O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A gente tem tudo o que você precisa. Planos a partir de R$22/mês. Aproveite! 🚀

Questões de Vestibular de Química - Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

Foram encontradas 356 questões

Ano: 2020 Banca: SELECON Órgão: CEDERJ Prova: SELECON - 2020 - CEDERJ - Vestibular - Opção Inglês |
Q1705845 Química
Um efluente aquoso apresenta pH ácido devido à presença de ácido nítrico. Visando neutralizar este ácido, foi adicionado hidróxido de cálcio ao efluente. Admitindo-se que ocorreu uma reação de neutralização total, a fórmula química do sal formado nesse processo corresponde a:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2020 Banca: IMT - SP Órgão: IMT - SP Prova: IMT - SP - 2020 - IMT - SP - 1ª Aplicação - 20/11/2020 |
Q1692630 Química
A produção de ácido sulfúrico é indicador relevante da força industrial de um país, estando o Brasil entre os seus principais produtores. A produção ocorre a 450 oC e 2 atm, na presença de pentóxido de vanádio (V2O5), um sólido que catalisa a etapa de formação de trióxido de enxofre, de acordo com as etapas a seguir:

Considere as afirmações: I. O pentóxido de vanádio é um catalisador heterogêneo no meio reacional. II. Os altos valores de temperatura e pressão levam ao aumento das colisões efetivas, o que diminui a energia de ativação. III. A formação de dióxido de enxofre consiste em uma reação de oxirredução, em que o oxigênio sofre oxidação, e o enxofre, redução.
Está correto o que se afirma em
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2021 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2021 - USP - Vestibular |
Q1687824 Química


Um experimento expôs uma barra de titânio (Ti) pura e ligas desse material com 0,01% de diferentes metais nobres a soluções de ácido sulfúrico em ebulição para entender o efeito anticorrosivo desses metais no titânio. O resultado é mostrado na tabela a seguir:


*Não foi possível medir.


Com base nessas informações, é correto afirmar:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2021 Banca: UPENET/IAUPE Órgão: UPE Prova: UPENET/IAUPE - 2021 - UPE - Vestibular - 1º Fase - 2º Dia |
Q1680847 Química
No início da pandemia da COVID-19, diversas fake news foram divulgadas em aplicativos e redes sociais, visando causar desinformação e confundir as pessoas. Uma das notícias falsas foi apresentada em vídeo de curta duração, no qual um indivíduo se apresenta como funcionário de uma indústria química ensinando a produzir um vapor alcalino, que seria eficaz no combate à doença. No filme, ao misturar dois copos de água da torneira com uma colher pequena de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e aquecer em fogão caseiro, essa mistura libera um vapor alcalino quando o ponto de ebulição do sal estiver próximo, capaz de derreter o novo coronavírus, que possui características ácidas.
Assinale a alternativa que justifica, do ponto de vista químico, as razões para a informação do vídeo ser equivocada.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1675984 Química
Você já deve ter se divertido montando constelações no teto do seu quarto, com figurinhas luminosas que brilham no escuro. Estes brinquedos possuem um pigmento fosforescente, o mais utilizado é o sulfeto de zinco, ativado por cobre, um material semicondutor que emite uma luz esverdeada. A fosforescência é o fenômeno que está por trás do espintariscópio e dos brinquedos e objetos que brilham no escuro. Todo o processo ocorre nos elétrons, que, ao absorver energia, saltam para um nível de energia mais alto. Ao interromper a captação de luz, em vez de retornar imediatamente ao nível mais baixo, eles caem para um nível de energia da impureza de cobre, ficando presos em uma “armadilha”. Eles têm de absorver energia térmica para poder voltar, e por isso a emissão de luz vai cessando lentamente. (Adaptado de: MATEUS, Alfredo Luís. Química em questão. 1ªedição. São Paulo: Claro enigma; Rio de Janeiro: editora fio cruz, 2012)
Dentre as alternativas abaixo, qual corresponde a fórmula do sal mencionado no texto
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: B
5: D