O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Preparar para a decolagem: A maior experiência de ensino está chegando! Inscreva-se

Questões de Vestibular de Geografia

Foram encontradas 5.908 questões

Ano: 2022 Banca: ECONRIO Órgão: USS Prova: ECONRIO - 2022 - USS - Vestibular Medicina - Inglês |
Q1862525 Geografia

Imagem associada para resolução da questão

MENDONÇA, F. e DANNI-OLIVEIRA. Climatologia:

noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.


A partir da análise do esquema, identifica-se a ocorrência dos seguintes fenômenos atmosféricos na zona equatorial:

Alternativas
Ano: 2022 Banca: ECONRIO Órgão: USS Prova: ECONRIO - 2022 - USS - Vestibular Medicina - Inglês |
Q1862524 Geografia

NOVA ROTA DA SEDA AVANÇA PARA A AMÉRICA LATINA

Inspirada na antiga Rota da Seda, uma nova iniciativa de revitalizar esse caminho está a pleno vapor. Completa cinco anos neste mês o projeto batizado como “Um cinturão, uma rota”, que prevê, em 30 anos, erguer obras de infraestrutura e acesso da China à Ásia, à África e à Europa. E, mais recentemente, também avançando para a América Latina. Para alcançar essa dimensão, as projeções apontam para US$ 1,3 trilhão em investimentos.

Com novas rotas de trem e melhores portos nesses continentes, além de reforços na área de energia e telecomunicações, o governo de Xi Jinping pretende promover uma revolução logística mundo afora. E, depois dos avanços já concretizados - sobretudo na Ásia e na África -, o foco, agora, são os países latino-americanos.

Adaptado de jornaldocomercio.com. Acesso em 21/07/2021. 


Considerando a rede espacial que está sendo implantada para a “Nova Rota da Seda”, identifica-se que um dos objetivos prioritários do empreendimento chinês é:

Alternativas
Ano: 2022 Banca: ECONRIO Órgão: USS Prova: ECONRIO - 2022 - USS - Vestibular Medicina - Inglês |
Q1862523 Geografia

Os GNSS (Sistemas Globais de Navegação por Satélite, do inglês) são capazes de oferecer o posicionamento de algo em qualquer ponto da superfície da Terra. As aplicações dos GNSS incluem o monitoramento de barragens e grandes obras, a delimitação de imóveis rurais, o controle de frotas e a navegação, incluindo a terrestre, a aérea e a marítima.

Os sistemas de navegação com constelação completa para cobrir todo o globo são: o GPS (americano), o Glonass (russo), o Galileo (europeu) e o Beidou (chinês). Há ainda os sistemas parciais, como o Irnass (indiano) e o QZSS (japonês). O primeiro sistema começou a ser desenvolvido, nos Estados Unidos, em 1973.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando o contexto histórico do surgimento dos GNSS e reconhecendo os países que controlavam essa tecnologia até o início do século XXI, identifica-se que os objetivos prioritários iniciais dessas nações estavam ligados ao seguinte campo de interesses: 

Alternativas
Q1860437 Geografia

A Europa Ocidental e os Estados Unidos, a partir da década de 1960, foram palcos de uma revolução nos comportamentos e costumes que mudaria a vida social e cultural no Ocidente. Atente para o que se afirma a seguir sobre esse movimento, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.


( ) A expansão do capitalismo, na década de 1950, não possui qualquer relação com os movimentos da década de 1960, visto que estes movimentos fizeram da crítica ao capitalismo sua maior bandeira.

( ) O surgimento da juventude como ator político foi uma das características marcantes da época.

( ) A crítica às igrejas tradicionais levou a uma maior expansão do ateísmo e as questões de espiritualidade deixaram de ser consideradas importantes.

( ) A revolução sexual ocorrida na década de 1960 foi uma herdeira direta da descoberta da pílula anticoncepcional e dos antibióticos.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1860417 Geografia

“Um veículo de luxo pode exigir mais de uma dúzia de peles cruas, e os fornecedores americanos compram cada vez mais couro do Brasil. Embora a região amazônica seja um dos maiores fornecedores mundiais de carne bovina, cada vez mais para as nações asiáticas, o apetite global por couro acessível também significa que as peles cruas desses milhões de bovinos abastecem um lucrativo mercado internacional de couro avaliado em centenas de bilhões de dólares por ano.”

Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/sustentabilidade /como-bancos-de-couro-de-suvs-impulsionam-odesmatamento-da- amazonia, gj4g79la.html


A criação de gado na Amazônia tem acarretado uma série de impactos ambientais que comprometem recursos naturais importantes. São apontadas como atividades de degradação ambiental relacionadas à criação de gado na Amazônia a(s)

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: D
5: C