Questões de Vestibular FEEVALE 2018 para Vestibular de Verão - Prova Objetiva

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2018 Banca: ASPEUR Órgão: FEEVALE Prova: ASPEUR - 2018 - FEEVALE - Vestibular de Verão - Prova Objetiva |
Q1333939 História
Assinale a alternativa que apresenta o modelo político que se organizou com a concentração de poderes nas mãos dos reis, decorrente da consolidação do Estado Moderno. Uma de suas características é o poder ilimitado nas mãos do governante que, na visão de alguns teóricos, seria sagrado. 
Alternativas
Ano: 2018 Banca: ASPEUR Órgão: FEEVALE Prova: ASPEUR - 2018 - FEEVALE - Vestibular de Verão - Prova Objetiva |
Q1333940 História

“A partir do século XVI, a empresa colonial giraria em torno da cana: a formação de vilas e cidades, a defesa de territórios, a divisão de propriedades, as relações com os diferentes grupos sociais e até a escolha da capital. [...] No entanto, a despeito das tentativas da metrópole de controlar a colônia, a descentralização era evidente. O centro da vida, o local de mando e de hierarquia permanecia retido, real e simbolicamente, em torno da casa-grande e do engenho.”


(SCHWARCZ, Lília; STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015)



Sobre o Brasil no período colonial, assinale verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações que seguem.


( ) O Brasil já teve várias capitais, sendo a primeira, Salvador, na Bahia. Sua escolha se deveu ao fato de ser o Nordeste a principal região açucareira à época.

( ) Os engenhos eram as regiões para onde iam aqueles que fugiam da situação de escravização, organizando espaços de resistência.

( ) O modelo da chamada “civilização do açúcar” era baseado na monocultura, no latifúndio e na escravização.


Marque a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo

Alternativas
Ano: 2018 Banca: ASPEUR Órgão: FEEVALE Prova: ASPEUR - 2018 - FEEVALE - Vestibular de Verão - Prova Objetiva |
Q1333943 História

As imagens são representativas do que o Brasil vivia na década de 1980: abertura política, manifestações e luta pelo retorno dos direitos políticos. Movimentos como “Diretas Já!” e a intensa participação da sociedade nas discussões durante a Assembleia Constituinte, instalada em 1987, são os momentos aqui destacados.


Sobre o período apresentado e a Constituição de 1988, que completou 30 anos, fazem-se as seguintes afirmações.


I- O Movimento “Diretas Já!” lutava pela eleição direta para a Presidência da República, que não ocorria desde 1960. Sua reivindicação foi derrotada em 1984 ao não se conseguir aprovar a Emenda Constitucional Dante de Oliveira. Apenas em 1988, com a promulgação da nova Constituição, tivemos a garantia de eleições diretas em todos os níveis.

II- A Constituição de 1988 ficou conhecida como “Cidadã”, por seu caráter democrático e de cuidados com a garantia de direitos, além da intensa mobilização gerada na sociedade durante as discussões.

III- Emendas Constitucionais foram aprovadas ao longo desses 30 anos de Constituição Cidadã, alterando o texto original. Uma dessas alterações diz respeito à possibilidade de uma reeleição para os cargos executivos, como o de Presidente da República, que antes não era permitida.


Marque a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E