Questões de Concurso
Para zoologia
Foram encontradas 24 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. Possuem pulmões mais desenvolvidos do que os dos anfíbios. Os répteis dependem quase exclusivamente dos pulmões para as trocas gasosas, complementadas pela respiração através das mucosas faríngeas em algumas tartarugas aquáticas.
II. Desenvolveram estratégias eficientes para a economia de água. Muitos répteis possuem glândulas de sal localizadas perto das narinas ou aos olhos, que secretam um líquido altamente hiperosmótico em relação aos fluidos corpóreos.
III. Apresentam esôfago, estômago, intestino delgado, ceco, intestino grosso e cloaca.
IV. Os resíduos nitrogenados são secretados sob a forma de ureia, que possui baixa solubilidade, precipitando-se rapidamente, o que minimiza a perda de água.
Quais estão corretas?
Acerca do planejamento experimental, julgue o item a seguir.
Se não possuir um Comitê de ética no uso de animais (CEUA) próprio, uma entidade de pesquisa pode utilizar o CEUA de outra instituição conveniada, registrado junto ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal.
A respeito dos escorpiões, é correto afirmar:
I. Primatas do Velho Mundo são suscetíveis ao Herpesvirus simplex 1 e 2 (HHV¬1 e HHV¬2), e os primatas do Novo Mundo são suscetíveis apenas ao HHV¬1, e se infectam pelo contato com humanos.
II. O Herpes tipo – T, comumente causa uma infecção latente e assintomática no gênero Macaca sp.; no entanto, quando transmitido para outras espécies de primatas, ocasiona uma doença aguda e fatal.
III. No homem, Herpesvirus simiae produz uma enfermidade altamente letal. A infecção ocorre por meio de mordeduras ou arranhaduras. Pode haver formação de vesícula no ponto da ferida, seguida de linfangite e linfadenite. A infecção generalizada manifesta-se com o aparecimento de febre, cefaleia, náuseas, dores abdominais, diarreia, faringite vesicular, retenção urinária e pneumonia.
Das afirmativas acima:
I. exploração ativa do ambiente, incluindo interações sociais com outros animais.
II. consumo regular de água e alimentos, sem sinais de relutância ou aversão.
III. comportamento de higiene regular, incluindo limpeza do pelo e grooming.
IV. hiperatividade e movimentos incessantes em sua área de confinamento.
Sobre as afirmativas acima, pode-se afirmar que:
I. Apesar de suas vantagens, como ausência de odor e não inflamabilidade, o CO2 em altas concentrações é nocivo, causando formação de ácido carbônico nas mucosas e dor nos animais.
II. O CO2 é aceito sem restrições para a eutanásia em todas as espécies, devido à sua segurança e eficácia.
III. Em roedores, exceto neonatos, o CO2 é um método aceito sob restrição, desde que sejam seguidas as recomendações específicas, como a taxa de preenchimento da câmara.
Das afirmativas acima:
I. O ponto final humanitário deve ser considerado apenas quando o animal apresenta um risco iminente de morte.
II. A adoção de tratamento para aliviar a dor, o desconforto ou o distresse é uma das ações associadas ao ponto final humanitário.
III. A escolha de um ponto final humanitário não influencia o alcance dos objetivos científicos do estudo
As afirmativas I, II e III são respectivamente: