O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Faltam 5 dias

⚠️ Atenção: Reserve sua vaga na Black November e não perca o maior desconto!

GARANTIR DESCONTO

Questões de Concurso Para ciências sociais

Foram encontradas 2.924 questões

Q1390881 Sociologia
Considerando as informações disponíveis no texto “O caráter pedagógico dos movimentos sociais”, de Marlene Ribeiro (1998), identifique as afirmativas com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Em geral, o espaço contraditório entre a sociedade civil e o Estado é alvo dos estudos sobre movimentos sociais. Tal espaço pode ser tanto negado como colocado como arena de conflitos e possibilidades de conquistas democráticas ( ) Claus Offe, Jürgen Habbermas e Boaventura Sousa Santos são alguns dos autores utilizados por Ribeiro (1998) para discutir as contradições entre Estado e sociedade civil. Segundo ela, tais autores, considerando os “movimentos alternativos” ocorridos na Europa, desqualificam os espaços institucionais, particularmente o Estado social, como loci de manifestações dos movimentos reivindicatórios que emergiram nos anos de 1970, em função da adoção do Estado mínimo e de mecanismos burocráticos de intervenção e controle sobre a vida dos cidadãos. ( ) A análise dos protestos e manifestações de massa a partir da década de 1970 revela a redução do ideário e das práticas participativas, e o uso convencional de participação política e a exclusão das demandas ligadas a temas de conteúdo moral e econômico mais do que político.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1390875 Sociologia
O encontro de famílias que compartilham da mesma problemática e, por meio de encontros, criam um espaço terapêutico que permite um rico intercâmbio, marcado pela polaridade e ajuda mútua, é denominado, de acordo com Guimarães, como:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1390873 Sociologia
Gueiros (2002) alega que, à medida que o Estado restringe sua participação na “solução” de questões de determinados segmentos – como, por exemplo, crianças, adolescentes, idosos, portadores de deficiências e pessoas com problemas crônicos de saúde – uma instituição, em particular, tem sido chamada para preencher essa lacuna. A qual instituição a autora se refere?
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1384656 Sociologia
Leia as afirmativas sobre os rebatimentos do neoliberalismo para as políticas sociais:
I- O neoliberalismo causa o desinteresse do Estado no trato da questão social, a qual passa a ser ignorada, através da adoção da postura de desresponsabilização do Estado, ao lado da focalização e aprofundamento da fragmentação das ações e políticas sociais. II- No neoliberalismo as estratégias de atenção à questão social são o fortalecimento da defesa dos direitos sociais universais e do atendimento às necessidades sociais através da execução de políticas sociais governamentais. III- Na proposta neoliberal observa-se uma clara tendência governamental para a privatização das suas ações no trato das necessidades sociais, com a instituição de critérios de seletividade no atendimento aos direitos sociais e à transferência para segmentos da sociedade civil de significativa parcela de prestação de serviços sociais.
Está(ão) CORRETA(S)
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1384228 Sociologia
São inúmeros os desafios profissionais e acadêmicos que se apresentam ao serviço social na cena contemporânea, EXCETO:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: D
5: E