Questões da Prova UNEMAT - 2018 - UNEMAT - Técnico em Informática

Foram encontradas 20 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q910947 Segurança da Informação

WannaCry, o ransomware que fez o mundo chorar na sexta-feira [12 de maio de 2017].


O WannaCry é o ransomware que colocou boa parte do mundo (incluindo o Brasil) em um caos enorme, paralisando grandes órgãos, como o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), o TJSP, o INSS e muitos outros, afetando principalmente a Europa no começo do dia.


Disponível em <https://w w w .tecmundo.com.br/malw are/116652-w annacry-ransomw are-o-mundo-chorar-sexta-feira- 12.html> Acessoem jan. 2018.


Considerando ataques de segurança do tipo Ransomware, analise as asserções a seguir.

I. Ransomware é um tipo de código malicioso que sequestra os dados do usuário armazenados em um equipamento conectado à Internet, removendo seus dados para a nuvem sob domínio do sequestrador, e então é exigido pagamento de resgate (ransom) para devolver os dados para o equipamento do usuário e restabelecer o seu acesso.

II. A infecção pelo Ransomware pode ocorrer e se propagar de diferentes maneiras, podendo ocorrer por meio de anexo de e-mails ou hiperlinks que direcionam o usuário para o código malicioso.

III. O Ransomware/Locker facilita o acesso do usuário aos arquivos infectados e o Ransomware/Crypto descompacta os arquivos e bloqueia o acesso aos dados armazenados no computador infectado.

IV. O usuário deve manter o sistema operacional e os programas instalados atualizados no seu computador, para evitar infecção pelo Ransomware, ter um antivírus instalado, atualizado, e ser cauteloso ao clicar em links ou abrir arquivos.


Sobre a infecção por Ransomware assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.

Alternativas
Q910946 Redes de Computadores

Atualmente, raras são as empresas que hospedam seus websites e aplicações de rede em servidores instalados dentro delas mesmas. São utilizados servidores instalados em datacenters que oferecem a estrutura necessária para que os serviços operem de forma confiável. O gerenciamento dos servidores é feito de forma remota através de serviços e protocolos seguros.

Um dos protocolos utilizados para acesso remoto a servidores é o SSH (Secure Shell).

MORIMOTO, Carlos E. Redes guia prático: ampliada e atualizada. 2ª Ed. - Porto Alegre: Sul Editores, 2011. Pags 495 a 505.

MORIMOTO, Carlos E. Servidores Linux: guia prático. Porto Alegre: Sul Editores, 2011. Pags 511 a 550.


Considerando o acesso remoto a servidores rodando sistema operacional Linux, analise as asserções que seguem.


I. O protocolo SSH é nativo de sistemas Linux e por isso não há possibilidade de acesso remoto a partir de sistemas operacionais Windows ou outras plataformas.

II. O SSH utiliza chaves simétricas para fazer a autenticação. Uma Chave pública permite descriptografar dados, enquanto a chave privada permite criptografar esses dados.

III. O Linux permite que as configurações do sistema, instalação de novos programas, atualizações de segurança, instalação de um novo Kernel, possam ser efetuadas em “modo texto”, o que permite configurar o servidor e mantê-lo atualizado remotamente, por meio do protocolo SSH.

IV. O SSH é uma ferramenta que permite administrar máquinas remotamente, transferir arquivos de várias formas diferentes, encapsular outros protocolos, por exemplo: acessar uma sessão do VNC através de um túnel seguro.


A partir das informações acima, assinale a alternativa que contém as afirmações corretas.

Alternativas
Q910945 Segurança da Informação

Pharming é uma ameaça de segurança do tipo phishing, que tem o intuito de direcionar o usuário para sites falsos, por meio de alterações no servidor de DNS.

Cartilha de Segurança para Internet, versão 6.0 / CERT.br – São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017.


Considerando este tipo de ataque, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.


I. Usuários que informam o endereço URI (Universal Resource Identifier) na barra do navegador evitam ataques do tipo Pharming.

II. Usuários que informam o endereço URL (Universal Resource Locator) na barra do navegador evitam ataques do tipo Pharming.

III. Visando mitigar ameaça do tipo Pharming, o administrador de redes deve instruir o usuário a inspecionar se o certificado se segurança é valido e corresponde a instituição proprietária do site, quando utilizado o protocolo HTTPS.

IV. Quando o usuário acessa o endereço legítimo de um site em seu navegador web, sua requisição será redirecionada, de maneira transparente, para uma página falsa.


Sobre o exposto assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.

Alternativas
Q910944 Redes de Computadores

O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) desenvolvido pela Organização Internacional de Padronização - ISO (do inglês, International Standardization Organization) estrutura a rede em camadas que determinam diferentes funções, serviços, protocolos e equipamentos. Esses serviços (ou ações) preparam os dados para serem enviados para outro computador através da rede. Cada camada é construída baseada nos padrões e nas atividades definidas pela camada inferior, e por sua vez vai prestar algum serviço à camada imediatamente superior a ela.

TORRES, Gabriel. Redes de Computadores Curso Completo. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2001, pág. 33 a 46.


De acordo com o modelo ISO/OSI, as camadas que definem sua estrutura e sequência da mais alta (superior) para a mais baixa (inferior) são, respectivamente:

Alternativas
Q910943 Redes de Computadores

A Internet pode ser vista como uma infraestrutura que fornece serviços a aplicações distribuídas. A figura a seguir ilustra o atraso nodal total que ocorre na comunicação entre dois roteadores (A e B). O atraso nodal total corresponde ao tempo total de transferência de um pacote entre dois pontos diretamente conectados.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando os atrasos ilustrados na figura acima, analise as asserções a seguir.


I. Atraso I é o tempo gasto para examinar o cabeçalho do pacote e determinar para onde direcioná-lo.

II. Atraso II é conhecido como atraso de fila, onde o pacote que chega por último é enviado primeiro.

III. Atraso III é gerado pelo tempo necessário para a propagação dos bits do roteador A até o roteador B.

IV. Atraso IV pode variar de acordo com o meio de transmissão utilizado (metálico, fibra óptica, sem fio, etc.).


Sobre os atrasos ilustrados, assinale a alternativa que contém as afirmações corretas.

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: E
4: C
5: D