Questões da Prova Serctam - 2016 - Prefeitura de Quixadá - CE - Professor Educação Básica II – Educação Física

Foram encontradas 47 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2770030 Educação Física

As descrições anatômicas, tanto do corpo humano quanto dos órgãos, são baseadas em 3 principais planos de secção que passam através do corpo na posição anatômica e quando é observado o movimento do corpo humano, aplica-se o conhecimento de eixo. Os eixos são linhas imaginárias que atravessam os planos do corpo perpendicularmente para possibilitar movimentos. Lembrando que estes planos e eixos serão sempre aplicados nas partes do corpo humano que permitam graus de movimentos amplos.


Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) na questão, a seguir, sobre os conceitos de planos e as funções dos eixos.


( ) O plano Sagital divide o corpo em duas partes, sendo elas direita e esquerda e os movimentos que ocorrem neste plano são denominados, em sua maioria, flexões/extensões.

( ) O plano frontal divide o corpo em partes anterior e posterior e os movimentos corporais que ocorrem neste plano são denominados, em sua maioria, de abduções a aduções.

( ) O plano transversal divide o corpo em partes superior e inferior e os movimentos que ocorrem são as rotações e supinações/pronações.

( ) O eixo látero-lateral possibilita os movimentos de abdução e adução.

( ) O eixo antero-posterior possibilita os movimentos de flexão e extensão.


Assinale sequência correta:

Alternativas
Q2770027 Educação Física

Com o envelhecimento é necessária uma atenção maior em avaliar periodicamente os idosos, no intuito de detectar problemas de saúde e fatores de risco relacionados com as alterações cardiovasculares. Além das alterações sofridas no decorrer da vida, as doenças cardiovasculares são multifatoriais, portanto, são vários os fatores de risco predisponentes. Estes podem ser divididos em dois grupos: fatores imodificáveis e fatores potencialmente modificáveis. (OLIVEIRA, 2005).


Identifique exemplos de fatores imodificáveis e fatores potencialmente modificáveis, sendo que:


1. Fatores imodificáveis

2. Fatores potencialmente modificáveis


( ) Idade, sexo.

( ) Diabetes, sedentarismo.

( ) Carga genética ou predisposição familiar.

( ) Hipertensão arterial, colesterol elevado.

( ) Obesidade e estresse.


A sequência correta é:

Alternativas
Q2770026 Educação Física

“Luxação são lesões em que a extremidade de um dos ossos que compõe uma articulação é deslocada de seu lugar. O dano a tecidos moles pode ser muito grave, afetando vasos sanguíneos, nervos e cápsula articular. São estiramentos mais ou menos violentos; nas luxações ocorre o deslocamento e perda de contato total ou parcial dos ossos que compõe a articulação afetada. Os casos de luxação ocorrem geralmente devido a traumatismos, por golpes indiretos ou movimentos articulares violentos, mas, às vezes uma contração muscular é suficiente para causar a luxação. Dependendo da violência do acidente, poderá ocorrer o rompimento do tecido que cobre a articulação, com exposição do osso. As articulações mais atingidas são o ombro, cotovelo, articulação dos dedos e mandíbula”.


Fonte: Manual de primeiros socorros: Núcleo de biossegurança. Fundação Oswaldo Cruz.


De acordo com os sinais e sintomas para identificar uma luxação deve-se observar as seguintes características: ·


I. Dor intensa no local afetado (a dor é muito maior que na entorse), geralmente afetando todo o membro cuja articulação foi atingida. ·

II. Não ocorre o edema no local. ·

III. Impotência funcional. ·

IV. Deformidade mínima na articulação.


Marque a opção CORRETA:

Alternativas
Q2770024 Educação Física

A pressão arterial é a pressão do sangue, que depende da força de contração do coração, do grau de distensibilidade do sistema arterial, da quantidade de sangue e sua viscosidade. Sobre a pressão arterial, analise as alternativas e marque a opção CORRETA, abaixo:


I. No adulto normal a pressão arterial varia da seguinte forma: Pressão arterial máxima ou sistólica varia de 100 a 140 mm Hg (milímetros de mercúrio), enquanto que a pressão arterial mínima ou diastólica varia de 60 a 90 mm Hg.

II. A pressão varia com a idade, por exemplo: uma pessoa com a idade entre 17 a 40 anos apresenta a pressão de 140 x 90, já entre 41 a 60 anos apresenta pressão de 150 x 90 mm de Hg.

III. A pressão muito baixa (hipotensão) é aquela em que a pressão máxima chega baixar até a 100 mm Hg.

IV. A pessoa com pressão arterial alta sofre de hipertensão e apresenta, dentro de certos critérios de medição, pressão arterial mínima acima de 95 mm Hg e pressão arterial máxima acima de 160 mm Hg.

Alternativas
Q2770023 Educação Física

“A observação e identificação do estado da respiração de um acidentado de qualquer tipo de afecção é conduta básica no atendimento de primeiros socorros. Muitas doenças, problemas clínicos e acidentes de maior ou menor proporção alteram parcial ou completamente o processo respiratório. Fatores diversos como secreções, vômito, corpo estranho, edema e até mesmo a própria língua podem ocasionar a obstrução das vias aéreas. A obstrução produz asfixia que, se prolongada, resulta em parada cardiorrespiratória”.

Fonte: Manual de primeiros socorros: Núcleo de biossegurança. Fundação Oswaldo Cruz.


Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) na questão, a seguir, sobre os conceitos de alguns tipos de respiração.


( ) Eupneia é a respiração que se processa por movimentos regulares, sem dificuldades, na frequência média.

( ) Apneia é a ausência dos movimentos respiratórios, equivale a parada respiratória.

( ) Ortopneia é quando o acidentado só respira deitado.

( ) Taquipneia é aceleração dos movimentos respiratórios.

( ) Dispneia é quando a vítima não apresenta dificuldade na execução dos movimentos respiratórios.


Assinale sequência correta:

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: A
5: B