Questões de Concurso
Para analista judiciário - matemático
Foram encontradas 108 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Determinado Juiz está analisando a eficácia de um modelo de regressão linear simples que prevê, para cada processo, o valor das indenizações com base no tempo de tramitação. O modelo apresenta um coeficiente de determinação igual a 0,81. Com base no valor obtido para esse coeficiente, analise as afirmativas a seguir.
I. O modelo explica 81% das variações nos valores das indenizações em relação aos valores reais observados.
II. O coeficiente de correlação linear de Pearson entre as variáveis envolvidas é 0,9.
III. Um coeficiente de determinação de 0,81 garante que o modelo não apresente problemas de multicolinearidade.
Está correto o que se afirma em
I. Teste qui-quadrado de independência.
II. Teste de Kruskal-Wallis.
III. Teste de Friedman.
IV. Teste Q de Cochran.
Quantos desses testes são considerados não paramétricos?
I. Permite a criação de gráficos dinâmicos, os quais são atualizados automaticamente quando os dados de origem são alterados, sem a necessidade de redefinir o gráfico.
II. Permite a utilização de funções avançadas de análise de dados, como modelos de regressão, diretamente através do suplemento “Análise de Dados”, sem a necessidade de programação em VBA.
III. Tem a capacidade de trabalhar com grandes volumes de dados utilizando tabelas dinâmicas, mas essas tabelas não podem ser conectadas a fontes de dados externas, como bancos de dados SQL ou planilhas do Google Sheets.
IV. A função SOMASE() permite somar valores que atendem a múltiplos critérios, de forma simultânea e em diferentes intervalos.
Está correto o que se afirma apenas em
Considere o seguinte trecho de código em Python:
import numpy as np
data = np.array([[1, 2], [3, 4], [5, 6]])
result = data.sum(axis=0)
O que o comando data.sum(axis=0) faz com relação ao array criado?
modelo <- lm(indenizacao ~ litigio + testemunhas, data = dados)
summary(modelo)
vif(modelo)
plot(modelo)
Com base no código descrito, assinale a afirmativa INCORRETA.
O pacote dplyr do software R traz uma sintaxe intuitiva e eficiente para manipulação de dados, permitindo a filtragem, transformação, agrupamento e resumo de grandes conjuntos de dados de forma concisa e rápida. Considere uma base de dados (armazenada no objeto dados) que contém informações sobre processos judiciais e possui as seguintes variáveis:
• ID: identificador único do processo;
• Data_Abertura: data em que o processo foi iniciado;
• Status: status do processo (“Em andamento”, “Finalizado” ou “Arquivado”); e
• Valor_Controversia: valor monetário em disputa no processo.
Com base nesse contexto, considere o interesse de encontrar o número total de processos que têm valor de controvérsia superior a R$ 1.000.000,00 em cada um dos três tipos de status possíveis. Se esse resultado for armazenado no objeto Total_Controversia, qual das alternativas a seguir faz essa operação com funções do dplyr?
( ) O valor mediano em um boxplot pode não dividir a caixa em duas partes de mesma amplitude.
( ) Em um histograma cuja altura das barras é determinada pela respectiva frequência relativa, a soma das áreas de todas as barras é igual a 1.
( ) Em qualquer histograma, a barra de maior altura representa a classe com maior frequência relativa.
( ) Em um gráfico boxplot com muitos outliers, os “bigodes” terminam, necessariamente, no menor e maior valores dos dados.
A sequência está correta em
• Se o acusado é culpado, a prova identifica corretamente a culpa em 4/5 dos casos; e
• Se o acusado é inocente, a prova identifica erroneamente a culpa em 1/4 dos casos. Com base nas informações, qual é a probabilidade de que o acusado seja de fato inocente, dado que a prova indicou sua inocência?
I. Se “assistir a julgamentos criminais” e “assistir a julgamentos cíveis” são eventos disjuntos, então P (A) = ⅓.
II. Se todos os jurados que assistem a julgamentos criminais também assistem a julgamentos cíveis, então P (A) = 0.
III. Se a probabilidade de um jurado assistir tanto a julgamentos criminais quanto a julgamentos cíveis é ⅛, então P (A) = 5/24
IV. Se, dentre os jurados que assistem a julgamentos cíveis, a probabilidade de assistir a julgamentos criminais é ¼, então P (A) = 5/24.
Está correto o que se afirma em
Em uma análise de processos judiciais, considera-se que o tempo de tramitação de cada processo segue uma distribuição normal com média μ e variância o2 . Sabe-se que 76% dos processos têm um tempo de tramitação de, no máximo, 13,4 meses e 84% dos processos têm um tempo de tramitação de, no mínimo, 10 meses. Ao escolher aleatoriamente um processo para base nessas informações, qual o valor de M?
Dados (Z é uma variável aleatória normal padrão):

Determinado matemático foi solicitado pelo Tribunal de Justiça para analisar dados financiros relacionados a indenizações concedidas em diferentes processos. Em sua planilha de dados, na coluna nomeada por X, estão dispostos os valores das indenizações. Para facilitar a interpretação, ele aplicou três transformações nos valores originais e alocou os resultados nas colunas denotadas por Y, W e Z, de modo que Y = aX; W = X + b; e Z = aX + b, em que A > 0 e b ≠ 0. Após a obtenção dos valores transformados, foi calculado o coeficiente da variação dos dados presentes em cada uma das quatro colunas. Considerando o valor obtido para coluna X, o coeficiente de variacao de cada uma das colunas Y, W e Z, respectivamente,