O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A gente tem tudo o que você precisa. Planos a partir de R$22/mês. Aproveite! 🚀

Questões de Vestibular de Química - Equilíbrio Químico

Foram encontradas 99 questões

Q1713605 Química
A calagem é uma prática de manejo do solo que consiste na utilização de calcário para proporcionar às plantas um ambiente de crescimento radicular adequado. Isso diminui a atividade de elementos potencialmente tóxicos em elevadas concentrações (Al e Mn) e favorece a disponibilidade de elementos essenciais (N, P e K) no solo. O gráfico a seguir apresenta o grau de disponibilidade de diversos elementos de acordo com o pH do solo.


Considerando essas informações e os conhecimentos de química, é correto afirmar que a calagem atua em solos
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2020 Banca: CEPERJ Órgão: CEDERJ Prova: CEPERJ - 2020 - CEDERJ - Vestibular - Inglês |
Q1712822 Química
O vinagre é um insumo presente na maioria das cozinhas de casas e restaurantes, cujo principal constituinte é o ácido acético (pKa = 5). Sua produção é feita pela fermentação alcoólica de um carboidrato, que pode vir, por exemplo, da maçã ou do arroz, por leveduras, gerando etanol como principal produto. Em seguida, é feita a fermentação acética do etanol por acetobactérias, convertendo-o a ácido acético.
Considere que uma colher de sopa de vinagre com um teor de ácido acético de 3,0 % (m/v) foi misturada com 4 colheres de sopa de água para ser usada em limpeza. O valor de pH do vinagre após a diluição é de:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2020 Banca: CEPERJ Órgão: CEDERJ Prova: CEPERJ - 2020 - CEDERJ - Vestibular - Inglês |
Q1712818 Química
O sulfato de bário é utilizado como contraste para radiografias. Porém, sabe-se que os íons Ba2+ são tóxicos, tendo uma dose letal de 0,5 g para um adulto com cerca de 70 quilogramas. Como o sal citado tem baixíssima solubilidade em água (Kps = 1.10-10), a forma tóxica Ba2+ jamais atinge a dose letal. Ainda assim, adiciona-se sulfato de potássio ao contraste, reduzindo ainda mais a solubilidade.
Considere um frasco de contraste contendo 100 mL de suspensão de sulfato de bário na presença de sulfato de potássio 0,01 mol.L-1. A massa de bário presente na forma de íons Ba2+ na suspensão está na ordem de:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1675458 Química
A solução aquosa de anilina é básica devido à ocorrência do equilíbrio:

Sabe-se que Kb ≈ 4 × 10–10 a 25 ºC e que o valor de pH de uma solução aquosa saturada de anilina a 25 ºC é próximo de 9. Com base nessas informações e sabendo que Kw nessa temperatura é igual a 1 × 10–14, a concentração aproximada da solução saturada de anilina a 25 ºC é
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1672550 Química

Uma amostra de água mineral natural a 25 °C foi testada com três indicadores ácido-base. Os resultados desse teste estão indicados na última coluna da tabela.



Analisando as informações da tabela e sabendo que o produto iônico da água a 25 °C, Kw, é igual a 1 × 10−14, a concentração de íons OH (aq) nessa água mineral, em mol/L, está entre

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: D
5: C