O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Acaba em 1 dia

Planos até 45% OFF. Aqui você tem tudo o que precisa em um só lugar. Vem! 😊

SAIBA MAIS

Questões de Vestibular de Biologia - Evolução biológica

Foram encontradas 358 questões

Ano: 2020 Banca: UniREDENTOR Órgão: UniREDENTOR Prova: UniREDENTOR - 2020 - UniREDENTOR - Vestibular - Medicina - Vagas Remanescentes |
Q1406131 Biologia
Em três meses, meio bilhão de abelhas foram encontradas mortas no Brasil. É o que aponta o levantamento da Agência Pública e Repórter Brasil. “O que acontece é que as abelhas precisam buscar néctar e pólen das flores e elas acabam visitando as plantações, e esse uso de agrotóxicos, que aqui no Brasil está se tornando cada vez mais intenso e prejudicial, acaba por levar à morte essas abelhas” (Texto adaptado de: https://jornal.usp.br/atualidades/mort e-de-meio-bilhao-de-abelhas-econsequencia-de-agrotoxicos/). Só no ano de 2019 foram liberados mais de 150 tipos de agrotóxicos no Brasil, dos quais mais de 50 são proibidos na grande maioria dos países agrícolas. A morte das abelhas significa muito mais que a perda do setor de produtos de mel e derivados, pois toda agricultura tende a reduzir a produção de frutos e grãos, uma vez que são as abelhas as responsáveis pela polinização, processo necessário ao desenvolvimento dos frutos e sementes. Do ponto de vista evolutivo, não tem como substituir, na grande maioria dos vegetais agricultáveis, a função essa função primordial das abelhas. De acordo com o texto, assinale a alternativa correta que indica o nome da relação evolutiva entre abelhas e plantas com flores.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1405479 Biologia

LANÇADO PROJETO PARA PREVENIR

RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS


A resistência microbiana aos antibióticos vem aumentando rapidamente em todo o mundo e, em particular, no ambiente hospitalar. Para mudar esse quadro, a Anvisa, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e com a Coordenação Geral de Laboratórios em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde, está implantando a Rede de Monitoramento e Controle da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde – Rede RM.

O uso indiscriminado e equivocado de antibióticos facilita o surgimento de bactérias e outros microrganismos cada vez mais resistentes, reduzindo a eficácia dos medicamentos.

Disponível em: http://www.anvisa.gov.br Acesso em: 10 de agosto de 2015.


Os antibióticos, desde a descoberta da penicilina por Sir Alexander Fleming, pareciam ser a resposta para o tratamento das infecções bacterianas. Percebe-se, no entanto, uma dificuldade cada vez maior na sua utilização. O fenômeno relatado no texto – a resistência aos antibióticos – relaciona-se diretamente a um dos grandes princípios ou teorias enunciados em Biologia ao longo da história dessa ciência e resumidos nas alternativas seguintes. Assinale aquela que corresponde ao fenômeno em questão.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular - EAD - Prova 04 |
Q1404744 Biologia
A diversificação dos vegetais ocorreu a partir do Paleozóico e, desde então, constituem organismos bem sucedidos evolutivamente, capazes de ocupar diferentes ambientes. No grupo das pteridófitas, um grande avanço evolutivo favoreceu a adaptação de muitas espécies no ambiente terrestre. Esse grupo de plantas foi considerado o ancestral das coníferas e das frutíferas por apresentar
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2017 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2017 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 3ª Etapa |
Q1404196 Biologia
A teoria moderna da evolução ou teoria sintética da evolução considera três fatores evolutivos principais:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular - Biologia |
Q1403941 Biologia
Quando uma população sofre grave desnutrição, uma grande parcela dos indivíduos morre. Sobrevivem as pessoas que têm “genes mais poupadores de energia”. Como, durante a evolução, a humanidade passou por vários períodos de fome, somos os descendentes daqueles que tinham organismos capazes de estocar o máximo de energia. (SEGATTO, 2019.)
A partir das informações contidas no texto, é correto afirmar:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: A
5: C