Questões da Prova IBFC - 2016 - EBSERH - Médico - Endocrinologia Pediátrica - (HUPEST-UFSC)

Foram encontradas 49 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2765921 Medicina

Paciente masculino, 11 anos de idade, sem qualquer histórico de doença prévia, foi trazido ao pronto-socorro pela mãe com quadro de poliúria e polidipsia há quatro dias, com piora nas últimas 12 horas, agora acompanhados de náuseas, vômitos e dor abdominal. Negava histórico familiar de diabetes. Ao exame físico, criança se apresentava sonolenta, sem febre, com mucosa bucal seca, olhos fundos, frequência cardíaca elevada, turgor da pele diminuído, movimentos respiratórios rápidos e profundos, sem demais achados. Os exames laboratoriais iniciais mostravam leve leucocitose com desvio à esquerda, glicemia de 380 miligramas por decilitro (mg/dL), pH sanguíneo arterial de 7,10, urina tipo I com glicosúria e cetonúria. Assinale a alternativa correta que contenha os diagnósticos mais prováveis para o quadro agudo e para a doença de base desse paciente.

Alternativas
Q2765916 Medicina

A doença de Graves (DG) é a causa mais frequente de hipertireoidismo na infância. Assinale a alternativa correta em relação à etiopatogênese da DG.

Alternativas
Q2765915 Medicina

Durante o exame da genitália externa ambígua, é muito importante a realização da palpação gonadal. Assinale a alternativa correta em relação às situações possíveis durante esse exame.

Alternativas
Q2765914 Medicina

Os análogos da insulina têm sido cada vez mais utilizados no tratamento do Diabetes mellitus. Assinale a alternativa correta em relação à origem desses análogos a partir da insulina.

Alternativas
Q2765912 Medicina

Algumas características presentes em nódulos tireoidianos têm sido associadas à maior risco de malignidade. Assinale a alternativa que contenha característica nodular de maior suspeição para malignidade tireoidiana.

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: E
5: B