O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 2.791 questões

Q938544 Engenharia Elétrica

Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas tem sua configuração apresentada no fluxograma abaixo:



Um projeto de manutenção predial contempla a verificação dos componentes apresentados no fluxograma. Com relação aos componentes abaixo:


I. Gaiola de Faraday

II. Estruturas metálicas prediais

III. Múltiplos eletrodos verticais


É correto afirmar que:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q938543 Engenharia Elétrica

Para a movimentação de elevadores em edifícios, existem tecnologias para o controle dos motores alimentados em corrente contínua e em corrente alternada. Atualmente os motores de corrente alternada são mais utilizados por motivos de manutenção e eficiência energética. Existem ainda outros tipos de motores, os síncronos de imãs permanentes, que têm que estar necessariamente acoplados a um sistema de comando composto por um variador de tensão e frequência próprios.


Considere o esquema simplificado de comando apresentado na figura abaixo:



O esquema apresentado e que se caracteriza por manter uma elevada corrente de partida (4 a 5 vezes a corrente nominal) e trabalhar em altas temperaturas devido ao alto escorregamento, corresponde ao tipo de comando:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q938542 Engenharia Elétrica
      O movimento de uma escada rolante convencional gera um consumo de energia elétrica que depende basicamente das perdas fixas e das perdas variáveis num certo tempo de movimento. 

As normas envolvendo performance energética de elevadores e escadas rolantes não apresentam nenhum cálculo analítico para estimar o consumo de energia elétrica diário devido às perdas variáveis no movimento de uma escada rolante. Um modelo matemático proposto por Lutfi Al-Sharif é muito utilizado em projetos:



Considerando um número diário de 1000 passageiros, peso médio do passageiro 70 kg, altura da escada 10 m e coeficiente de caminhada 0,7, as perdas variáveis, em kWh por dia, dado pelo modelo é:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q938541 Engenharia Elétrica
      O movimento de uma escada rolante convencional gera um consumo de energia elétrica que depende basicamente das perdas fixas e das perdas variáveis num certo tempo de movimento. 

Com relação às perdas fixas, a potência necessária para movimentar a escada rolante depende da altura da escada e do tipo mecânico (rolamento ou mancal, usado na corrente do degrau e das rodas; guia para a corrente e correia do degrau e engrenagem). É apresentado abaixo o gráfico das perdas fixas (kW) em função da altura da escada (m) para um tipo mecânico específico.



Considerando que a relação é linear, é correto afirmar que a energia elétrica consumida por perdas fixas, em kWh, num período de 20 horas de movimento para uma escada de 10 metros de altura é:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q938540 Engenharia Elétrica

De acordo com a norma NBR NM 207, “Elevadores Elétricos de Passageiros − Requisitos de Segurança para Construção e Instalação” em seu item 13, são apresentadas as informações de instalação elétrica:


“13.1.1.1 As exigências desta norma, relacionadas com a instalação e dos seus componentes constituintes do equipamento elétrico, aplicam-se: a) à chave geral do circuito de potência e circuitos dependentes; b) ao interruptor do circuito de iluminação da cabina e circuitos dependentes. O elevador deve ser considerado como um todo, assim como uma máquina com o seu equipamento elétrico.

13.1.1.2 Os requisitos nacionais relacionados com os circuitos de fornecimento de eletricidade devem aplicar-se até os terminais de entrada dos interruptores referenciados em 13.1.1.1. Eles devem aplicar-se a todos os circuitos de iluminação da casa de máquinas, casa de polias (se existir), caixa e poço”.


São condições obrigatórias quanto às instalações elétricas:


I. Nas casas de máquinas e casas de polias é necessária uma proteção contra contato direto, por meio de coberturas possuindo um grau de proteção pelo menos IP 2X.

II. O condutor neutro e o condutor para a terra devem ser sempre distintos.

III. O valor médio em corrente contínua ou o valor eficaz em corrente alternada da tensão entre condutores ou entre condutores e terra não deve exceder 250 V para os circuitos de controle e de segurança.


Está correto o que consta em

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: E