Questões de Vestibular Sobre atualidades do ano de 2024 em atualidades

Foram encontradas 9 questões

Ano: 2025 Banca: IDCAP Órgão: FAESA Prova: IDCAP - 2025 - FAESA - Vestibular - Medicina - Segundo Semestre |
Q3822536 Atualidades
Leia o excerto abaixo:

"A nova lei da União Europeia (UE) para regular a Inteligência Artificial (IA), legislação sem precedentes a nível mundial, entrou em vigor nesta quinta-feira (1º) com o objetivo de promover a inovação na Europa e limitar possíveis abusos desta nova tecnologia. 'Hoje entra em vigor a Lei da Inteligência Artificial', escreveu Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, na rede social X. É 'o marco pioneiro da Europa para uma IA inovadora e segura', acrescentou a líder do braço Executivo do bloco de 27 Estados-membros. Von der Leyen garantiu que os novos regulamentos 'impulsionarão o desenvolvimento de uma IA em que os europeus possam confiar'."

Fonte: UOL Notícias. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ ultimas-noticias/afp/2024/08/01/entra-em-vigor-na-ue-lei-ineditapara-regular-a-ia.htm?

Considerando o trecho acima e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COPESE - UFJF Órgão: UFJF Prova: COPESE - UFJF - 2024 - UFJF - Vestibular - Módulo 3 - Exatas - Dia 2 |
Q3736001 Atualidades

Leia o excerto a seguir:


    [...] a incorporação dos seis novos membros do BRICS significa uma verdadeira “explosão sistêmica” da ordem internacional construída e controlada pelos europeus e seus descendentes diretos há pelo menos três séculos. Mas seus efeitos e consequências mais importantes não serão imediatos, e irão se manifestar na forma de ondas sucessivas, e cada vez mais fortes.


Fonte: Adaptado de https://encurtador.com.br/XvcjC. Acesso em 30 de jun. de 2024.


O excerto expressa uma alteração na geopolítica contemporânea a partir do ingresso de Arábia Saudita, Irã, Egito, Emirados Árabes e Etiópia (a Argentina seria o sexto membro mas, posteriormente, optou pelo não ingresso). Estes países somaram-se a Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul para compor o agora BRICS+.



    Sobre o BRICS+ é CORRETO afirmar que se trata de um/uma:

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COPESE - UFJF Órgão: UFJF Prova: COPESE - UFJF - 2024 - UFJF - Vestibular - Módulo 3 - Exatas - Dia 2 |
Q3736000 Atualidades

Leia o excerto a seguir:


     Com menos de um quinto das metas caminhando na direção correta, o mundo não está conseguindo cumprir a promessa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, alerta novo relatório da ONU. [...] O relatório revela que apenas 17% das metas dos ODS estão atualmente na direção correta para serem cumpridas, sendo que quase metade apresenta progresso mínimo ou moderado e mais de um terço está estagnado ou regredindo.


Fonte: Adaptado de https://encurtador.com.br/ELgp9.Acesso em 26 de jun. de 2024.



Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) formam um conjunto de metas pactuadas pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 com a finalidade de serem cumpridas até 2030. No entanto, conforme apontado em relatório de 2024, o cumprimento dos ODS está aquém do projetado.


   Sobre as causas deste progresso pouco satisfatório, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFRGS Órgão: UFRGS Prova: UFRGS - 2024 - UFRGS - Vestibular - 1º Dia |
Q3467559 Atualidades

O Rio Grande do Sul vivenciou a maior tragédia ambiental de sua história entre os meses de abril e junho de 2024. As intensas e constantes precipitações que caíram no Estado deixaram um rastro de destruição, além de pessoas desalojadas, desaparecidas e mortas. Mais de 400 municípios foram afetados por inundações e deslizamentos. As bacias hidrográficas dos rios Caí e Taquari foram duas das mais atingidas pela catástrofe. Considere as seguintes afirmações sobre essas bacias hidrográficas.



I - Os bairros dos municípios de Muçum, no vale do Taquari, e de São Sebastião do Caí, no vale do Caí, localizam-se na planície de inundação, suscetível à invasão das águas que ultrapassam a cota de inundação, ocasionando o deslocamento de parte de sua população.


II - As enxurradas que acontecem nos vales por onde transcorrem os afluentes dos rios Caí e Taquari potencializam os efeitos negativos das inundações em municípios situados mais próximos dos exutórios das duas bacias.


III - O desmatamento histórico e o desrespeito à legislação ambiental são fatores que reduzem a vegetação nativa nas Áreas de Preservação Permanente (APP), como as margens de rios, consideradas fundamentais para minimizar os impactos de chuvas intensas e inundações.



Quais estão corretas?

Alternativas
Q3372659 Atualidades

Leia o excerto a seguir:


    O governo brasileiro apresenta, ao lado de seus aliados, um projeto de reforma do Conselho de Segurança, ampliando o atual órgão para que tenha um total de 25 ou 26 membros, onze a mais que o atual formato. O veto, hoje usado para impedir decisões, não seria usado por um período de 15 anos pelos novos membros. Numa reunião nesta quinta-feira, na sede da ONU em Nova Iorque, a proposta foi submetida pelo G4, grupo formado por Brasil, Índia, Alemanha e Japão.


Fonte: Adaptado de https://encurtador.com.br/5DI2n. Acesso em 08 de julho de 2024



O excerto trata da proposta de reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) apresentada por Brasil, Índia, Alemanha e Japão. No entanto, a proposta já foi rechaçada de imediato por Rússia e China.


Pode-se afirmar que dentre as razões desta negativa por parte dos dois países, estão: 


Alternativas
Q3372658 Atualidades

Leia o excerto a seguir:


        . . . a incorporação dos seis novos membros do BRICS significa uma verdadeira “explosão sistêmica” da ordem internacional construída e controlada pelos europeus e seus descendentes diretos há pelos menos três séculos. Mas seus efeitos e consequências mais importantes não serão imediatos, e irão se manifestar na forma de ondas sucessivas, e cada vez mais fortes.


Fonte: Adaptado de https://encurtador.com.br/XvcjC. Acesso em 30 de jun. de 2024


O excerto expressa uma alteração na geopolítica contemporânea a partir do ingresso de Arábia Saudita, Irã, Egito, Emirados Árabes e Etiópia (a Argentina seria o sexto membro mas, posteriormente, optou pelo não ingresso). Estes países somaram-se à Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul para compor o agora BRICS+. 


Sobre o BRICS+ é CORRETO afirmar que se trata de um/a:

Alternativas
Ano: 2024 Banca: VUNESP Órgão: FAMERP Prova: VUNESP - 2024 - FAMERP - Vestibular - Conhecimentos Gerais |
Q3352164 Atualidades
     O Parlamento da Catalunha elegeu Salvador Illa como novo líder do governo na região. Illa, aliado ao primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, foi escolhido depois de obter a maioria dos votos nas eleições regionais de maio.
(www.poder360.com.br, 08.08.2024. Adaptado.)

Uma das implicações da vitória de Salvador Illa é
Alternativas
Ano: 2024 Banca: VUNESP Órgão: FAMERP Prova: VUNESP - 2024 - FAMERP - Vestibular - Conhecimentos Gerais |
Q3352162 Atualidades
     O sufoco causado pela crise elétrica de 2021 fez o governo federal se adiantar, em 2024, e autorizar o acionamento de mais termelétricas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). A precaução, porém, pode aumentar o preço da energia, inclusive para as indústrias. O ministro de Minas e Energia disse que não há estimativa sobre quando essas usinas serão acionadas. Mas, uma vez autorizado, o ONS pode despachá-las assim que considerar necessário.
(www.otempo.com.br, 14.09.2024. Adaptado.)

O adiantamento do governo na autorização do acionamento das termelétricas, em 2024, relaciona-se
Alternativas
Ano: 2024 Banca: VUNESP Órgão: FAMERP Prova: VUNESP - 2024 - FAMERP - Vestibular - Conhecimentos Gerais |
Q3352157 Atualidades
    Pelo menos mais 57 imigrantes chegaram ao Brasil em um mesmo dia (14.06.2024) pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Eles se juntaram a centenas de outros que aguardavam para apresentar pedido de refúgio no Brasil. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o número de estrangeiros no aeroporto chegava a 400. A maioria dos solicitantes de refúgio que estão no aeroporto é proveniente da Índia. Há ainda cidadãos do Vietnã, do Senegal, da Venezuela, de Cuba, e de Angola.
(www.oglobo.globo.com, 14.06.2024. Adaptado.)

O aumento dos pedidos de refúgio no Brasil, mencionado na notícia, associa-se
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: E
4: E
5: B
6: E
7: C
8: D
9: B