O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

[OFERTA POR TEMPO LIMITADO] 30% OFF assinatura Premium Anual

Eu quero

Questões de Vestibular de História - História Geral

Foram encontradas 1.133 questões

Q1077765 História
Tudo muda. De novo começar podes, com o último alento. O que acontece, porém, fica acontecido: E a água que pões no vinho, não podes mais separar. (...) Porém, tudo muda: com o último alento podes de novo recomeçar. (Bertold Brecht)
É a esse processo histórico, que levou à liquidação dos impérios coloniais europeus e ao surgimento ou ressurgimento de povos que se constituíram em Nações e Estados, que se costuma dar o nome de descolonização.
(Letícia Bicalho Canêdo. A descolonização da Ásia e da África, 1985)
A partir dos textos, é correto afirmar que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1077762 História
Controle público absolutamente indispensável. (...) Corrupção inevitável (...) A prática do socialismo exige uma completa subversão no espírito das massas (...). Instintos sociais em lugar dos instintos egoístas (...). Mas ele [Lenin] se engana completamente no emprego dos meios. Decreto, poder ditatorial dos inspetores de fábrica, sanções draconianas, terror (...). A única via que leva a um renascimento é a própria escola da vida pública, uma democracia mais ampla (...). É justamente o terror que desmoraliza.
(Rosa Luxemburgo. A Revolução Russa (1918), apud Marc Ferro. A Revolução Russa de 1917, 1974. Adaptado)
A partir do fragmento, é correto afirmar que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1077760 História
A Comuna é, assim, um órgão executivo e legislativo ao mesmo tempo, onde os poderes não estão “divididos”, mas sim “descentralizados”. (...) nasce como prefeitura e age como tal. Mas acima dela nada existe. (...) A Comuna toma funções próprias do Estado centralizador e, ao projetá-lo em uma dimensão municipal, converte-se, de fato, em uma reformulação fundamental da relação entre o poder e a sociedade. (...) seria o “governo dos produtores”, a “república do trabalho”.
(Horácio González. A Comuna de Paris, 1982)
A partir do excerto e do que se sabe sobre a Comuna, é correto afirmar que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1077755 História
Leia trechos do Manifesto dos camponeses, documento de 1525.
(...) nos sejam dados poder e autoridade, para que cada comunidade possa eleger o seu pastor e, da mesma forma, possa demiti-lo, caso se porte indevidamente. (...) somos prejudicados ainda pelos nossos senhores, que se apoderaram de todas as florestas. Se o pobre precisa de lenha ou madeira tem que pagar o dobro por ela. (...) preocupam-nos os serviços que somos obrigados a prestar e que aumentam dia a dia (...)
(In Antologia humanística alemã, apud Marques e outros. História moderna através de textos, 2010)
A partir do documento, é correto afirmar que, no território da atual Alemanha,
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1077754 História
Perante esta sociedade, a burguesia está longe de assumir uma atitude revolucionária. Não protesta nem contra a autoridade dos príncipes territoriais, nem contra os privilégios da nobreza, nem, principalmente, contra a Igreja. (...) A única coisa de que trata é a conquista do seu lugar. As suas reivindicações não excedem os limites das necessidades mais indispensáveis.
(Henri Pirenne. História econômica e social da Idade Média, 1978)
Segundo o texto, é correto afirmar que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: A