Questões de Vestibular de Química - Polímeros - Plásticos e Borrachas

Foram encontradas 116 questões

Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 2º Dia |
Q2020208 Química

          Tem-se como exemplo do colonialismo e biopirataria no Brasil o caso do cupuaçu, fruto amazônico de sabor doce e polpa grossa, que serve como fonte de alimento tanto para as populações indígenas quanto para os animais que vivem na região. O cupuaçu é rico em substâncias importantes para a saúde, como fósforo e vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B5 (ácido pantotênico). Após uma empresa estrangeira registrar o nome cupuaçu como a Cupuacu International Inc., todos os produtores brasileiros eram obrigados a pagar royalties a essa empresa, sempre que exportassem produtos à base do fruto amazônico. Graças à repercussão desse caso, as ONGs, junto à opinião pública, conseguiram pressionar o escritório de patentes estrangeiro para cancelar o registro da marca “cupuaçu”.




A partir do texto e das fórmulas estruturais mostradas na tabela precedente, julgue o próximo item.


Considerando-se o poli(tereftalato de etileno), um polímero de condensação obtido pela esterificação de um monômero com o etilenoglicol, e as fórmulas moleculares constantes da tabela a seguir, é correto afirmar que o monômero que reage com o etilenoglicol, para formar o poli(tereftalato de etileno), é o ácido benzoico. 


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Ano: 2021 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2021 - USP - Vestibular - Edital 2022 |
Q1858916 Química

Uma das formulações para os adesivos “silicones” usados na construção civil é chamada de “silicone acético”. Essa nomenclatura é utilizada porque o componente ativo libera ácido acético durante a formação do precursor, espécie que promoverá a polimerização, como representado genericamente a seguir. 


Imagem associada para resolução da questão


Considerando essas informações, qual dos componentes ativos a seguir faria com que a formulação fosse considerada como “silicone acético”?  

Alternativas
Q1857075 Química
Tecidos empregados na confecção de roupas em geral podem ser divididos em naturais, que compreendem o algodão, a lã e a seda, e em sintéticos, como o poliéster, o polipropileno, o náilon etc. Diferentemente do algodão, constituído por fibras de celulose que contêm unidades de carboidratos, a seda é constituída de fibras proteicas que contêm aminoácidos, sendo essas fibras produzidas pelo bicho-da-seda. Esse tecido foi introduzido por volta do ano 2600 a.C. e até hoje é considerado insubstituível devido às suas características. A estrutura constituinte da fibra da seda corresponde a: 
Alternativas
Q1796186 Química
Uma solução para o problema do plástico em aterros sanitários pode ser o uso de embalagens descartáveis feitas do polímero PLA, desenvolvido a partir da polimerização do ácido lático. Esta reação está representada na equação:
Imagem associada para resolução da questão

O PLA é biodegradável e demora cerca de seis meses para se decompor, enquanto a degradação dos plásticos convencionais, como o poliestireno (PS), pode demorar até mil anos. A classificação da reação de formação do PLA e a fórmula estrutural do monômero que resulta no PS são
Alternativas
Q1709805 Química
Um estudo recente avaliou como determinados plásticos se degradam na água do mar quando expostos à luz ultravioleta. Os plásticos estudados foram: NPG (plásticos diversos do Giro do Pacífico Norte), EPS (poliestireno expandido), PP (polipropileno) e PE (polietileno). Considerando que somente 2% do plástico despejado no mar está à deriva, esse estudo tentou descobrir para onde vão os microplásticos no ambiente marinho. Um dos resultados do estudo é mostrado nos gráficos abaixo. Nesses gráficos, observam-se as produções de carbono orgânico dissolvido (DOC) por grama de carbono na amostra de plástico utilizado. O DOC foi identificado como o maior subproduto da fotodegradação de plásticos.
Imagem associada para resolução da questão

(Adaptado de L. Zhu e outros. Journal of Hazardous Materials 383, 2020, 121065.)
Os resultados mostram que
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: C
5: B