O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Preparar para a decolagem: A maior experiência de ensino está chegando! Inscreva-se

Questões de Vestibular de Geografia

Foram encontradas 686 questões

Q1857050 Geografia
No clima dos grandes centros urbanos, os enormes edifícios, as vastas áreas impermeabilizadas, o asfaltamento de ruas e avenidas e a redução das áreas verdes ocasionam a elevação das médias térmicas de tal modo que a área central é mais quente que as áreas mais afastadas, como as periferias urbanas e as áreas rurais vizinhas. A denominação atribuída a esse fenômeno é:
Alternativas
Q1857049 Geografia
A China representa oportunidades ímpares para o agronegócio brasileiro. Sua enorme população e o crescimento da renda dos chineses demandam, continuamente, mais alimentos, tanto em quantidade quanto em qualidade. A respeito da agricultura chinesa e das possibilidades de o agronegócio brasileiro manter-se atuante no mercado chinês, considere as seguintes afirmativas:
1. Se por um lado o governo brasileiro precisa conhecer bem as transformações em andamento na política e na sociedade chinesas no que tange à criação de oportunidades para o agronegócio brasileiro, por outro lado o governo do Brasil necessita investir internamente em infraestrutura para tornar o país mais competitivo no mercado chinês de commodities. 2. Dado o enorme consumo de uma população superior a 1,4 bilhão de pessoas associado ao fato de uma agricultura com produção insuficiente para abastecer as demandas internas, a China necessita importar soja, arroz, milho e trigo, podendo beneficiar-se do agronegócio brasileiro. 3. Diferentemente do Brasil, boa parte das terras chinesas são inaproveitáveis para a agricultura, devido à declividade do relevo, ao clima inadequado e a processos de desertificação, assim como à degradação de terras aráveis e sua contaminação decorrente do uso excessivo de insumos, exigindo novas práticas ambientalmente adequadas. 4. Desde 2009, a China é considerada o maior parceiro comercial do Brasil, e a parceria entre ambos já é vista como parceria global, em que o agronegócio é um dos pilares da relação bilateral, demandando a cooperação em ciência e tecnologia agropecuária.
Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1857047 Geografia
Os solos são produto de um longo processo de decomposição das rochas, desencadeado conjuntamente pela ação química e física de elementos da dinâmica da natureza. Contudo, com a ocupação humana e o seu consequente uso, os solos podem ser submetidos a severos impactos, como a salinização. A principal causa da salinização dos solos é:
Alternativas
Q1857045 Geografia
A expansão das atividades agropecuárias e a ação de madeireiras e mineradoras têm ocasionado a redução dos ecossistemas brasileiros há séculos, colocando uma série de espécies vegetais sob risco de extinção. No que diz respeito a medidas que assegurem a manutenção dos ecossistemas naturais brasileiros e de sua diversidade biológica, é imprescindível que:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2021 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q1853921 Geografia
Considerando os limites conceituais da cidade para a compreensão do processo de urbanização contemporâneo, assinale a afirmação verdadeira.
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: A
5: C