O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A gente tem tudo o que você precisa. Planos a partir de R$22/mês. Aproveite! 🚀

Questões de Vestibular de Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas

Foram encontradas 130 questões

Ano: 2020 Banca: IMT - SP Órgão: IMT - SP Prova: IMT - SP - 2020 - IMT - SP - 1ª Aplicação - 20/11/2020 |
Q1692630 Química
A produção de ácido sulfúrico é indicador relevante da força industrial de um país, estando o Brasil entre os seus principais produtores. A produção ocorre a 450 oC e 2 atm, na presença de pentóxido de vanádio (V2O5), um sólido que catalisa a etapa de formação de trióxido de enxofre, de acordo com as etapas a seguir:

Considere as afirmações: I. O pentóxido de vanádio é um catalisador heterogêneo no meio reacional. II. Os altos valores de temperatura e pressão levam ao aumento das colisões efetivas, o que diminui a energia de ativação. III. A formação de dióxido de enxofre consiste em uma reação de oxirredução, em que o oxigênio sofre oxidação, e o enxofre, redução.
Está correto o que se afirma em
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1672549 Química

    Por que o biogás é uma opção de energia renovável?

    

O biogás é um biocombustível gasoso produzido a partir da decomposição da matéria orgânica por bactérias fermentadoras, em um processo chamado biodegradação anaeróbia, isto é, o processo ocorre na ausência de oxigênio. Nesse processo, produz-se um gás rico em metano (de 40% a 80% de sua composição, sendo o resto dióxido de carbono e pequenas quantidades de hidrogênio, nitrogênio, amônia, ácido sulfídrico, entre outros). Para gerar energia elétrica usando biogás, utiliza-se a conversão da energia química do gás em energia mecânica, por meio de um processo controlado de combustão, que ativa um gerador. O biogás também pode ser purificado para a geração de biometano, que é equivalente ao gás natural veicular.



A tabela a seguir compara as composições químicas médias dos principais componentes do biogás e do biometano.


  Gás                 Principais componentes (% em volume)

Biogás             60% metano; 40% dióxido de carbono

Biometano       95% metano; 5% dióxido de carbono 

Para a obtenção de biometano a partir do biogás, este deve passar por purificação, de modo a aumentar o teor de metano pela diminuição do teor de dióxido de carbono. Um procedimento que pode ser empregado com essa finalidade é fazer o biogás
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2020 Banca: UniREDENTOR Órgão: UniREDENTOR Prova: UniREDENTOR - 2020 - UniREDENTOR - Vestibular - Medicina - Vagas Remanescentes |
Q1406156 Química
As propriedades periódicas correspondem àquelas que se repetem periodicamente na Tabela Periódica, ou seja, tem valores semelhantes em intervalos regulares, à medida que o número atômico aumenta. Um exemplo de propriedade periódica é a eletronegatividade, que é relacionada à força de atração exercida sobre elétrons de uma ligação. Dentre os elementos abaixo, assinale a alternativa com aquele que possui menor eletronegatividade:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular - EAD - Prova 02 |
Q1404107 Química
Nos garimpos, o mercúrio (Hg) é usado para separar ouro das impurezas. Quando entra em contato com a água dos rios, o mercúrio causa uma séria contaminação: é absorvido pelos microorganismos, que são ingeridos pelos peixes pequenos, e estes são devorados pelos peixes grandes utilizados na alimentação humana. Com o auxílio da tabela periódica, podemos prever que um elemento com comportamento semelhante ao do mercúrio é:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular - Química |
Q1402226 Química
Os calcogênios são todos os elementos químicos localizados na família ou grupo 16, conhecida antigamente como família VIA, que recebem esse nome por causa da origem grega Khaltos que significa cobre com a junção do termo genos, que quer dizer “origem nobre”. De uma forma geral, os calcogênios apresentam como principal característica o fato de os elementos naturais, com exceção do livermório, que é artificial, dessa família formarem compostos químicos com o elemento cobre (Cu). A denominação de calcogênios (geradores de cobre) é atribuída aos gregos, devido à obtenção de o cobre ser feita a partir de minérios, como Cu2O e Cu2S.
Em relação ao grupo dos calcogênios, pode-se afirmar:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: C
5: E