Questões da Prova IF-RS - 2018 - IF-RS - Técnico de Laboratório - Biologia

Foram encontradas 40 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q923295 Técnicas em Laboratório
A utilização de corantes é fundamental para visualizar os tecidos ao microscópio de luz. Após a microtomia, as células e o material extracelular são habitualmente transparentes e os corantes melhoram a visualização das estruturas teciduais. Em relação à coloração dos tecidos, classifique cada uma das afirmativas abaixo como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), conforme CAPUTO et al. (2010):
( ) Os corantes são compostos orgânicos, aromáticos e ionizáveis, fundamentalmente baseados na estrutura do benzeno. Os corantes são incolores e necessitam da adição de novos grupos químicos à sua estrutura, chamados cromóforos. ( ) Os corantes aplicados para corar tecidos que foram previamente fixados são chamados corantes não vitais; como exemplo pode-se citar o vermelho tripan, azul de metileno e o vermelho neutro. ( ) Os corantes usados para corar células em cultura ou células de organismos ainda vivos são chamados corantes vitais. Eles não causam danos às células e também não interferem no metabolismo celular. Como exemplo, pode-se citar a hematoxilina, eosina e fucsina. ( ) As estruturas coradas pelos corantes ácidos são chamadas acidófilas, como o citoplasma e a matriz extracelular. Um exemplo de corante ácido é a hematoxilina. ( ) As estruturas coradas pelos corantes básicos são chamadas basófilas, como o núcleo. Um exemplo de corante básico é a eosina.
Assinale a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETAS de cima para baixo:
Alternativas
Q923294 Técnicas em Laboratório
A inclusão é uma técnica histológica que se baseia em colocar, com o auxílio de uma pinça previamente aquecida, os tecidos que foram previamente infiltrados em parafina no interior de um molde que já contém parafina líquida com a superfície a ser seccionada (a ser cortada ao micrótomo) para baixo. Analise as afirmativas sobre o procedimento de inclusão, de acordo com CAPUTO et al. (2010):
I. Os fragmentos devem ser colocados na parafina após terem esfriado, evitando-se a formação de bolhas de ar em torno deles. II. Para que o técnico realize uma boa inclusão, é necessário que o fragmento esteja completamente desidratado, clarificado e corretamente impregnado. III. Quando são observadas áreas opacas ou esbranquiçadas no material, o técnico deve remover a parafina de infiltração com vários banhos de álcool. Posteriormente, o técnico deve desidratar e clarificar novamente o material e, após, infiltrar e incluir o material novamente em parafina. IV. As centrais de inclusão possuem normalmente uma placa refrigeradora para efetuar a inclusão.
Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) INCORRETA(S):
Alternativas
Q923293 Técnicas em Laboratório
A fixação é uma das etapas mais importantes da técnica histológica, pois visa interromper o metabolismo celular, estabilizando as estruturas e os componentes bioquímicos intra e extracelulares, preservando e conservando os elementos teciduais, além de permitir a penetração de outras substâncias subsequentes à fixação. Segundo CAPUTO et al. (2010), analise as afirmativas sobre o procedimento de fixação:
I. Basicamente, existem dois tipos de fixação: a física e a química. De fato, sempre se utiliza uma associação dos dois tipos de fixação, pois mesmo a fixação química sempre pode sofrer a influência de um fator físico ambiental, como a temperatura. II. A fixação química é obtida quando se utilizam substâncias químicas capazes de formar reações com os sítios das biomoléculas, estabilizando-as e impedindo a alteração tecidual, tanto química quanto física. III. Os fixadores aldeídos apresentam amplo uso nos laboratórios de histologia. Dentre os fixadores aldeídos, o formaldeído comercial é o mais usado na rotina histológica, devido ao seu baixo custo financeiro, além de ser de fácil preparo. IV. A formalina 10% (100 ml de formaldeído comercial + 900 ml de água destilada) é uma solução hipotônica que fixa bem as proteínas. V. Ao manipular formaldeído, ou soluções contendo essa substância, deve-se fazer uso de luvas, máscara com filtro próprio para vapores orgânicos, em local arejado e com exaustão. VI. Por serem muito voláteis e sensíveis à luz, as soluções contendo formaldeído devem ser guardadas ao abrigo da luz em vidro âmbar firmemente fechado.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Alternativas
Q923292 Biologia
Na maioria das monocotiledôneas e em algumas eudicotiledôneas herbáceas só ocorre crescimento primário. Nas eudicotiledôneas lenhosas (arbustos e árvores), a raiz e o caule apresentam, além do crescimento primário, o crescimento secundário. De acordo com LOPES & ROSSO (2014), analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) Os meristemas apicais originam a protoderme, o meristema fundamental e o câmbio. Os tecidos derivados destes meristemas são chamados de tecidos primários. ( ) A protoderme origina a epiderme, tecido primário que reveste o corpo da planta, impede a perda excessiva de água e permite as trocas de gases necessários a respiração e a fotossíntese. A epiderme geralmente é uniestratificada, formada por células justapostas, achatadas, clorofiladas e com grande vacúolo. Na epiderme diferenciam-se estruturas anexas, como estômatos, tricomas e acúleos. ( ) O meristema fundamental origina o parênquima, tecido que é formado por células vivas, com parede celular espessa, que se comunicam através dos plasmodesmos. O parênquima desempenha diversas funções, como preenchimento, assimilação e reserva. ( ) O meristema fundamental origina o colênquima e o esclerênquima, tecidos que têm a função de realizar a sustentação das plantas. O colênquima é formado por células mortas e o esclerênquima por células vivas. ( ) Os tecidos vasculares são formados pelo xilema e floema, em que as células podem ser originadas de meristemas primários ou secundários. As células que fazem o transporte da seiva no xilema são os elementos de vaso e os traqueídes. As células responsáveis pelo transporte de seiva no floema são os elementos de tubo crivado e as células crivadas.
Alternativas
Q923291 Biologia
A fertilização e a meiose alternam nos ciclos de vida sexuada, mantendo sempre constante o número de cromossomos em cada espécie de uma geração para a próxima. Analise as afirmativas sobre a meiose, segundo REECE et al. (2015):
I. A meiose é precedida pela duplicação dos cromossomos, que ocorre durante a interfase, antes do início da meiose I. II. A meiose I é denominada divisão reducional, porque diminui o número do conjunto cromossômico de dois (diploide) para um (haploide). III. Na meiose II, que também é chamada de divisão equacional, ocorre a separação das cromátides irmãs, produzindo células-filhas haploides. O mecanismo para separação das cromátides-irmãs é virtualmente idêntico na meiose II e na mitose. IV. No início da metáfase I, cada cromossomo pareia com seu homólogo, alinhando gene com gene, e ocorre o crossing over. V. Devido ao crossing over que ocorreu na meiose I, as duas cromátides-irmãs de cada cromossomo não são geneticamente idênticas na meiose II. VI. A meiose somente ocorre durante a formação dos gametas. Na produção dos gametas na espécie humana, a meiose reduz o número cromossômico de 46 (dois conjuntos) para 23 (um conjunto).
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: A
5: C