Questões da Prova COPEVE-UFAL - 2016 - UFAL - Médico Neonatologista

Foram encontradas 60 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2743935 Medicina

A Encefalopatia Hipóxico-isquêmica (EHI) é uma síndrome clínica com manifestações de intensidade variável e tem a Asfixia Neonatal como sua principal causa. É importante a pronta medida de reanimação para evitar possíveis sequelas, principalmente lesão do Sistema Nervoso Central. Dentre as estratégias de Neuroproteção, a Hipotermia Terapêutica (HT) vem demonstrando excelentes resultados. Dadas as afirmativas quanto a essa estratégia de Neuroproteção,


I. Para instalar a HT é imprescindível que o recém-nascido esteja intubado, em ventilação mecânica.

II. A duração da HT é de 72 h, e a temperatura central deve ser mantida entre 33 - 34ºC.

III. A sedação com opiodes é opcional, depende do estado do recém-nascido.

IV. O anticonvulsionante de escolha é a Fenitoína.


verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

Alternativas
Q2743934 Medicina

Gestante de 30 anos de idade, última gestação há 3 anos, retorna para consulta de pré-natal na trigésima semana de gestação, traz resultado de seu VDRL positivo na diluição de 1:32. Recebeu, juntamente com o parceiro, Penicilina Benzatina 2,4 milhões de UI. Não vinha fazendo o pré-natal, pois mudou de bairro e não há Unidade Básica de Saúde onde mora atualmente, tendo sido encaminhada para outra Unidade. Após 5 dias, entrou em trabalho de parto e à admissão é realizado o VDRL com resultado positivo na mesma titulagem. O recém-nascido nasceu de parto normal, em boas condições de vitalidade, assintomático, VDRL 1:16. Dadas as afirmativas sobre a conduta mais adequada para ser seguida nesse caso,


I. Deve ser colhido Líquor (LCR) do recém-nascido e solicitado VDRL, citologia e proteínas, VDRL sérico, iniciar Penicilina Cristalina 50.000UI por quilo de peso por dose, de 12/12 h na primeira semana e de 8/8 h a partir da segunda semana até a quarta.

II. Dar seguimento ao tratamento da gestante e seu parceiro.

III. Como o recém-nascido está assintomático, LCR normal, pode-se dispensar a realização de Raios X de ossos longos.

IV. O recém-nascido deve ser encaminhado para seguimento ambulatorial para assegurar que o tratamento foi bem sucedido e, para isso, são usados os Testes Treponêmicos.


verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Q2743933 Medicina

A insuficiência renal aguda é uma doença de etiologia multifatorial, com alta letalidade. Dadas as afirmativas quanto ao seu tratamento,


I. Em pacientes desidratados ou com dúvida quanto à hidratação, a reposição volêmica está indicada, e se não responder, está indicado o diurético.

II. O uso de manitol evitará complicações como insuficiência cardíaca congestiva, edema agudo de pulmão e hemorragia intracraniana.

III. A hiponatremia deve ser inicialmente tratada com administração de NaCl, para evitar convulsão.

IV. A diálise está indicada nos hipervolêmicos com instabilidade hemodinâmica, hiperpotassemia refratária a tratamento conservador, hipocalcemia sintomática com aumento do fósforo sérico, acidose metabólica grave.


verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Q2743932 Medicina

Gestante com 41 semanas de gestação foi admitida em trabalho de parto avançado com presença de líquido amniótico meconial espesso. Imediatamente após o desprendimento do polo cefálico foi realizada a aspiração das vias aéreas do RN, que se apresentava hipotônico e com movimentos respiratórios irregulares, sendo necessário levá-lo à mesa de reanimação para a realização dos passos iniciais, que incluiu aspiração suave da boca e narinas com sonda traqueal número 10. Em seguida, a avaliação mostrou que o RN continuava com respiração irregular e FC < 100 bpm, sendo iniciado VPP com máscara facial e ar ambiente. Dadas as afirmativas em relação ao caso apresentado,


I. A aspiração das vias aéreas ao desprendimento do polo cefálico do concepto na presença de líquido amniótico meconial independentemente de sua viscosidade não deve ser realizada.

II. Caso a avaliação mostrasse que o RN estava com respiração espontânea regular e FC > 100 bpm, poderia deixá-lo em contato pele-a-pele com a mãe, coberto com tecido de algodão seco e aquecido e de maneira continuada, observar a atividade, o tônus muscular e a respiração/choro.

III. As recomendações do ILCOR 2015 baseadas em evidências revisadas preconizam a aspiração traqueal sob visualização direta para remover o mecônio da hipofaringe e traqueia.

IV. A necessidade do início rápido da VPP em todo RN que não apresenta respiração regular ou está bradicárdico no 1º minuto depois do nascimento é enfatizada nas recomendações do ILCOR 2015.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Q2743931 Medicina

RN, nascido com 36 semanas de gestação, parto normal, bolsa rota 12 h antes do parto, filho de mãe HIV positiva que recebeu antirretroviral (ARV) na gestação, peso do nascimento 2400g, Apgar 5/6, apresentando desconforto respiratório moderado, foi encaminhado para UTIN e prescrito dieta zero com sonda nasogástrica aberta, hidratação venosa, CPAP nasal com oxigenoterapia 50%. Nesse caso, qual é o manejo adequado quanto à terapia profilática em relação aos antirretrovirais?

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: D
5: B