Questões de Vestibular
Comentadas sobre renascimento científico, artístico e cultural em história
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A partir do século XV, um clima de inquietação intelectual e existencial pairava sobre diversas regiões da Europa. Nesse período, ocorreram dois movimentos expressivos: o Renascimento Cultural e a Reforma Protestante. Um renovou as artes e a ciência. O outro abalou a hegemonia da Igreja Católica:
I. Intelectuais humanistas desprezaram o estudo da natureza e se voltaram de forma exclusivista para as representações aperfeiçoadas do corpo humano, voltando-se para os escritos da Antiguidade greco-romana. II. A expressão humanista ganhou sentido amplo, aplicada aos escritores, pintores, arquitetos, professores, estudantes e cientistas que discutiam e questionavam as concepções de sociedade e da natureza desenvolvidas, em grande parte, por antigos filósofos e teólogos medievais. III. O humanismo, desenvolvido entre os séculos XV e XVI, caracterizava-se pela concepção de que o ser humano é criatura e criador do mundo em que vive. E, assim, pode ser arquiteto de si mesmo.
Marque a alternativa CORRETA:
Estudo do feto no útero – desenho de Leonardo da Vinci – Coleção Real Britânica https://www.publico.pt/2012/05/08/culturaipsilon/noticia/ leonardo-da-vinci-o-anatomista-dedicado-e-moderno-1545195 Acesso em 2 maio 2022.
Sobre as principais características do Renascimento, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações.
( ) As inovações tecnológicas permitiram uma nova relação entre os impressos e os leitores, favorecendo a ampliação do número de publicações e a maior circulação de ideias e textos, em especial, de filósofos da Antiguidade traduzidos para as línguas vernáculas. ( ) A ideia do homem como indivíduo surgiu como forte componente no pensamento renascentista, pautando diversas atividades da cultura moderna. ( ) A manutenção do monopólio eclesiástico no controle da cultura escrita favoreceu o poder político da Igreja. ( ) O processo de secularização do conhecimento baseado na observação e na experimentação tornou-se a base da ciência tal qual a conhecemos.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Leonardo da Vinci: Leben und Werk. Stuttgart, Zürich: Belser Verlag, 1989, p. 171.
O “Homem Vitruviano” foi desenhado por Leonardo da Vinci (1452-1519) com base em um tratado sobre Arquitetura escrito e ilustrado por Marcus Vitruvius no século I a.C., na Roma Antiga. A obra ganhou versões impressas e traduções nos séculos XV e XVI.
O desenho de Da Vinci expressa propostas do movimento
Renascentista ao
Chiquinha. Disponível em:<http://www.historialivre.com/moderna/renascimento.htm>. Acesso em: 3 mar. 2017.
A charge apresentada ironiza as mudanças estéticas advindas durante o chamado Renascimento Cultural. Do ponto de vista histórico, a leitura promovida pela charge é
Sobre o Renascimento é correto afirmar que
“Nós, pintores, queremos, pelos movimentos do corpo, mostrar os movimentos da alma (...). Convém, portanto, que os pintores tenham um conhecimento perfeito dos movimentos do corpo e os aprendem da natureza para imitar, por mais difícil que seja, os múltiplos movimentos da alma. Quem, sem o ter tentado, poderia crer quão difícil é representar um rosto que ri, sem fazê-lo triste, ao invés de alegre? E, ainda, quem poderia, sem grande estudo, exprimir rostos onde a boca, o queixo, os olhos, as faces, a testa se unem no riso ou nas lágrimas? Também é preciso aprendê-lo da natureza, procurando os mais fugitivos aspectos das coisas, e os que fazem imagina ao espectador mais do que ele vê.”
(ALBERTI, Leon Battista. “Della pintura”, livro II, cerca de 1435. In. TENENTI, Alberto. Florença na época dos Medici. SP: Perspectiva, 1973. p. 121)
O texto e a imagem apresentam elementos característicos sobre o movimento artístico, filosófico e científico inaugurado na Península Itálica no século XIV chamado de Renascimento, sobre o qual é INCORRETO afirmar que
Analise as informações para responder ao que se pede.
(A Escola de Atenas, de Rafael Sanzio 1508-1511)
[No afresco] A Escola de Atenas, filósofos, matemáticos, astrônomos e cientistas da Antiguidade conversam sob uma imponente basílica, aparentemente baseada nos antigos projetos de Bramante para a nova igreja de São Pedro. No centro da imagem estão Platão e Aristóteles, claramente identificados pelos títulos de seus livros: Platão aponta para cima [...], enquanto Aristóteles estende a mão aberta entre o céu e a terra.
(FARTHING, Stephen. Tudo sobre Arte. RJ: Sextante, 2010, p. 175.)
Tomando por base o contexto europeu no qual se enquadra o Renascimento Cultural e o Científico, bem como as informações acima, julgue os itens.
I. A presença de personagens importantes da Antiguidade Clássica, bem como o destaque dado a Platão e Aristóteles no quadro, demonstra a influência da cultura clássica sobre os renascentistas.
II. A representação de Platão e Aristóteles, um apontando para cima e o outro para o chão, determina uma das diferenças fundamentais em sua filosofia: enquanto aquele defende a supremacia do mundo das ideias, este aponta para o mundo real, concreto e palpável.
III.Na obra podemos identificar vários elementos científicos, como as noções de profundidade e de movimento na imagem, bem como a valorização dos elementos humanos, tão caras aos humanistas do Renascimento.
Está (ão) correto (s):
I - A exegese dos textos antigos deu aos humanistas uma leitura comparativa sobre a natureza e os homens. O caráter referencial da Bíblia foi sendo substituído pela idéia de que é a interpretação dos fenômenos que leva à formulação do conhecimento.
II - Galileu Galilei e Francis Bacon são os fundadores da teoria da verdade hermenêutica. Por ela, se faria uma leitura teológica da realidade e dos fenômenos da natureza.
III - A ciência, como coisa habitual, era ausente nas culturas primitivas, nas concepções do mundo oriental e na escolástica medieval. Foi apenas na modernidade que a ciência tornou-se algo usual na vida das pessoas.
IV - Os cientistas modernos criaram um sistema de busca do conhecimento que era metafisicamente eficiente, independente matematicamente, e que colocava a natureza no centro do universo como a medida referencial de todas as coisas.
Assinale a alternativa correta:
(CLÁUDIO VICENTINO. p. 161)
“O renascimento das atividades comerciais e a prosperidade dos centros urbanos estimularam também o desenvolvimento intelectual.” (Cláudio Vicentino, História Geral, 2002, p. 160)
Quanto ao desenvolvimento referido acima, é correto afirmar:
Considere as imagens abaixo, em que é representada, de formas distintas, a crucificação de Cristo.
A comparação entre as duas pinturas mostra uma transformação fundamental na história da arte do Ocidente, que teve no chamado Renascimento italiano do século XV um de seus momentos principais.
Assinale a alternativa que apresenta a principal característica do Renascimento italiano.
(Adaptado de Claudemir Roque Tossato, Os primórdios da primeira lei dos movimentos planetários na carta de 14 de dezembro de 1604 de Kepler a Mästlin. Scientiae Studia, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 199-201, jun. 2003.)
Considerando o contexto histórico descrito e as leis físicas apresentadas por Kepler, assinale a alternativa correta.
Ao longo da vida, cada vez mais, Leonardo da Vinci passou a perceber que a matemática era a chave para transformar suas observações em teorias. Não existe certeza na ciência em que a matemática não possa ser aplicada, declarou.
(Adaptado de Walter Isaacson, Leonardo da Vinci. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017, p. 52.)
O Homem Vitruviano, Leonardo Da Vinci, 1490.
Assinale a alternativa que expressa adequadamente a correlação entre o texto e a imagem.
Ainda hoje a palavra Renascimento evoca a ideia de uma época dourada e de homens libertos dos constrangimentos sociais, religiosos e políticos do período precedente. Nessa “época dourada”, o individualismo, o paganismo e os valores da Antiguidade Clássica seriam cultuados, dando margem ao florescimento das artes e à instalação do homem como centro do universo.
(Tereza Aline Pereira de Queiroz. O Renascimento, 1995. Adaptado.)
O texto refere-se a uma concepção acerca do Renascimento cultural dos séculos XV e XVI que
A pintura representa no martírio de Cristo os seguintes
princípios culturais do Renascimento italiano:
A principal característica do Renascimento é:
A imagem acima, “A Escola de Atenas”, é considerada uma das maiores obras de arte renascentista. Foi elaborada sob a forma de afresco, realizado entre os anos de 1506-1510, sob encomenda do Vaticano para ornar um dos aposentos do palácio principal. Rafael Sanzio soube representar de modo magistral o espírito de sua época. No centro do afresco, as figuras dos filósofos Platão e Aristóteles bem como de outros sábios da Antiguidade. Considerando o contexto histórico retratado na obra e as proposições que se seguem, marque a alternativa CORRETA.
I – A realização da grandiosa obra foi em parte possível
pela prática do mecenato, que propiciava ao artista
as condições materiais para a produção de obras de
arte e de inventos científicos.
II – A técnica da perspectiva, a valorização do volume
dos corpos pelo contraste claro-escuro, e a utilização, no original, de cores vivas revelam a preocupação em representar as pinturas da forma mais realista
possível.
III – Apesar da crença em um conhecimento racional do mundo, os intelectuais desse contexto acreditavam na existência de Deus, que dotou o homem de raciocínio para desvendar as leis do universo.
IV – Os intelectuais renascentistas buscaram inspiração
nos padrões estéticos e nos conhecimentos produzidos
pelos clássicos greco-romanos da Antiguidade.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sanzio_01.jpg Acesso em: 10 set. 2013.
A imagem acima, “A Escola de Atenas”, é considerada uma das maiores obras de arte renascentista. Foi elaborada sob a forma de afresco, realizado entre os