Questões de Vestibular de Economia - Teoria da produção

Foram encontradas 13 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182630 Economia
É bom observar que um produto acabado oferece sempre, a partir desse instante, um mercado para outros produtos, equivalente a todo o montante de seu valor. Com efeito, quando o último produtor acaba seu produto, seu maior desejo é vendê-lo para que o valor desse produto não fique ocioso em suas mãos. Por outro lado, porém, ele tem igual pressa de desfazer-se do dinheiro que sua venda propicia, para que o valor do dinheiro não fique ocioso. Ora, não é possível desfazer-se do dinheiro senão procurando comprar um produto qualquer. Vê-se, portanto, que o fato da criação de um produto abre, a partir desse mesmo instante, um mercado para outros produtos.
SAY, J. B. Tratado de Economia. In: Os Economistas. São Paulo. Abril Cultural, 1983 (adaptado).
Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A Lei de Say afirma que haverá sempre demanda suficiente para absorver a produção corrente independente do seu nível.
PORQUE
II. As condições para a existência de demanda pelas mercadorias, entendidas como vontade e capacidade de comprar, estão determinadas em seu próprio ato de produção.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182620 Economia
No curto prazo, uma empresa depara-se com, pelo menos, um de seus fatores fixos. A análise da capacidade de oferta da empresa considera o seu produto médio (PMe) e o produto marginal (PMg). A tabela apresentada a seguir mostra um problema de produção de determinada empresa pesqueira, a qual possui quatro barcos e duas regiões para pesca — leste e oeste. Os valores da tabela mostram o volume de pesca (em quilos de peixe por dia) e as possibilidades de acordo com a alocação dos barcos.
Regiões de pesca - produtos médio, marginal e total
Imagem associada para resolução da questão
FRANK, R. H. Microeconomia e Comportamento. 8. ed. Porto Alegre: AMGH Editora/McGraw-Hill, 2013 (adaptado).

Nessa situação, haja vista a necessidade de alocar os quatro barcos de pesca no dia, essa empresa pesqueira
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182613 Economia
Dois países, Alpha e Beta, trabalham em regime de autarquia, isto é, são autossuficientes e não fazem comércio internacional entre seus produtos 1 e 2. A Tabela 1, apresenta a distribuição de horas de trabalho necessárias para a produção desses bens. A Tabela 2 apresenta o custo de oportunidade no caso de Alpha e Beta passarem a transacionar seus bens livremente.
Imagem associada para resolução da questão


Considerando-se o modelo das vantagens comparativas de David Ricardo, se esses países passassem a comercializar entre si,
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Ciências Contábeis |
Q1271460 Economia

Produção por mês                                    País A                País B

Pão em centos                                             600                       100

Camisa em unidades                                   200                       100

Custo de oportunidade do pão             1/3 de camisa           1 camisa

Custo de oportunidade da camisa       3 centos de pão     1 cento de pão 


Sabendo-se que o princípio dos custos de oportunidade permite explicar os benefícios da especialização produtiva e do comércio internacional, permitindo o estabelecimento de quanto um bem x vale em termos de um bem y, a análise do quadro permite concluir que é vantagem para o país A se especializar na produção de camisa e para o país B, na produção de pão. 

Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Ciências Contábeis |
Q1271443 Economia
Embora o conceito de custo marginal considere a variação do custo total – a soma dos custos variáveis com o custo fixo —, decorrente de uma unidade adicional do produto, o seu cálculo não sofre nenhuma influência do custo fixo, de maneira que estimar o custo marginal pelo custo total ou pelo custo variável chega exatamente no mesmo resultado.
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: D
4: E
5: C