Questões de Concurso Para zoologia

Foram encontradas 24 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2025 Banca: IDCAP Órgão: UEFS Prova: IDCAP - 2025 - UEFS - Médico Veterinário |
Q3363669 Zoologia
Os antígenos e anticorpos desempenham papéis fundamentais no funcionamento do sistema imunológico dos animais. Durante um surto de leptospirose em uma propriedade rural, o médico veterinário recomendou a realização de testes sorológicos para verificar a resposta imune dos animais afetados. Sobre a interação entre antígenos e anticorpos no sistema imunológico, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3325486 Zoologia
Os répteis são vertebrados bem adaptados ao ambiente terrestre, apresentando pele revestida por escamas queratinizadas, o que reduz a perda de água. Seu sistema circulatório é mais eficiente que o dos anfíbios, e eles são ectotérmicos, regulando a temperatura corporal por meio de fontes externas de calor. Considerando essas e outras características dos répteis, analise as seguintes assertivas:

I. Possuem pulmões mais desenvolvidos do que os dos anfíbios. Os répteis dependem quase exclusivamente dos pulmões para as trocas gasosas, complementadas pela respiração através das mucosas faríngeas em algumas tartarugas aquáticas.
II. Desenvolveram estratégias eficientes para a economia de água. Muitos répteis possuem glândulas de sal localizadas perto das narinas ou aos olhos, que secretam um líquido altamente hiperosmótico em relação aos fluidos corpóreos.
III. Apresentam esôfago, estômago, intestino delgado, ceco, intestino grosso e cloaca.
IV. Os resíduos nitrogenados são secretados sob a forma de ureia, que possui baixa solubilidade, precipitando-se rapidamente, o que minimiza a perda de água.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3325185 Zoologia
É uma doença parasitária que acomete os cães. Os animais sadios podem ter o ácaro sem apresentar a doença. É um parasito que só causa lesões quando ocorre redução da imunidade do hospedeiro, o que ocasiona uma proliferação muito grande do ácaro, com destruição dos folículos e das glândulas. Esse parasita pertence à subordem Prostigmata: 
Alternativas
Q3282453 Zoologia

Acerca do planejamento experimental, julgue o item a seguir.


Se não possuir um Comitê de ética no uso de animais (CEUA) próprio, uma entidade de pesquisa pode utilizar o CEUA de outra instituição conveniada, registrado junto ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal. 

Alternativas
Q3437470 Zoologia
A Febre Amarela é uma doença febril aguda, de curta duração e gravidade variável. Um dos hospedeiros naturais são os:
Alternativas
Q3399627 Zoologia
Acidente escorpiônico é o quadro clínico de envenenamento provocado quando um escorpião injeta sua peçonha através do ferrão (télson). Uma das formas para prevenir esse tipo de acidente é preservar os inimigos naturais dos escorpiões, entre os quais estão os: 
Alternativas
Q3387341 Zoologia
A ancilostomose, também conhecida como amarelão, é uma zoonose parasitária causada por vermes do gênero Ancylostoma . Comum em climas quentes e úmidos, a doença afeta cães, gatos e humanos, sendo transmitida principalmente por contato com solo contaminado. Esta doença parasitária é particularmente preocupante em regiões com saneamento deficiente. A ancilostomose pode causar anemia e outros problemas de saúde graves, especialmente em crianças e animais jovens. A profilaxia envolve medidas de higiene, controle de infestação em animais e, em alguns casos, desparasitação ambiental. Com isso, na medicina veterinária, a administração regular de antiparasitários em cães e gatos é uma prática comum para prevenir a ancilostomose, além da manutenção de ambientes limpos e livres de fezes. Nesse contexto, qual das seguintes afirmações sobre a ancilostomose é correta?
Alternativas
Q3343319 Zoologia
Há um incremento no número de acidentes com escorpiões na época de calor e chuvas. A maioria dos casos tem evolução benigna, contudo, casos graves e óbitos são frequentes em crianças menores de 10 anos.
A respeito dos escorpiões, é correto afirmar:
Alternativas
Q3337614 Zoologia
É importante implementar políticas de acesso na gestão de coleções biológicas para:
Alternativas
Q3337605 Zoologia
A principal forma de identificar morfologicamente que uma larva de simulideo está no último estádio, indicando sua prontidão para o estágio pupal é pela:
Alternativas
Q3337602 Zoologia
A característica morfológica distintiva que pode ser utilizada para identificar a larva da subfamília Ceratopogoninae, uma das subfamílias de Ceratopogonidae encontrada no Brasil é:
Alternativas
Q3332849 Zoologia
Observe as afirmativas a seguir, em relação às zoonoses envolvendo os primatas não humanos.

I. Primatas do Velho Mundo são suscetíveis ao Herpesvirus simplex 1 e 2 (HHV¬1 e HHV¬2), e os primatas do Novo Mundo são suscetíveis apenas ao HHV¬1, e se infectam pelo contato com humanos.

II. O Herpes tipo – T, comumente causa uma infecção latente e assintomática no gênero Macaca sp.; no entanto, quando transmitido para outras espécies de primatas, ocasiona uma doença aguda e fatal.

III. No homem, Herpesvirus simiae produz uma enfermidade altamente letal. A infecção ocorre por meio de mordeduras ou arranhaduras. Pode haver formação de vesícula no ponto da ferida, seguida de linfangite e linfadenite. A infecção generalizada manifesta-se com o aparecimento de febre, cefaleia, náuseas, dores abdominais, diarreia, faringite vesicular, retenção urinária e pneumonia.


Das afirmativas acima:
Alternativas
Q3332545 Zoologia
O(s) seguinte(s) comportamento(s) indica(m) potencial estresse em roedores que estão sendo utilizados em pesquisa:

I. exploração ativa do ambiente, incluindo interações sociais com outros animais.
II. consumo regular de água e alimentos, sem sinais de relutância ou aversão.
III. comportamento de higiene regular, incluindo limpeza do pelo e grooming.
IV. hiperatividade e movimentos incessantes em sua área de confinamento.


Sobre as afirmativas acima, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3332534 Zoologia
A principal diferença entre as instalações destinadas à criação e as instalações de uso de roedores e lagomorfos, conforme estabelecido pelas normativas do Concea, consiste em:
Alternativas
Q3332520 Zoologia
Observe as afirmativas a seguir, em relação ao uso de dióxido de carbono (CO2) como agente de eutanásia:

I. Apesar de suas vantagens, como ausência de odor e não inflamabilidade, o CO2 em altas concentrações é nocivo, causando formação de ácido carbônico nas mucosas e dor nos animais.

II. O CO2 é aceito sem restrições para a eutanásia em todas as espécies, devido à sua segurança e eficácia.

III. Em roedores, exceto neonatos, o CO2 é um método aceito sob restrição, desde que sejam seguidas as recomendações específicas, como a taxa de preenchimento da câmara.


Das afirmativas acima:
Alternativas
Q3332519 Zoologia
De acordo com a RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 37, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2018 que baixa a Diretriz da Prática de Eutanásia do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – Concea, são métodos recomendáveis para eutanásia na Ordem Lagomorpha - Coelhos, EXCETO:
Alternativas
Q3332518 Zoologia
Em relação ao conceito e aplicação do ponto final humanitário em pesquisas científicas que envolvem o uso de animais, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I. O ponto final humanitário deve ser considerado apenas quando o animal apresenta um risco iminente de morte.

II. A adoção de tratamento para aliviar a dor, o desconforto ou o distresse é uma das ações associadas ao ponto final humanitário.

III. A escolha de um ponto final humanitário não influencia o alcance dos objetivos científicos do estudo

As afirmativas I, II e III são respectivamente:
Alternativas
Q3315064 Zoologia
A malária é uma das doenças mais antigas que se tem conhecimento, apesar disso, continua sendo um dos principais problemas de saúde pública do mundo. Nas regiões subtropicais e tropicais anualmente a malária atinge cerca de 200 milhões de pessoas e leva à morte aproximadamente 600 mil, sobretudo crianças. Sobre a malária, o inseto vetor da doença é:
Alternativas
Q3254178 Zoologia
Acidentes por aranhas, ou araneísmo, é o quadro clínico de envenenamento decorrente da inoculação da peçonha de aranhas, através de um par de ferrões localizados na parte anterior do animal. Assim como os escorpiões, as aranhas são representantes da classe dos aracnídeos. Como é chamado o gênero cujas aranhas são popularmente chamadas de aranha-armadeira ou macaca?
Alternativas
Q2096821 Zoologia
Algumas zoonoses são classificadas como metazoonoses, pois há a necessidade do envolvimento de um invertebrado para a perpetuação do agente causador da doença. Um dos exemplos é a transmissão do protozoário Trypanosoma cruzi, que ocorre quando os insetos hematófagos do gênero Triatoma (“barbeiros”) infectados defecam durante o repasto sanguíneo, e as epimastigotas entram no hospedeiro vertebrado, infectando macrófagos e se transformando em amastigotas. As amastigotas se dividem por fissão binária até que a célula do hospedeiro se rompe, liberando as tripomastigotas na circulação. O vetor é infectado quando ingere as tripomastigotas durante o repasto sanguíneo. A doença nos caninos é primariamente uma cardiomiopatia que se desenvolve em consequência do dano causado pelo parasito às células do miocárdio ou reações imunomediadas. Os sinais clínicos apresentam duas fases: a fase aguda, caracterizada por miocardite ou encefalite em cães jovens, e a fase crônica, caracterizada pela cardiomiopatia dilatada em cães idosos. O trecho descreve a zoonose conhecida como:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: C
5: B
6: A
7: D
8: E
9: D
10: E
11: D
12: B
13: D
14: C
15: A
16: E
17: C
18: C
19: D
20: D