Questões de Vestibular de Administração Geral

Foram encontradas 154 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Administração Pública |
Q2179132 Administração Geral
Durante a pandemia da Covid-19, a prefeitura de um município brasileiro implantou uma ferramenta de inteligência de negócios (Business Intelligence – BI) para apoio à tomada de decisões dos gestores. O cenário era caótico no ápice da pandemia: poucos recursos, hospitais colapsando e pessoas confusas e desinformadas. Com a construção de painéis de indicadores (dashboards), o prefeito pretendia transmitir mais informações à população e garantir a transparência dos atos, para que as pessoas fossem informadas da situação do município, a fim de diminuir a divulgação de notícias falsas (fake news), que circulavam na cidade. Ao mesmo tempo, com essa medida, todos os secretários municipais teriam melhores condições de tomar suas decisões.
Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: https://bit.ly/Painel-Covid-19-VR. Acesso em: 16 jul.2022.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A ferramenta Business Intelligence (BI), que contém informações, métricas e indicadores de uma organização ou de uma política pública que auxiliam no processo de tomada de decisões, pode ser utilizada em qualquer nível de gestão, apesar de ser empregada principalmente no nível estratégico.
PORQUE
II. As decisões estratégicas são as que determinam os objetivos da organização como um todo, seus propósitos e sua direção; assim é necessário que dados e informações de diversas fontes sejam corretamente coletados e tratados desde o nível operacional, para que sejam conhecidos os elementos relevantes para o alcance dos objetivos organizacionais e/ou de uma política pública específica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Administração Pública |
Q2179119 Administração Geral
Considerando o resultado positivo alcançado com ações pontuais, os gestores públicos passaram a adotar a gestão por processos como um instrumento contínuo de gestão. A gestão por processossurge como uma metodologia consolidada tanto na iniciativa privada quanto nas organizações públicas por meio da qual se visa alcançar melhores resultados com o aperfeiçoamento dos processos de trabalho. Essa gestão, de forma contínua, envolve conhecer, analisar, mudar e monitorar as rotinas de trabalho.
BRASIL. Procuradoria-Geral da República. Secretaria Jurídica e de Documentação. Manual de gestão por processos. Secretaria Jurídica e de Documentação/Escritório de Processos Organizacionais do MPF. Brasília: MPF/PGR, 2013 (adaptado).
Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Toda organização pública desenvolve atividades que podem ser enquadradas como processos, por meio dos quais, de forma integrada, visa-se atingir os objetivos que estão relacionados diretamente à sua missão institucional.
PORQUE
II. O cumprimento dos objetivos principais de um órgão público é consequência direta do aperfeiçoamento dos processos de trabalho, por meio do qual visa-se estabelecer regras norteadoras básicas e, assim, conferir racionalidade, eficiência e transparência aos processos de elaboração, execução e controle orçamentário do órgão público.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Administração Pública |
Q2179118 Administração Geral
Em um dado município brasileiro, o prefeito decidiu realizar uma reforma administrativa. A ideia geral envolvia criar um órgão de controle interno (Controladoria) para a fiscalização, principalmente, das finanças e das compras públicas, conforme as recomendações do Tribunal de Contas. Durante a discussão da reforma, o prefeito ouviu sugestões de vários secretários e especialistas, sendo proposto o organograma a seguir.
Imagem associada para resolução da questão


Com base na proposta de estrutura organizacional apresentada, avalie as afirmações a seguir.
I. O organograma proposto é adequado, pois vincula o órgão de controle interno (Controladoria) às duas principais secretarias de fiscalização: Fazenda e Administração.
II. O modelo apresentado, apesar de adequado, dificultará a comunicação, uma vez que tanto o Secretário de Fazenda quanto o de Administração terão comando na Controladoria.
III. A Controladoria Municipal, no organograma apresentado, constitui um órgão de linha que terá ação de comando, tornando essa configuração inadequada.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos |
Q2174152 Administração Geral
A cultura organizacional é o jeito de ser e de fazer de uma empresa, o modo como ela resolve os problemas, como lida com a trama organizacional que sustenta ou não as vantagens competitivas do negócio. Apesar de muitas vezes invisível, a cultura orienta ou desorienta as ações na organização, alavancando resultados ou impedindo que eles sejam atingidos.
Disponível em: https://www.valor.com.br/carreira/5264285/quetal-tratar-da-cultura-corporativa-em-2018. Acesso em: 5 jul. 2022 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e a relação entre cultura e clima organizacionais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em sua essência, a pesquisa acerca do clima organizacional procura encontrar problemas e deficiências pontuais em relação ao conjunto de valores vigentes na empresa.
PORQUE
II. Uma cultura organizacional bem-definida garante consistência e coerência a ações e decisões, o que, efetivamente, proporciona melhores condições para o alcance de objetivos organizacionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos |
Q2174148 Administração Geral

TEXTO 1

Uma multinacional fabricante de eletrodomésticos acaba de anunciar uma nova meta global: a empresa, que atingiu 28% de mulheres em posições de liderança na América Latina em 2021, quer ter entre 40% e 60% dos seus cargos de líderes ocupados por mulheres até 2030.


A contratação recente de uma nova diretora de marketing para a América Latina faz parte dessa meta. Segundo a empresa, o principal poder da diversidade é abraçar as diferenças porque são elas que trazem mais criatividade e maior capacidade de buscar soluções para o cliente.


Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-mulher/2022/03/electrolux-tem-nova-meta-global-para-mais-mulheres-na-lideranca/. Acesso em: 18 jun. 2022 (adaptado).


TEXTO 2


Um estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho em 2019, com 14 mil empresas, mostra que empresas com políticas de equidade de gênero têm resultados melhores.


As figuras a seguir apresentam alguns resultados dessas organizações.


Imagem associada para resolução da questão



Considerando as informações apresentadas nos textos, avalie as afirmações a seguir no que se refere às características e aos estilos de liderança.


I. No mercado de trabalho, a liderança feminina reflete melhor habilidade para atrair e manter talentos, trazendo diversidade e inclusão para o contexto organizacional.


II. A liderança feminina é transformacional, com foco nas emoções, priorizando as ações e condutas humanizadas em relação às racionais.


III. A mulher exerce o estilo de liderança carismático, priorizando a harmonia, com ações menos direcionadas à produtividade no ambiente de trabalho.



É correto o que se afirma em

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: A