê-lo de forma
mais independente, aumenta o número daqueles que, ao invés de tempo livre,
vivem um tempo sem ocupação, sentem-se pressionados pela condição de nãotrabalho e, portanto, impedidos de crescerem enquanto indivíduos.”
Fonte: Oliva-Augusto, Maria Helena. Tempo, indivíduo e vida social. Cienc. Cult. Out/dez 2002, vol 54, nº2, p.30-33.
As ideias do texto se mostram coerentes com a
As ideias do texto se mostram coerentes com a
Ano: 2013
Banca:
CÁSPER LÍBERO
Órgão:
CÁSPER LÍBERO
Prova:
CÁSPER LÍBERO - 2013 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1383507
Português
Mia Couto, escritor moçambicano, em entrevista ao Jornal Folha de SPaulo declarou:
“O Brasil tem uma ideia muito mistificada da África. A gente imagina que, por ser
negro, um brasileiro teria mais intimidade com a África, mas isso é uma bobagem.
Essa visão reducionista e simplificada também é uma coisa que os próprios africanos
adotaram. Muitos deles traduziram uma África que os próprios europeus criaram.
Não houve a África do bom selvagem, em que todos viviam em harmonia até
a chegada dos colonizadores. Houve uma mão de dentro até na escravatura,
cumplicidades entre africanos e europeus”.
Fonte: Folha Ilustrada. Publicado em 27-08-2013. Acessado em 21-09-2013
Segundo as ideias de Mia Couto,
Segundo as ideias de Mia Couto,