Questões da Prova IFPI - 2016 - IF-PI - Professor - Música

Foram encontradas 40 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2016 Banca: IFPI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2016 - IF-PI - Professor - Música |
Q2799902 Artes Visuais

Segundo Snyders (1992), na perspectiva educacional, é relevante aludir que a participação em um coral, como em qualquer manifestação musical, pode provocar um desejo por outros conhecimentos. Dessa maneira, a partir da experiência musical vivenciada, os integrantes do coro podem interessar-se pela literatura, pelas artes plásticas e até mesmo por outras ciências e técnicas.


SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música? São Paulo: Cortez, 1992


Nesse sentido, é correto afirmar que o canto coral no processo de musicalização é significativo por fomentar

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFPI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2016 - IF-PI - Professor - Música |
Q2799898 Artes Visuais

Como campo científico e cultural, a pedagogia musical apresenta-se como um campo multidisciplinar tenso e dinâmico em que dialogam diferentes áreas do conhecimento: filosofia, estética, sociologia, antropologia, musicologia, psicologia, entre outras. Kraemer, ao discutir as dimensões e funções da pedagogia musical, aponta a multidisciplinaridade dessa área de conhecimento e define seu objeto de estudo como disciplina que se ocupa das relações entre as pessoas e a música sob os aspectos de transmissão e apropriação. Nesse sentido, a pedagogia musical ou educação musical divide seu objeto de estudo com diferentes disciplinas, caracterizando suas dimensões multidisciplinar e interdisciplinar.


CORRÊA, Antenor Ferreira; AZEVEDO, Maria Cristina Carvalho ; FERLIM, Uliana Dias. Reflexões Sobre a História da Música em Cursos de Formação de Professores de Música. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 11, p. 44-61, 2011.


Sobre a aplicabilidade dos conceitos de teoria e História da Música, no processo de desenvolvimento do estudante de música, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFPI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2016 - IF-PI - Professor - Música |
Q2799885 Artes Visuais

Sobre a apreciação musical, sabemos que é um tipo de treinamento musical planejado para desenvolver a habilidade para ouvir música inteligentemente [...]. A arte de ouvir como atividade de pensamento [...]. O treinamento em apreciação deveria começar na escola elementar, podendo continuar através de toda a vida. Levando em consideração essas definições, os professores dessa disciplina têm desenvolvido um trabalho de escuta a partir de cada período musical estudado, trabalhando inicialmente a escuta descomprometida com as características da obra, focando mais nas impressões individuais e imediatas dos alunos, para depois fazer um trabalho de direcionamento de escuta para determinados elementos presentes.


VOGEL, J. L. A.; LITENSKI, Ivan ; GOMES, Érica Dias. O Papel da Banda de Música na Escola Regular: Resultados Sociais e Sonoros para a Educação Musical Brasileira. O Mosaico: Revista de Pesquisa em Artes, v. 6, p. 41-53, 2011.


A música historicamente vem se transformando, caracterizando-se pela utilização dos sistemas modal, tonal e pós-tonal, existindo, dentro deles, várias estéticas que os norteiam. Assim, para melhor compreender os diferentes percursos musicais, a apreciação no ensino da História da Música pode ser relevante por possibilitar

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFPI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2016 - IF-PI - Professor - Música |
Q2799879 Artes Visuais

A teoria musical é frequentemente apresentada como uma espécie de gramática formal com várias regras próprias que parecem estranhas e arbitrárias para o aluno, regras estas adquiridas através do uso e das práticas de materiais desprovidos de interesses e valores musicais.


MARTINS, Raimundo. Educação Musical: Conceitos e Preconceitos. Rio de Janeiro, FUNARTE, Instituto Nacional de Música, 1985.


Em relação à teoria musical pode-se afirmar que:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFPI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2016 - IF-PI - Professor - Música |
Q2799872 Artes Visuais

Para FERNANDES, KAYAMA, e ÖSTERGREN (2003), a atividade do Regente é de reconhecida importância para que se possa atingir uma execução musical convincente, uniforme e inspiradora. Para que a performance consiga atingir tais objetivos, torna-se necessário que a figura do líder, do condutor, diretor musical, seja a de um músico de reconhecida competência expressa tanto em sua capacidade de liderança como em sua habilidade como musicista.


FERNANDES, A.; KAYAMA, A. ; ÖSTERGREN, E. O regente moderno e a construção da sonoridade coral. Per Musi, Belo Horizonte, n.13, 2006, p.33-51


No que tange à formação musical do regente na criação de grupos vocais e instrumentais é CORRETO afirmar que

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: C
5: C