Questões de Vestibular
Comentadas sobre américa latina na atualidade em atualidades
Foram encontradas 8 questões

O país sul-americano onde a crise política destacada no fragmento de reportagem ocorreu é o (a)
Analise o texto a seguir:
A crise vivida pelos venezuelanos é noticiada pelos principais jornais do mundo, que apontam os problemas políticos e econômicos enfrentados pelo governo da Venezuela. O país é governado atualmente pelo presidente Nicolás Maduro, que enfrenta um forte descontentamento da população em relação a sua gestão desde 2013. Com uma inflação que ultrapassava 800% ao ano e barris de petróleo apresentando altas em seu preço, o país viu-se imerso em um colapso econômico, que resultou em uma dramática crise humanitária. Faltavam no país insumos básicos para a sobrevivência. Por causa dessa triste realidade, milhares de venezuelanos decidiram migrar para outros países à procura de trabalho e de melhores condições de vida.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/imigracao-venezuelana-para-brasil.htm. Acesso em: 05 maio 2019.
Devido à crise mencionada, o país latino-americano que mais recebe imigrantes venezuelanos é a

FONTE: Mundo Educação. Endereço eletrônico: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografi a/transicao-demografi ca.htm Acesso em 21 de julho de 2018.
Fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/07/obama-anuncia-volta-de-relacoes-com-cuba-e-abertura-de-embaixada.html Adaptado. Publicado em 1-7-2015.
Sobre esse tema, observe a charge a seguir:

A mudança política, informada pela matéria, foi tema para o chargista produzir sua versão sobre o assunto. Na interpretação do artista, Cuba
Analise as informações abaixo para responder a questão:
(Maduro Venezuela. Charge de Dario Banegas. Disponível em: http://www.cartoonmovement.com/cartoon/20023. Acesso em: 29 ago. 2015, às 10h30.)
Nos centros urbanos, onde vivem 90% da população, a escassez de alimentos perdura há meses. Imensas filas para comprar leite, óleo de cozinha, açúcar, café, papel higiênico, fraldas descartáveis e outros produtos de higiene pessoal foram incorporadas à paisagem urbana. Medicamentos para tratamento de doenças crônicas como epilepsia, diabetes e hipertensão também desapareceram das farmácias. O presidente Nicolás maduro continua a acusar os adversários políticos e empresários de promover uma “guerra econômica” contra seu governo baseada na estocagem de alimentos, especulação de preços e contrabando. A demora em dar respostas à crise que afeta principalmente os assalariados põe em xeque, no entanto, a capacidade de Maduro de administrar a nação e provoca fraturas no chavismo.
(JARDIM, Cláudia. O chavismo sem lastro. In____Revista Carta Capital, ano 21, nº 864, 26 de agosto de 2015, p. 47-48.)
Tomando por base as informações acima e o atual quadro de crise na Venezuela, julgue os itens:
I. Apesar de se proclamar herdeiro do chavismo bolivarianista, Nicolás Maduro não tem conseguido manter os benefícios que, de uma forma ou de outra, a população venezuelana teve no governo de Hugo Chávez, levando o país a uma grave crise econômica e social.
II. Apesar da aparente crise econômica e social, a situação da Venezuela tem melhorado nos últimos anos, uma vez que Maduro tem mantido todas as ações de seu antecessor Hugo Chávez.
III. A grave crise que se abate sobre a Venezuela tem como causa fundamental as sabotagens da oposição ao governo de Maduro, levando o
país a um caos social em nome do enfraquecimento do chavismo.
Está (ão) correto (s):
Maiores reservas comprovadas de petróleo do

Entretanto, o país vem enfrentando violentos protestos desde fevereiro de 2014 e a situação já é de crise desde que o atual presidente, Nicolás Maduro, venceu a eleição em 2013 por uma pequena margem de votos. Sobre a Venezuela, é correto afirmar que
Examine o gráfico.
Com base no gráfico e em seus conhecimentos, é correto afirmar:
