Questões de Vestibular de Economia - Macroeconomia

Foram encontradas 32 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182634 Economia
A curva de Phillips, em sua forma moderna, enuncia que a taxa de inflação depende de três forças: inflação esperada; desvio do desemprego em relação à taxa natural, também chamada de desemprego cíclico; e choques de oferta. Essas três forças estão expressas na equação π = πe – β (uun ) + v, em que π é a inflação, πe a inflação esperada, (uun) corresponde ao desemprego cíclico, β mede a relação entre inflação e desemprego, e v mede o choque de oferta.
MANKIW, N. G. Macroeconomia. São Paulo: Editora Atlas, 2021 (adaptado).
Quanto à curva de Phillips, avalie as afirmações a seguir.
I. A relação entre inflação e desemprego é negativa e expressa pelo valor de β.
II. A curva de Phillips é usada para as seguintes finalidades: descrever o lado da demanda da economia em modelos macroeconômicos; medir o impacto do desvio do produto em relação ao seu nível potencial na taxa de inflação; medir a inércia inflacionária; e realizar previsões.
III. Os modelos de curva de Phillips têm como objetivo medir a expectativa de inflação, a partir das variáveis da equação relacionadas à inflação e ao desemprego.
IV. As expectativas das famílias e empresas, no Regime de Metas de Inflação, repercutem nas decisões de política monetária.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182633 Economia
A publicação da obra A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, em 1936, por John Maynard Keynes, foi fundamental para que os economistas se deparassem com duas das principais abordagens acerca da relação entre investimento e poupança. A visão mais convencional se alicerçava na hipótese de que a poupança prévia seria condição necessária para a realização do investimento; por outro lado, para Keynes, a poupança era resultado do investimento.
As correntes do pensamento econômico apresentam visões distintas sobre as relações entre o investimento (I) e a poupança (S). Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir.
I. O comportamento dos poupadores não condiciona a realização de investimentos, de acordo com a abordagem neoclássica.
II. O investimento determina a poupança, pois, ao estimular a demanda agregada, ele induz um aumento na renda e na poupança, segundo o princípio da demanda efetiva de Keynes.
III. O investimento, no mercado de fundos emprestáveis, é determinado pela poupança, e a taxa de juros é responsável pela igualdade entre poupança e investimento (S = I), no modelo clássico, de acordo com a Lei de Say.
IV. A taxa de juros, para o modelo clássico, é determinada pela produtividade marginal do capital e pela preferência intertemporal dos indivíduos; tal análise difere da perspectiva de Keynes, que analisa a taxa de juros como resultante da preferência por liquidez, dada a oferta de moeda.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182626 Economia
O chamado "Consenso de Washington" predominou como receituário de política econômica durante a década de 1990. Entre suas propostas, incluía-se a liberalização comercial e financeira. Nesse mesmo período, observou-se uma predominância, para um conjunto grande de países, de medidas de maior flexibilidade para o fluxo de capitais estrangeiros.
Considerando as implicações da adoção do aumento do grau de mobilidade de capitais em determinado país e o referencial teórico do modelo IS-LM-BP para uma pequena economia aberta, avalie as afirmações a seguir.
I. O aumento do grau de mobilidade de capitais, preconizado pelo Consenso de Washington, sob o regime de taxas de câmbio flutuantes, aumenta o poder da política fiscal de amortizar choques exógenos sobre a demanda agregada.
II. A adoção de perfeita mobilidade de capitais resultará em uma política fiscal sem efeito sobre o produto no novo equilíbrio, se o regime cambial for o de taxa de câmbio fixa.
III. A política monetária expansionista, supondo-se o regime de taxa de câmbio flutuante e a adoção de perfeita mobilidade de capitais, é capaz de aumentar o produto no novo equilíbrio.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182625 Economia

Considere o gráfico seguinte, em que Y* é o produto de equilíbrio e i* consiste na taxa de juros de equilíbrio.


Equilíbrio dos mercados de Bens e Serviços e Monetários

Imagem associada para resolução da questão



Com base no gráfico apresentado, avalie as afirmações a seguir.


I. Uma diminuição da carga tributária deslocaria a curva IS para cima (direita) e provocaria um aumento da taxa de juros de equilíbrio e da renda.


II. Uma compra de títulos, por parte da autoridade monetária, deslocaria a curva LM para cima (esquerda), o que provocaria um aumento da taxa de juros de equilíbrio e uma redução da renda da economia.


III. Um aumento dos gastos autônomos deslocaria a curva de equilíbrio de bens e serviços para cima, o que, consequentemente, aumentaria a taxa de juros e a renda de equilíbrio.


IV. Uma política monetária restritiva provocaria, no equilíbrio IS-LM, um deslocamento da curva LM para baixo (direita) e uma redução das taxas de juros, o que, por sua vez, incentivaria um aumento dos investimentos e da renda.



É correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182623 Economia
Em um país com alta mobilidade de capitais e câmbio administrado pelo Banco Central em certo intervalo de variação (bandas cambiais), os agentes econômicos, quando pressentem a iminência de uma crise cambial, buscam converter seu capital em moeda estrangeira e(ou) manter sua riqueza fora do país. Diante de uma fuga de capitais, o Banco Central tem alguns mecanismos de defesa para conter a especulação cambial e evitar perda nas reservas internacionais.
Nesse contexto, a melhor aplicação dessas medidas em uma suposta crise cambial consiste em
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: A
5: E