Questões de Vestibular de Economia - Desenvolvimento e Crescimento Econômico

Foram encontradas 11 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182629 Economia
O desenvolvimento, no sentido em que o tomamos, é um fenômeno distinto, inteiramente estranho ao que pode ser observado no fluxo circular ou na tendência para o equilíbrio. É uma mudança espontânea e descontínua nos canais do fluxo, perturbação do equilíbrio, que altera e desloca para sempre o estado de equilíbrio previamente existente.
É o produtor que, via de regra, inicia a mudança econômica, e os consumidores são educados por ele, se necessário; são, por assim dizer, ensinados a querer coisas novas, ou coisas que diferem em um aspecto ou outro daquelas que tinham o hábito de usar. Portanto, apesar de ser permissível e até necessário considerar as necessidades dos consumidores como uma força independente e, de fato, fundamental na teoria do fluxo circular, devemos tomar uma atitude diferente quando analisamos a mudança.
Produzir significa combinar materiais e forças que estão ao nosso alcance. Produzir outras coisas, ou as mesmas coisas com método diferente, significa combinar diferentemente esses materiais e forças. Na medida em que “novas combinações” podem, com o tempo, originar-se das antigas por ajuste contínuo mediante pequenas etapas, há certamente mudança, possivelmente crescimento, mas não um fenômeno novo nem um desenvolvimento em nosso sentido.
SCHUMPETER, J. A. A teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1997 (adaptado).

Considerando o processo de desenvolvimento econômico, segundo Schumpeter, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182619 Economia
Uma das formas de analisar o processo de crescimento econômico de um país é pela elaboração de modelos formais de crescimento. (i) O primeiro modelo específico de crescimento surgiu na década de 1930; neste primeiro modelo, de tradição keynesiana, tem-se o investimento líquido como a chave para o crescimento econômico, porém não se define como obtê-lo. (ii) Posteriormente, foi formulado um modelo que trouxe mudanças para a análise do crescimento, permitindo a substituição de capital por trabalho e introduzindo a contabilidade do crescimento e a análise de produtividade total dos fatores; neste modelo, no entanto, há uma limitação: o motor do crescimento é exógeno. Na década de 1980, dois novos modelos vencem esta limitação, ao considerarem, respectivamente, (iii) os gastos em pesquisa e desenvolvimento e (iv) os gastos com capital humano como fatores-chave para o crescimento econômico.
As descrições apresentadas em (i), (ii), (iii) e (iv) no texto referem-se, respectivamente, aos modelos teóricos de
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182614 Economia
Para analisar as diferenças salariais entre homens e mulheres, ou entre outros grupos populacionais, de maneira simples, estima-se uma regressão de remuneração em função de um conjunto de variáveis. Nestes termos, um pesquisador estimou as equações apresentadas na tabela, separadamente para homens e mulheres, usando o salário por hora trabalhada (em R$) em função da experiência (em anos de trabalho) e do nível de educação (em anos completos de estudo), para uma amostra de trabalhadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2016.
Resultados das regressões, com as indicações de erro-padrão Imagem associada para resolução da questão
 * significância ao nível de 5% IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), 2016 (adaptado).

Tomando como válidas as hipóteses clássicas de regressão e considerando os resultados fornecidos, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Ciencias Economicas |
Q1906665 Economia

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) analisou o efeito da desigualdade de renda sobre a condição de saúde individual no Brasil, tendo por base espacial os municípios brasileiros. A variável utilizada para analisar a desigualdade foi o coeficiente de Gini, enquanto a probabilidade de ser saudável foi baseada nas autodeclarações dos cidadãos, extraídas das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domícilio (PNADs). As conclusões estão apresentadas no gráfico. Com base nessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

Imagem associada para resolução da questão

I. Existe relação negativa entre desigualdade de renda e a proxy para saúde, de modo que políticas públicas que visem reduzir a desigualdade de renda tendem a gerar efeitos positivos sobre a saúde da população. PORQUE II. Quanto maior o coeficiente de Gini, isto é, quanto mais perto da perfeita igualdade = 1, menor a probabilidade de as pessoas se autodeclararem saudáveis.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBMEC Órgão: ENADE Simulado Prova: IBMEC - 2022 - ENADE Simulado - Ciencias Economicas |
Q1906664 Economia

Os dados da tabela apresentam a evolução dos principais indicadores de desenvolvimento econômico selecionados de dados do Banco Mundial, relativos ao Brasil no período de 1990 a 2014. A partir dos dados apresentados e da dinâmica observada em relação aos indicadores de produção, sociais e ambientais para o período, avalie as afirmações a seguir.


Imagem associada para resolução da questão I. O Brasil vem apresentando resultados positivos em seus indicadores sociais, tais como a menor incidência de pobreza, maior expectativa de vida ao nascer e menores taxa de mortalidade infantil.
II. Os indicadores de produção e renda sinalizam um aumento da capacidade produtiva, com maior estabilidade no nível de preços e definição da indústria como indutora da dinâmica produtiva.
III. O país vem demonstrando uma tendência de expansão no comércio exterior, mediante o aumento na parcela de exportações de produtos de elevado conteúdo tecnológico a partir de 2000.
IV. Em relação às três dimensões de desenvolvimento sustentável, percebe-se que os indicadores associados à dimensão social melhoraram mais que os indicadores associados às dimensões produtiva e ambiental.
É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: C
5: B