Questões de Vestibular
Sobre geografia física em geografia
Foram encontradas 1.245 questões

(Imagem Ampliada)
A tundra e a taiga estão situadas predominantemente ao norte do paralelo 50°N e apresentam características naturais distintas. A respeito dos referidos biomas, assinale a alternativa correta.

(Disponível em https://www.cpa.unicamp.br/graficos. Acesso em 21/08/2024.)
O climograma do município de Campinas revela
O solo tem, em sua composição, substâncias sólidas, líquidas e gasosas. Entre as substâncias gasosas estão o gás carbônico, o óxido nítrico e o metano.
Sobre esses gases presentes no solo, assinale a alternativa CORRETA.
Analise as imagens a seguir:
Figura 1
Fonte: https://encurtador.com.br/Z9uWG Acesso em 24 de jun. de 2024.
Figura 2
Fonte: INMET, 2024.
A Figura 1 representa as massas de ar que atuam sobre a América do Sul. Já a Figura 2 representa o acumulado de chuvas em milímetros em 15 dias no Brasil entre 21/04/2024 e 06/05/2024. O elevado nível de chuvas sobre o estado do Rio Grande do Sul pode ser considerado como um evento extremo causado por uma conjunção de fenômenos meteorológicos.
É CORRETO afirmar como uma das causas deste evento extremo que:

Com base nas figuras acima, analise as seguintes asserções.
I. A Figura A indica o deslocamento dos ventos de monção no sentido oceano-continente, devido à formação de uma baixa pressão atmosférica continental, ocasionando chuvas abundantes durante o verão (junho a setembro). A Figura B representa o oposto, isto é, o deslocamento dos ventos de monção ocorre no sentido continente-oceano, devido à alta pressão continental, o que gera o período seco no inverno (dezembro a março).
II. Os deslocamentos dos ventos de monção contemplados nas Figuras A e B não estão necessariamente associados a uma condição de aquecimento desigual entre a massa de terra e o oceano ao longo do ano, uma vez que o padrão de circulação dos ventos é influenciado pela latitude, cobertura vegetal, correntes marítimas, continentalidade e maritimidade, elevação topográfica, direção e velocidade dos ventos.
III. A Figura A representa o deslocamento dos ventos de monção durante o verão (junho a setembro), em virtude do fato de que metade do subcontinente indiano se situa, no hemisfério sul, onde os ventos alísios sopram do Trópico de Capricórnio em direção à Linha do Equador. A Figura B demonstra o oposto, pois durante o inverno (dezembro a março) os ventos alísios sopram da Linha do Equador em direção ao Trópico de Capricórnio.
IV. Os ventos de monção, apresentados nas Figuras A e B, são regionais e fazem parte do padrão de circulação atmosférica secundário da Terra, cuja direção está associada a sistemas que envolvem alta e baixa pressões migratórias, ou seja, atuam conforme a sazonalidade climática (características de determinados períodos do ano).
Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções corretas.

(https://portal.iphan.gov.br)
Com base na imagem e em conhecimentos sobre Geomorfologia, afirma-se que a formação geológica da Pedra Furada está relacionada à

(https://arvoreagua.org. Adaptado.)
O climograma que representa as características das monções no Sul asiático é:
CLAUDINO-SALES, Vanda; MORTON. Roger. O ciclista espantado. Expressão Gráfica e Editora. Fortaleza-CE, 2022.
O trecho acima expressa dois conceitos naturais, quais sejam:
(Fonte: Atlas do Ceara 2008, Grafiset-PB)
São exemplos dessas serras úmidas cristalinas do Ceará:
Com base nas informações anteriores, faça o que se pede no item que é do tipo B.
Determine, em km, a distância percorrida em linha reta pela fumaça da queimada desde o foco em Ribeirão Preto até a UnB. Após realizar todos os cálculos solicitados, despreze, para a marcação no Caderno de Resposta, a parte fracionária do resultado final obtido, caso exista.
750
Apesar da utilidade de todos os recursos tecnológicos, a produção agropecuária ainda depende amplamente da fertilidade natural do solo, da qualidade de sementes nativas e da distribuição regular de chuvas.
Imagens de satélites e sensores são utilizadas nas atividades agropecuárias como fontes de dados para a identificação de problemas, a adoção de soluções, o monitoramento da produção e a construção de modelos que permitam aumentar a produtividade e a lucratividade das empresas.
Os sistemas de irrigação e uso de recursos hídricos controlados de modo automático ou por operador humano são indispensáveis para a produção agrícola em períodos de seca ou baixa pluviosidade.
