O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

QUER SER ILIMITADO?

Não perca a chance: dia 31/05 o mundo dos concursos vai mudar!

QUERO SABER!

Questões de Vestibular de História e Geografia de Estados e Municípios

Foram encontradas 52 questões

Q951173 História e Geografia de Estados e Municípios
Sobre o episódio conhecido como A Sedição de Juazeiro, é correto afirmar que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2017 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2017 - UFGD - Vestibular |
Q944562 História e Geografia de Estados e Municípios

Obviamente, a antiga província de Mato Grosso abrangia uma área muito maior que as atuais fronteiras de Mato Grosso do Sul. No entanto, as fronteiras administrativas, nacionais ou interestaduais, não têm muito sentido quando se trata de povos indígenas. Elas não refletem limites culturais ou linguísticos, não correspondem a antigos territórios étnicos.

CHAMORRO, Graciela; COMBÈS, Isabelle (Orgs.). Povos indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura e transformações sociais. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2015, p. 20.


O estado de Mato Grosso do Sul possui a segunda maior população indígena do Brasil. Nesse sentido, pode-se argumentar que

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2018 Banca: FUNTEF-PR Órgão: IF-PR Prova: FUNTEF-PR - 2018 - IF-PR - Vestibular |
Q944527 História e Geografia de Estados e Municípios

Em abril de 2015, os professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná mobilizaram-se contra mecanismos de um projeto muito polêmico, encampado pelo governador Carlos Alberto Richa. O auge desse confronto deu-se no dia 29, quando a Polícia Militar do Paraná tratou os professores como inimigos de uma guerra, no episódio que ficou nacionalmente conhecido por “Massacre na Praça Nossa Senhora da Salete”. Sobre esse triste episódio, analise as alternativas:


I) O projeto transferia cerca de 30 mil aposentados com mais de 73 anos do Fundo Financeiro – bancado pelo governo estadual – para o Fundo Previdenciário – formado por contribuições dos servidores e do Estado – os dois fundos formam o Paraná-Previdência. A transferência ameaçava gerar um déficit no Fundo Previdenciário.


II) Os servidores defendiam, na época, que a mudança comprometeria o Fundo Previdenciário que, com o tempo, teria mais benefícios a pagar do que recursos. Já o governo alegava que a medida geraria uma economia de cerca de R$ 125 milhões para os cofres do Estado e a não aprovação da reestruturação poderia comprometer a remuneração dos professores.


III) Todavia, diante da violência imposta aos professores, os deputados da Assembleia Legislativa do Paraná ficaram sensibilizados e não aprovaram o referido projeto de lei.


Está(ão) correta(s) apenas:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q939471 História e Geografia de Estados e Municípios
O final do século XVI é marco inicial da formação do atual estado de Sergipe. Lutas entre colonizadores e índios, além da figura de Cristóvão de Barros, compuseram o enredo daquele momento histórico e suas consequências no tempo. A respeito desse assunto, julgue o item correto.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2018 Banca: FAPEC Órgão: UFMS Prova: FAPEC - 2018 - UFMS - Vestibular |
Q939259 História e Geografia de Estados e Municípios

Leia o texto a seguir.

"Quando os colonizadores europeus chegaram nesta região, nas primeiras décadas do século XVI, encontraram aqui um conjunto de sociedades indígenas, composto por etnias representantes de três dos quatros troncos linguísticos que forma o universo etno-linguístico brasileiro. Eram várias centenas de milhares de índios portadores de sistemas culturais ricamente diferenciados. Esses grupos, às vezes, possuíam divergências entre si mas respondiam bem, cada segmento ao seu modo, às equações colocadas pela paisagem que também era múltipla e variada. Em função disso, desde os primeiros momentos da colonização ibérica no continente, a área de Mato Grosso do Sul, apesar de sua distância dos centros econômicos mercantilistas na América do Sul, foi, de imediato, inserida na estratégia econômica do sistema colonial na condição de importante fonte fornecedora de uma mercadoria vital para o funcionamento desse modelo: a mão-de-obra compulsória.

Durante os cinco séculos da presença europeia em Mato Grosso do Sul, a resistência indígena à ocupação colonial de seu território foi a tônica das relações intercivilizatórias. O Pantanal sulmato-grossense foi o cenário da maior e mais obstinada oposição nativa à presença colonizadora ibérica na história do Brasil."

MARTINS, Gilson Rodolfo. Breve painel etno-histórico de Mato Grosso do Sul. 2. ed. Campo Grande: Ed. UFMS, 2002. p. 11-12.

O texto acima nos apresenta um panorama da ocupação de Mato Grosso do Sul, muito comum em todo o Brasil colonial. Assinale a alternativa correta sobre a história dos povos indígenas e a relação estabelecida com os colonizadores portugueses que aqui chegaram:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: B
5: D