Questões de Concurso Para taquigrafia

Foram encontradas 71 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2234808 Taquigrafia
Assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q2234804 Taquigrafia

Marque V ou F para as indicações de onde se usa a taquigrafia:

( ) Assembleias.

( ) Conselhos Fiscais.

( ) Jantares.

( ) Tribunais.

( ) Cursos.

( ) Sistema eleitoral.

Assinale a alternativa que indica a ordem corretamente.

Alternativas
Q2234803 Taquigrafia

Observando a janela de Johari, é correto afirmar que:


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2234802 Taquigrafia
Assinale a afirmativa que indica corretamente que a taquigrafia é:
Alternativas
Q2116511 Taquigrafia

Texto 20A2-I


    Falar ou escrever sobre Antonio Candido é, para mim, extremamente difícil. A geração à qual pertenço não seria a mesma sem a sua presença e influência. Eu próprio não seria o mesmo se a vida não me pusesse em contato com Antonio Candido, com o seu carinho, a sua severidade íntegra, a sua modéstia e o seu orgulho intelectual — enfim, a sua personalidade de educador, que se irradia irresistível, como uma exigência de perfeição e de compromisso crítico. Uma existência fecunda, devotada ao estudo, ao cultivo do talento dos jovens, ao ensino, ao florescimento da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, à contestação socialista constante e à esperança de que o Brasil venceria, por meio dos mais humildes e dos trabalhadores, as tragédias de sua dependência e o subdesenvolvimento. Sem alarde, sempre esteve na vanguarda ousada, realizando tarefas simples e complexas, escondendo-se no anonimato, mas enfrentando, sem se perturbar, todos os riscos. Duas ditaduras e muitas incompreensões cercaram a sua atuação inconformista, pois escapava à sua posição na sociedade e ao controle das elites para servir às causas da justiça social, dos jovens e dos oprimidos.

    Em sua carreira, percorreu três estações: a de agitador de ideias por meio dos ensaios jornalísticos; a de professor e pesquisador no campo da sociologia; a de professor de literatura comparada e do invento literário, na qual se notabilizou convertendo a crítica literária em forma de criação cultural e em ramo da literatura.

  Escapou aos ismos, que circulavam nos ambientes acadêmicos, e forjou recursos complexos de explicação, integrativos e de síntese, que demarcam a obra da inteligência erudita e criadora, que, em outros tempos, se caracterizariam como a ciência da produção literária. Em nossos dias, de resistência ao positivismo e ao cientificismo, tal preocupação desvaneceu-se. O que não impede de trazê-la à baila, para que se possa conferir à razão como dar conta da categoria de saber a que chegou Antonio Candido, por seus méritos, sua capacidade de trabalho e seu espírito inventivo.


Florestan Fernandes. A contestação necessária. São Paulo: Expressão Popular, 2015, p. 107-108 (com adaptações)

Tendo como referência aspectos estruturais e linguísticos do texto 20A2-I, julgue o item que se segue.  


No segundo parágrafo, o referente da forma pronominal “na qual” é “literatura comparada”. 

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: E