Questões de Concurso Para engenharia agronômica (agronomia)

Foram encontradas 6.762 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2454160 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis) é a principal desfolhadora da soja no Brasil, sendo encontrada em todos os locais de produção, e representa um risco à produção e à qualidade dos cultivos brasileiros. Faça a leitura das afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA com relação a essa praga.


I – Seus danos ocorrem nas vias de ingresso das plantas, que são a parte aérea (flor, folha, gemas, fruto/vagem, estruturas reprodutivas e pontos de crescimento).


II – A lagarta da soja, em seu estágio imaturo, alimenta-se somente nos primeiros estágios de desenvolvimento da planta, danificando apenas as folhas e as gemas.


III – As larvas atacam ramos, flores e cápsulas da semente.


IV – O controle pode ser feito por meio do manejo integrado de pragas, utilizando cultivares geneticamente modificadas expressando a toxina Bt e também inseticidas biológicos e químicos, seletivos aos inimigos naturais.

Alternativas
Q2454158 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Brasil tem uma cadeia produtiva organizada e focada na qualidade de carne e outros produtos provenientes dos suínos. A criação de suínos pode ser segmentada em diversas fases, conforme a idade dos animais ou o momento produtivo que se encontram. As fêmeas selecionadas para cruzamento devem ser trabalhadas no sentido de indução da maturidade sexual, em um processo denominado preparação e manejo pré-cobertura. Sabendo disso, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2454157 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os ectoparasitas, parasitas que vivem na camada mais exterior de seu hospedeiro, causam enormes prejuízos à bovinocultura, tanto de corte quanto leiteira. Em rebanhos infestados, sem controle ou mal controlados, o gado não rende e não produz em quantidade e qualidade esperadas. Sobre os ectoparasitas, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2454156 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O manejo integrado na cultura do milho visa eliminar as plantas daninhas durante o período crítico de competição, que é quando a convivência com as plantas daninhas pode causar danos irreversíveis à cultura, prejudicando seu rendimento. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.


I – Culturas de cobertura, como nabo forrageiro, aveia, ervilhaca peluda e milheto, no período de entressafra, têm pouco poder de supressão na emergência e no desenvolvimento das plantas daninhas.


II – A colheita mecânica quando realizada em lavouras com alta infestação de corda-de-viola (Ipomoea sp.) e trapoeraba (Commelinna sp.) pode ser inviabilizada, pois a máquina não consegue operar devido ao embuchamento dos componentes da plataforma de corte.


III – A utilização de sementes de boa procedência e livres de sementes de plantas daninhas e também a limpeza de máquinas e implementos são importantes para evitar a disseminação de sementes e de outras estruturas de reprodução.


IV – Maior espaçamento entrelinhas e menor densidade de plantio, adubações e irrigação são técnicas que permitem à cultura tornar-se mais competitiva com as plantas daninhas.

Alternativas
Q2454155 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A buva (Conyza bonariensis e Conyza canadensis), popularmente conhecida por rabo de foguete, arranha gato e voadeira, é uma planta daninha de difícil controle, que, em alguns casos, pode afetar até 80% da lavoura, o que mostra a necessidade do controle eficaz dessa planta daninha. Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.


I – Ações comunitárias que envolvam principalmente a eliminação de plantas que crescem nas margens de estradas e outras áreas marginais são fundamentais, pois as minúsculas sementes dessas plantas disseminam-se pelo vento com muita facilidade.


II – O controle manual, por meio de capina ou arranquio, e aplicações localizadas de herbicidas são boas alternativas e ajudam no manejo integrado.


III – O manejo no inverno, após a cultura de verão, é importante porque as plantas pequenas de buva são controladas com maior facilidade se comparadas às grandes.


IV – O cultivo da área com trigo, centeio ou aveia aumenta a quantidade de plantas de buva quando comparado com áreas não cultivadas, deixadas em pousio.

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: C
5: C