Foram encontradas 53.075 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Durante certa auditoria em uma fábrica de eletrônicos, foram inspecionados 240 aparelhos para verificar a presença de defeitos e o tipo de embalagem. A tabela a seguir mostra o número de aparelhos com e sem defeito, de acordo com o tipo de embalagem:

Considere os seguintes eventos:
• X: Selecionar um aparelho com embalagem rígida;
• Y: Selecionar um aparelho com defeito e embalagem flexível; e
• Z: Selecionar um aparelho sem defeito e com embalagem flexível.
Com base nos dados, é correto afirmar que:
Como as mídias sociais influenciam na saúde mental?
Os problemas de saúde mentais e comportamentais são caracterizados por alterações de pensamento, comportamento ou humor, em associação à angústia ou deterioração do funcionamento psíquico global. Esses problemas são decorrentes de aspectos biológicos associados a fatores culturais e muito influenciados pela sociedade, podendo ser intensificados por uma predisposição do indivíduo. Os transtornos mentais, especialmente a ansiedade e a depressão, constituem uma das principais causas de morbidade na sociedade atual, comprometendo as atividades cotidianas do indivíduo, especialmente os relacionamentos sociais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 350 milhões de pessoas no mundo vivem com depressão. A Pesquisa Nacional de Saúde de 2013 apresentou prevalência de depressão em 7,6% (IC95% 1,2-8,1) da população adulta brasileira. Tais números tornaram a saúde mental uma prioridade de saúde pública.
O uso de mídias sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, é um hábito relativamente recente, de modo que ainda tenta-se compreender os efeitos desta nova forma de interação social em diferentes populações. O aumento no tempo dispensado utilizando as redes sociais relaciona-se ao sentimento de isolamento do mundo real, o que pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais. De acordo com o IBGE, 70% da população brasileira tem acesso à internet, além disso, o Brasil é o segundo país que mais ocupa tempo por dia na internet, estando on-line em média 9 horas e 29 minutos por dia, sendo que 40% (3 horas e 34 minutos) deste tempo é utilizado em mídias sociais.
O tipo de conteúdo publicado e consumido pelos usuários é ainda mais impactante na saúde mental. Sabe-se que muitas publicações reforçam o narcisismo, os padrões de vida, de consumo e o status, de forma que têm contribuído com o aumento na prevalência de vários transtornos psiquiátricos, incluindo sintomas depressivos, ansiedade e baixa autoestima.
Os problemas de saúde mental são preocupações cada vez mais frequentes na sociedade, em parte pela utilização inadequada (frequência de utilização e conteúdo consumido) da internet e mídias sociais. Sendo assim, muitas estratégias podem ser adotadas para melhorar este quadro, uma delas é a participação intensiva de instituições e grupos de pesquisa nas mídias sociais por meio de divulgação de conteúdos de qualidade e que promovam o bem-estar social.
(PEREIRA, Leonardo Régis Leira, et al. Como as mídias sociais influenciam na saúde mental? Disponível em:https://pepsic.bvsalud.org/scielo. Acesso em: julho de 2025. Adaptado.)
O Poeta e escritor que o texto faz referência é:
O texto faz referência ao bloco econômico:
O Estado do Nordeste que teve o maior crescimento do PIB, em 2024, foi:
O Acordo reforçou os princípios da UNFCCC e introduziu o(s) objetivo(s):
I. Manter o aumento da temperatura global bem abaixo de 2º C, com esforços para limitá-lo a 1,5º C.
II. Incrementar capacidades de adaptação e resiliência.
III. Alinhar os fluxos financeiros aos demais objetivos do Acordo.
Está(ão) CORRETO(S):
Assinale a alternativa INCORRETA:
Com base nisso, analise as descrições a seguir e assinale qual representa CORRETAMENTE cada tipo de software:
Considerando essa relevância, assinale o procedimento no GIMP mais adequado para alterar a cor de um objeto específico sem afetar o restante da imagem:
Analise as afirmativas:
I. Ethernet é mais indicada para equipamentos que exigem transmissão contínua e estável, como servidores PACS, devido à menor latência e maior confiabilidade do enlace físico.
II. Wi-Fi pode sofrer degradação de desempenho em ambientes com equipamentos médicos que emitem ondas eletromagnéticas, aumentando interferências.
III. A mobilidade é uma vantagem da Ethernet, permitindo mover os dispositivos sem perda de conexão.
IV. Redes Wi-Fi possuem, nativamente, desempenho superior e mais estável que redes Ethernet, independentemente da distância ou obstáculos.
Assinale a alternativa CORRETA:
Com base nessa necessidade, assinale CORRETAMENTE a topologia mais adequada:
TEXTO 3
Conheço inúmeras pessoas que mentem, inventando origens fidalgas. Para falar a verdade, mente-se por qualquer motivo: as pessoas ficam com vergonha quando estão doentes e dizem que estão ótimas; comentam que a amiga está bem vestida, quando acham um horror; elogiam alguém que emagreceu, para comentar nas costas que continua gordíssima. Eu mesmo minto: digo que vou viajar para fugir de um almoço; reclamo que não me sinto bem e fujo de um compromisso; finjo para mim mesmo que no próximo mês começo um regime e perderei a barriga. Faço promessas para depois da novela. Para um amigo, prometo visitá-lo em Los Angeles. Outro em San Francisco. Marquei uma viagem à Rússia com um grupo, só falta “definir a data”. Ao meu editor, digo que escreverei um livro. Combino de montar um grupo de cozinha gourmet. E deixo tudo para depois, quem sabe? Ultimamente, tento parar com isso. Se me convidam, digo que não posso. Se vou a uma peça de teatro e não gosto, digo isso mesmo, que não gostei. Sempre dá errado, a pessoa preferia uma mentira. A franqueza, descobri, é muito malvista. Até considerada falta de educação.
Fonte: CARRASCO, Walcyr. Época. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-blogs/walcyr-carrasco/.
TEXTO 3
Conheço inúmeras pessoas que mentem, inventando origens fidalgas. Para falar a verdade, mente-se por qualquer motivo: as pessoas ficam com vergonha quando estão doentes e dizem que estão ótimas; comentam que a amiga está bem vestida, quando acham um horror; elogiam alguém que emagreceu, para comentar nas costas que continua gordíssima. Eu mesmo minto: digo que vou viajar para fugir de um almoço; reclamo que não me sinto bem e fujo de um compromisso; finjo para mim mesmo que no próximo mês começo um regime e perderei a barriga. Faço promessas para depois da novela. Para um amigo, prometo visitá-lo em Los Angeles. Outro em San Francisco. Marquei uma viagem à Rússia com um grupo, só falta “definir a data”. Ao meu editor, digo que escreverei um livro. Combino de montar um grupo de cozinha gourmet. E deixo tudo para depois, quem sabe? Ultimamente, tento parar com isso. Se me convidam, digo que não posso. Se vou a uma peça de teatro e não gosto, digo isso mesmo, que não gostei. Sempre dá errado, a pessoa preferia uma mentira. A franqueza, descobri, é muito malvista. Até considerada falta de educação.
Fonte: CARRASCO, Walcyr. Época. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-blogs/walcyr-carrasco/.