O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Oferta relâmpago: Compre qualquer curso do TCU e ganhe 20% OFF + 1 mês de assinatura Premium! Aproveitar agora!

Questões de Vestibular de Geografia - Cartografia

Foram encontradas 130 questões

Ano: 2018 Banca: UNESPAR Órgão: UNESPAR Prova: UNESPAR - 2018 - UNESPAR - Vestibular |
Q961114 Geografia

O objetivo das representações é comunicar um assunto ao leitor. Representações cartográficas que contêm informações temáticas são chamadas de mapas temáticos e trazem informações a respeito da organização do espaço geográfico no passado ou na atualidade. Para que as informações sejam apresentadas de maneira visualmente organizada e clara, os mapas temáticos devem seguir regras como serem confeccionados em diferentes escalas e possuírem um tema. Neste sentido, o mapa apresentado a seguir é do tipo:


Fonte: IBGE. Disponível em:<https://portaldemapas.ibge.gov. br/portal.php #mapa32> . Acessado em: 21/08/2018.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2018 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Prova: IF-MT - 2018 - IF-MT - Vestibular |
Q958024 Geografia

A Cartografia é a ciência de produção de mapas e tem inúmeras formas de fazê-lo. O uso do mapa com determinada técnica ou estilo em detrimento do outro é que determina a ideologia contida nele.

Na figura abaixo, apresentamos dois mapas mundi confeccionados com técnicas distintas.

A técnica apresentada no Mapa II destaca um determinado tema, a partir das distorções nas áreas dos países ou continentes.



Marque a alternativa que apresenta a técnica utilizada no Mapa II.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q956733 Geografia
A generalização cartográfica é o processo que permite reconstruir em um mapa a realidade, mantendo seus traços essenciais.


Um fator importante nesse processo de generalização cartográfica é
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2018 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2018 - USP - Vestibular - Primeira Fase |
Q949382 Geografia

A Litosfera é fragmentada em placas que deslizam, convergem e se separam umas em relação às outras à medida que se movimentam sobre a Astenosfera. Essa dinâmica compõe a Tectônica de Placas, reconhecida inicialmente pelo cientista alemão Alfred Wegener, que elaborou a teoria da Deriva Continental no início do século XX, tal como demonstrado a seguir.



As bases da teoria de Wegener seguiram inúmeras evidências deixadas na superfície dos continentes ao longo do tempo geológico. Considerando as figuras e seus conhecimentos, indique o fator básico que influenciou o raciocínio de Wegener.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q948844 Geografia
Dois amigos planejaram assistir à abertura da Copa do Mundo em Moscou. Eles partiram no dia 10 de junho de 2018 do Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek (Brasília), situado a 45° de longitude Oeste, às 16 horas, com destino ao Aeroporto de Heathrow (Londres), situado a 0° de longitude. O voo teve duração de 10 horas. Os dois amigos esperaram por três horas para partirem em direção ao Aeroporto Internacional Domodedovo (Moscou), situado a 60º de longitude Leste, e o segundo voo durou quatro horas.
Com base nessas informações e considerando que o continente europeu adota, neste período do ano, o horário de verão, que adianta os relógios em uma hora, indique o dia e a hora em que os dois amigos chegaram ao Aeroporto Internacional Domodedovo em Moscou.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: D
5: C