O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Vote QC na final do Prêmio iBest!

Vote aqui

Questões de Vestibular de Sociologia - Cidadania e movimentos sociais

Foram encontradas 51 questões

Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular - Filosofia e Sociologia 2° Dia |
Q1403716 Sociologia
Uma sociedade multicultural é aquela que, em um mesmo território, abriga povos de origens culturais distintas entre si. As relações entre esses grupos podem ser de aceitação e tolerância ou de conflito e rejeição. Isso vai depender da história da sociedade em questão, das políticas públicas propostas pelo Estado e, principalmente, do modo específico como a cultura dominante do território é imposta ou se impõem para todas as outras.
Disponível em: https://www.infoescola.com/sociologia/multiculturalismo/. Acesso em 07.07.2019.

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre os fatores que contribuíram para o surgimento das sociedades multiculturais.

( ) O fenômeno da globalização e o desenvolvimento acelerado dos meios de transporte e das tecnologias de comunicação aproximaram diferentes regiões do mundo.
( ) Com a “americanização” do mundo, que buscou hegemonizar os padrões culturais globais, as culturas tradicionais se fortaleceram, reagindo contra a massificação dos modos de ser.
( ) Incentivados pelo cenário criado pela globalização, os movimentos migratórios se adequam à cultura das nações que os recebem, reforçando sua cultura local.
( ) O cenário pós-colonial gera um processo de resgate das culturas tradicionais locais e, ao mesmo tempo, pela ligação histórica, desencadeia um movimento migratório para os países colonizadores.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular - Filosofia e Sociologia 2° Dia |
Q1403714 Sociologia

Numere, corretamente, os conceitos, abaixo apresentados, de acordo com a seguinte indicação:


1. ideologia;

2. modernidade;

3. movimento social;

4. globalização.


( ) Expressão da organização da sociedade civil, formada por ações coletivas, onde os indivíduos têm como objetivo alcançar mudanças sociais mediante ações e debates políticos em um determinado contexto na sociedade.

( ) Conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.

( ) Processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. Remete à atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo.

( ) Período influenciado pelo Iluminismo, em que o homem passa a se reconhecer como um ser autônomo, autossuficiente e universal, e a se mover pela crença de que, por meio da razão, se pode atuar sobre a natureza e a sociedade.


A sequência correta, de cima para baixo, é:


Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular - Filosofia e Sociologia 2° Dia |
Q1403704 Sociologia
O inchaço das grandes cidades brasileiras, em decorrência da migração da população campesina, fez surgir realidades caóticas nas metrópoles. Em razão disso, importantes movimentos sociais urbanos surgem contestando a lógica político territorial brasileira, responsável por deixar milhões de pessoas em condições precárias, ou, até mesmo, sem moradia.

DIAS, Luan Guilherme; SILVA, Juvêncio Borges. Pensar, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 1-13, abr./jun. 2018, p. 5. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/rpen/article/download/6450/pdf

Sobre movimentos sociais urbanos, é correto dizer que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2016 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2016 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 3ª Etapa |
Q1403496 Sociologia
Com base nos conhecimentos sobre os elementos constitutivos dos movimentos sociais, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) A posição social é um elemento fundamental na formação da solidariedade, imprescindível para o aparecimento de um movimento social. ( ) Os movimentos sociais pressupõem uma organização, mesmo que essa seja desvinculada de um corpo dirigente fixo. ( ) A situação de opressão, unicamente, não basta para a eclosão de um movimento social, precisando existir, no grupo, a percepção da opressão e a identificação de interesses comuns.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2017 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2017 - UNICENTRO - Vestibular - Sociologia |
Q1401346 Sociologia
Sobre o contexto histórico e social do movimento protestante, considere as afirmativas abaixo.
I) Muita convulsão política, social e religiosa havia no final da Idade Média, revoltas dos camponeses, guerras, epidemias, o declínio do Feudalismo e da liderança dos Papas e da Igreja. A população se ressentia dos abusos da Igreja e da sua falta de propósitos e corrupção. II) Muita violência, baixa expectativa de vida, contrastes e desigualdades sociais e econômicas às vésperas da Reforma, havia até mesmo certa revolta com a chamada “matemática da salvação” ou “religiosidade contábil” que tratava pecados como débitos e as boas obras como créditos e a venda de “indulgências” para perdão das penas temporais do pecado. III) Nos séculos XIV e XV, alguns movimentos esporádicos de protestos surgiram contra os ensinos e práticas da Igreja medieval e alguns líderes foram chamados de pré-reformadores: João Wycliff (1325-1384), João Huss (1372-1415) e Jerônimo Savonarola (1452-1498), por combaterem irregularidades e imoralidades do Clero, condenar superstições, peregrinações, veneração de santos, celibato e as pretensões papais.
Está correto o contido em:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: A
5: E