Questões de Vestibular de História - Era Vargas – 1930-1954

Foram encontradas 250 questões

Q2182212 História

Imagem associada para resolução da questão


Criada durante o governo de Getúlio Vargas (1950-1954), em um contexto de intensos debates e mobilizações associados à campanha “O petróleo é nosso”, a Petrobras se vinculou, naquela época, à valorização da “bandeira nacionalista”, conforme se observa no cartaz.

No que diz respeito à exploração do petróleo, essa valorização esteve manifesta na seguinte atribuição da empresa:

Alternativas
Q2058779 História
“Todas as condições para um golpe de Estado estavam dadas. Faltava somente uma razão mais imediata para que o fato se consumasse. A justificativa para o golpe deu-se em setembro de 1937, quando foi denunciado um plano de ação comunista para a tomada do poder. Esse plano[...] fora forjado pelo capitão Olímpio Mourão Filho, militante integralista ligado aos generais de Getúlio.”
PEDRO, Antonio; LIMA, Lizânias de Souza. História Sempre Presente, 1. ed., v. 3, São Paulo: FTD, 2010, p. 150.


Sobre esse plano falso que motivou um golpe de Estado, é correto afirmar que 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2022 - UEMG - Vestibular |
Q2054696 História
O panorama político no Brasil, durante o ano de 1937, foi dominado pela expectativa da eleição do sucessor de Vargas, prevista para janeiro do ano seguinte. Em setembro do mesmo ano, realizou-se uma reunião da alta cúpula militar do país, na qual foi apresentado o Plano Cohen. Participaram dessa reunião, entre outros, o general Eurico Dutra, ministro da Guerra; o general Góes Monteiro, chefe do Estado-Maior do Exército (EME); e Filinto Müller, chefe de Polícia do Distrito Federal. Sobre o tema, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q2021196 História
       Fogo na história.

      Livros lançados no bicentenário da Independência reforçam onda de releitura do Brasil e destacam novos aspectos, como economia e contribuições de grupos periféricos no processo de emancipação.

Folha de S.Paulo, Ilustrada/Ilustríssima, 28/8/2022, capa (com adaptações).


       Império do golpismo.

      Os 200 anos do Brasil como nação independente foram marcados por constantes golpes, estados de sítio, disputa entre Poderes e projetos autoritários.


Folha de S.Paulo, Ilustrada/Ilustríssima, 4/9/2022, capa (com adaptações). 

Tendo os fragmentos de texto precedentes como referência inicial e considerando aspectos marcantes da República brasileira, julgue o item que se segue.


A era Vargas (1930-1945) representou um período de tranquilidade institucional, com conquistas sociais - a exemplo das leis trabalhistas -, e respeito à Constituição, tendo o governo resistido às tentações autoritárias ou totalitárias que se expandiam pelo mundo, como o nazifascismo.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2019 - PUC - RS - Vestibular - Grupo 1 - Caderno Preto |
Q1962039 História
Analise as afirmações referentes à política, à economia e à cultura do Estado Novo, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) Os partidos políticos foram extintos, os governadores e os intendentes passaram a ser nomeados, as câmaras de vereadores e as assembleias legislativas foram dissolvidas e foram criados os conselhos de administração.
( ) O Estado estimulou a industrialização através da implantação de uma indústria siderúrgica de base.
( ) O governo implantou uma legislação trabalhista que reconheceu direitos (jornadas de oito horas, descanso remunerado, férias, aposentadoria etc.) tanto para trabalhadores urbanos quanto para trabalhadores rurais.
( ) O rádio foi um dos principais veículos de comunicação e legitimação do regime; através dele o Departamento de Imprensa e Propaganda elaborava e difundia a propaganda política na Hora do Brasil.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: E
5: A