Questões de Vestibular
Sobre migrações em geografia
Foram encontradas 154 questões
Em 2023, o mundo atingiu o número de 114 milhões de pessoas deslocadas à força de seus países. Desse total, 710 mil vivem no Brasil. Dos refugiados instalados no Brasil, 560 mil são venezuelanos.
Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugiados-no-brasil/. Acesso em: 03 de set. 2024 (adaptado).
A cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, recebeu oficialmente, até o ano de 2022, 3.591 imigrantes venezuelanos. Esse número coloca Dourados como a quarta cidade no Brasil, proporcionalmente ao número de habitantes, que acolhe imigrantes da Venezuela. Sobre a imigração de venezuelanos para o Brasil, é correto afirmar que
As pessoas estão em constante movimento pelo território, essencialmente em busca de novas e melhores perspectivas e condições de vida. A mobilidade populacional pelo espaço geográfico é chamada migração. [...] Movimentos migratórios ocorreram praticamente em todas as épocas da história da humanidade e não é diferente no mundo atual. [...] Os motivos das migrações são os mais variados e, embora haja razões naturais para alguns movimentos migratórios (secas, terremotos, enchentes e desastres ambientais), além de motivações políticas e guerras, na maioria das vezes, eles são impulsionados por fatores socioeconômicos. [...] Nas últimas décadas, por exemplo, intensificou-se a chamada “migração de cérebros”: trabalhadores e pesquisadores altamente qualificados que emigram para regiões desenvolvidas ou que estão em um processo ascendente de desenvolvimento. O termo, também, é denominado como “fuga de cérebros”, pois são doutores, pesquisadores, trabalhadores técnicos que deixam de contribuir com seus conhecimentos no país natal. O Brasil é um país que faz parte dessa realidade, pois não são poucos os pesquisadores e os trabalhadores qualificados que saíram daqui nos últimos tempos, especialmente os envolvidos em ciência e tecnologia.
Boulos Júnior, Alfredo Multiversos: ciências humanas: populações, territórios e fronteiras: ensino médio / Alfredo Boulos Júnior, Edilson Adão Cândido da Silva, Laercio Furquim Júnior. -- 1. ed. -- São Paulo: FTD, 2020. Adaptado.
Analise as assertivas a seguir sobre o referido tipo de migração
I) Diversas causas podem estar associadas a esse fenômeno, sendo uma delas a questão da baixa empregabilidade, isto é, dificuldade que essas pessoas têm de encontrar uma oportunidade de trabalho nas suas respectivas áreas, o que as obriga a migrar para outras áreas do conhecimento. II) A debandada de profissionais de alto nível acontece, também, quando há baixos investimentos destinados à ciência e à tecnologia, o que resulta, entre outros, na redução de verbas disponíveis aos cursos de pós-graduação e em um menor número de bolsas de pesquisa destinadas aos programas de pesquisa nas universidades e Institutos de Ensino Superior, levando, muitas vezes, alunos e professores a buscarem alternativas, no exterior, para continuarem seus trabalhos. III) As consequências dessa emigração é, dentre outras, a escassez de profissionais qualificados no país de origem e, no médio e no longo prazo, a falta desse capital humano impacta o desenvolvimento científico e tecnológico, podendo causar prejuízos à economia e ao desenvolvimento interno. IV) A conjuntura política de um país influencia na saída de profissionais qualificados, pois esses são dependentes politicamente dos governos locais. Por isso, migram para países com tendências para gestões autoritárias.
Estão corretas, apenas, as seguintes assertivas:

Adaptado de dailymail.co.uk, 29/06/2022.
Um fator demográfico que contribui para explicar a proporção de idosos na região metropolitana de Londres é:
O texto do historiador Boris Fausto traz informações sobre São Paulo dos anos 1930. A partir do fragmento, assinale a alternativa correta.
Os gráficos mostram a variação nas taxas de emigração, imigração, mortalidade e natalidade de uma dada população de mamíferos ao longo de 20 anos.
Com base nesses gráficos, o tamanho dessa população deve
Observe o mapa a seguir:
BRASIL: migrações internas (1950-1970)
Fonte: SILVA, G. E. R. Migrações negociações espaciais e dinâmica demográfica de Valparaíso de Goiás-GO: rupturas e continuidades. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2017, p. 60.
Sobre os processos migratórios internos no Brasil, entre 1950-1970, analise as afirmativas a seguir:
1. A Região Nordeste nos períodos destacados é considerada uma área de emigração devido, entre outros fatores, a baixa oferta de emprego, a concentração desigual de terras e pelas secas no sertão.
2. A migração para a Região Centro-Oeste, nos períodos destacados, aconteceu em decorrência da construção de Brasília e com o início do plantio do trigo e da soja.
3. Entre as décadas de 1960 e de 1970 foi observado no território brasileiro um expressivo movimento migratório das cidades para o campo.
4. A migração de retorno, ou seja, a volta de migrantes nordestinos para os estados e municípios de origem aconteceu a partir de 1960 com o incentivo governamental a industrialização da região nordestina.
5. A industrialização da Região Sudeste, principalmente os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foi um dos principais motores da imigração no território brasileiro.
Estão CORRETAS apenas:
Assinale a alternativa que preenche as lacunas do texto.
Na segunda metade do século XIX, o Brasil estimulou, principalmente, a imigração de origem europeia devido
I. à abolição da escravidão e às dificuldades de reposição de mão de obra.
II. à necessidade de povoar seu território de forma mais efetiva.
III. ao desejo das elites em promover o branqueamento da população.
Estão corretas as afirmativas:
Com relação à influência dos processos migratórios na formação populacional brasileira, marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.
( ) As políticas migratórias pautavam-se por um “modelo ideal de trabalhador”, no qual predominava a forma capitalista de produção. ( ) As políticas migratórias oficiais, na segunda metade do século XIX, ressaltaram o interesse de preservar a ascendência europeia na composição étnica da população. ( ) As imigrações europeia e asiática tiveram como propósito a ocupação das vagas ociosas na indústria nascente, diante da ausência de qualificação dos ex-escravos. ( ) O direcionamento dos fluxos migratórios fez com que existisse maior concentração de afrodescendentes nas regiões Sul e Centro-Oeste. ( ) A imigração japonesa no Paraná foi favorecida pela fácil adaptação dos japoneses aos costumes ocidentais e por serem habituados ao trabalho com as monoculturas.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Com base na leitura dos documentos gráficos, verifica-se que
Considerando as informações contidas no gráfico, assinale a afirmativa CORRETA.

CNBB: Imigração venezuelana para o Brasil aumenta vertiginosamente nos últimos dois anos. Disponível em: <http://www. cnbb.org.br/imigracao-venezuelana-para-o-brasil-aumentavertiginosam
Pode-se perceber, a partir da observação do gráfico, um incremento significativo nos pedidos de refúgio para o Brasil por parte dos venezuelanos. Marque a única afirmativa correta sobre este fenômeno migratório recente, suas causas e consequências:
Examine o mapa.
Migração na década de 2000
Diferentemente do padrão registrado desde a década de
1950, um novo e importante fluxo migratório se estabeleceu
no Brasil. Esse novo padrão de deslocamento da população,
com maior vigor a partir dos anos 2000, corresponde à
In TAMDJIAN e MENDES. Geografia: Estudos para compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2013, p. 664.
Considerando o fragmento acima e com base em seus conhecimentos sobre a ocupação territorial do Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
Dentre os movimentos migratórios que ocorreram no Brasil no século XX, podemos destacar corretamente a migração de
Migrações internas no Brasil caracterizam-se por dois tipos principais: a intrarregional e a inter-regional. Migração intrarregional é entendida como a movimentação de pessoas dentro de uma mesma região. Neste último tipo de migração, é comum que trabalhadores de áreas agrícolas partam para outras áreas, onde há necessidade de mão de obra para o cultivo de algum produto – principalmente nos períodos de safra. Em geral, neste tipo de deslocamento, as pessoas regressam ao local de origem quando as condições que motivaram a saída temporária são resolvidas. No Nordeste, um exemplo deste tipo de migração ocorre entre os trabalhadores sem qualificação profissional que residem entre o Agreste e o Sertão e se deslocam até a Zona da Mata para realizarem o corte da cana-de-açúcar.
ALMEIDA, L.; RIGOLIN, T. Fronteiras da Globalização 3. São Paulo: Ática, 2014, p. 107. Adaptado.
O exemplo de migração interna mencionado é denominado: