Questões de Vestibular de Atualidades - América Latina na Atualidade

Foram encontradas 36 questões

Q2058765 Atualidades
A partir de uma análise de conjuntura, relacione, corretamente, os casos recentes que demarcaram importantes mudanças no quadro geopolítico da América do Sul aos diferentes países onde se manifestaram, numerando as afirmações abaixo, de acordo com a seguinte indicação:

1. Bolívia 2. Peru 3. Venezuela 4. Argentina
( ) Após o retorno de um governo de centro-esquerda ao poder no país mergulhado em crise econômica e alto índice de desemprego herdados do último governo de características neoliberais, medidas tais como taxação de grandes fortunas, congelamento de preços e intervenção em empresas etc. vem sendo tomadas no país.
( ) Após uma onda de crise política que marcou o final do último governo eleito, uma nova eleição legitimou em primeiro turno à volta ao poder de um governo de esquerda, do mesmo partido do ex-presidente, que agora tem como foco resolver os problemas internos daquele país.
( ) O país arrasta-se em meio a uma crise política decorrente de corrupção, tendo vários políticos investigados pela Operação Lava Jato. Empresas como Odebrecht e Braskem admitem ter pagado milhões em propina para obterem favorecimentos ilícitos, envolvendo diretamente seu ex-presidente e a líder do principal partido do país, o que levou a uma crise, em 2016, fazendo a disputa entre o então governo e oposição se acirrar profundamente.
( ) O atual governo, com baixíssima legitimidade, enfrenta a pior crise da história moderna do país, cuja economia vem sendo assolada por inflação exorbitante, e a sociedade por carestias em todos os setores, fuga de investimentos, radicalização e perseguição política e aguda crise social.


A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Universidade Presbiteriana Mackenzie Órgão: MACKENZIE Prova: Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2019 - MACKENZIE - Vestibular Mackenzie - Grupos II e III |
Q1793884 Atualidades
O choque entre instituições mergulhou o país em uma profunda crise política. A disputa entre o presidente e o Congresso, dominado por uma maioria oposicionista, precipitou-se na noite do dia 30 de setembro de 2019. O bloqueio do Parlamento levou o mandatário a dissolvê-lo e a convocar novas eleições legislativas. Invocou para isso um mecanismo previsto no artigo 134 da Constituição, que pode ser ativado quando a Câmara se recusa a considerar dois projetos de lei do Governo. O Exército se alinhou com o presidente, enquanto a bancada partidária fujimorista e seus aliados da direita votaram por suspender o presidente de suas funções.
Imagem associada para resolução da questão
O país sul-americano onde a crise política destacada no fragmento de reportagem ocorreu é o (a)
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2021 - UERJ - Vestibular - Exame Único |
Q1770261 Atualidades
Piñera pede “perdão” e anuncia medidas para conter protestos no Chile
O presidente chileno, Sebastián Piñera, prometeu aumentar a aposentadoria, melhorar o atendimento de saúde e aplicar impostos aos que ganham mais, uma tentativa de acalmar uma onda de distúrbios e protestos contra a desigualdade que vem sacudindo um dos países mais estáveis da América Latina. Entre as medidas anunciadas, está o aumento imediato das pensões e elevações adicionais dentro de dois anos, assim como melhorias nas aposentadorias da classe média, das mulheres e de idosos deficientes. O presidente propôs ainda a criação de seguros para conter os gastos de saúde das famílias, um aumento de 16% no salário mínimo e um mecanismo para frear a alta recente das tarifas elétricas.
NATALIA MIRANDA E FABIÁN CAMBERO
Adaptado de noticias.uol.com.br, 23/10/2019.
As medidas anunciadas pelo presidente chileno para conter os intensos e duradouros protestos de 2019 apontam para um programa de reconfiguração do país baseado na ampliação da:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: UNIVESP Prova: VUNESP - 2018 - UNIVESP - Vestibular |
Q1686613 Atualidades
A Venezuela está enfrentando uma grave crise institucional e econômica, com a presença de distúrbios sociais e instabilidade política. Considerando que a economia do país possui enorme dependência das exportações de petróleo, uma das razões dos problemas econômicos do país diz respeito à
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2018 - UECE - Vestibular - Geografia e História |
Q1405928 Atualidades
Relacione, corretamente, os casos recentes que demarcaram importantes mudanças no quadro político da América Latina aos diferentes países onde se manifestaram, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I 1. Argentina 2. Peru 3. Venezuela 4. Bolívia
Coluna II ( ) Pedro Pablo Kuczynski, apresentou sua renúncia ao Congresso em 2018, às vésperas de uma votação de impeachment, em meio ao escândalo político envolvendo a construtora brasileira Odebrecht e a compra de votos. ( ) A liderança política de Evo Morales enfrenta uma situação de incerteza depois do referendo constitucional realizado em fevereiro de 2016, que culminou com a derrota do oficialismo na sua intenção de modificar um artigo constitucional para permitir uma nova postulação do presidente em 2019. ( ) Maurício Macri realiza uma política econômica de inspiração neoliberal, numa proposta contrária às políticas estatizantes que marcaram os anos de kirchnerismo. ( ) O país apresenta inflação meteórica, com escassez de alimentos e de produtos de necessidade básica, com uma recessão que gera radicalização política entre oposição e governo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: C
5: C