Questões de Concurso Para odontólogo especialista - cirurgia

Foram encontradas 14 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2196058 Odontologia
Durante a confecção de um preparo para prótese fixa, as razões mais frequentes para a colocação intrassulcular do término gengival são:
I.Razões estéticas, com o objetivo de mascarar a cinta metálica de coroas metalocerâmicas ou metaloplásticas ou da interface cerâmica/cimento/dente para as coroas em cerâmica.
II.Restaurações de amálgama ou resina composta em cavidades cujas paredes gengivais já se encontram no nível intrassulcular.
III.Presença de cáries que se estendam para dentro do sulco gengival.
IV.Presença de fraturas que terminem subgengivalmente.
V.Razões mecânicas, aplicadas geralmente aos dentes curtos, para a obtenção de maior área de dente preparado e, consequentemente, maior retenção e estabilidade, evitando a necessidade de procedimento cirúrgico periodontal de aumento da coroa clínica.
VI.Colocação do término cervical em área de relativa imunidade à cárie, como se acredita ser a região correspondente ao sulco gengival.
Fonte:(Texto retirado na íntegra do livro Prótese fixa- PEGORARO)
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2196057 Odontologia
São princípios mecânicos mais relevantes ao preparo de dentes com finalidade protética, EXCETO.
Alternativas
Q2196056 Odontologia
A relação correta do pôntico com o tecido gengival, principalmente na região dos dentes anteriores e mesmo dos pré-molares superiores, é muito importante na determinação da estética para a eliminação dos chamados buracos negros entre os pônticos. Isso é denominado condicionamento gengival e é conseguido com o remodelamento do rebordo gengival por meio das coroas provisórias. O condicionamento gengival exige os seguintes requisitos:
I.A superfície lingual do pôntico deve ser totalmente convexa e polida. II.É imprescindível que o paciente higienize corretamente essa área. III.A área condicionada não deve apresentar-se ulcerada, após o condicionamento. Para isso, a pressão deve ser realizada lentamente e em várias sessões clínicas. IV.Antes do início do condicionamento, a forma que se deseja dar às papilas deve ser determinada na prótese provisória, abrindo-se as ameias gengivais na extensão pretendida nos sentidos mesiodistal e gengivoincisal.
Fonte:(Texto retirado na íntegra do livro Prótese fixa- PEGORARO)
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2196055 Odontologia
Alcançar uma perfeita oclusão, a partir de elementos protéticos, é de fato uma barreira a ser rompida pelo protesista. O uso de meios como os Articuladores Semi Ajustáveis (ASA) é um importante auxiliar para essa tarefa. No entanto, mesmo com o uso deste aparato, ainda se enfrenta algumas limitações, são elas, EXCETO:
Fonte:(Texto retirado na íntegra do livro Prótese fixa- PEGORARO)
Alternativas
Q2196054 Odontologia
A maioria das falhas e distorções que ocorrem em moldes de Prótese Parcial Fixa (PPF) decorrem da falta de conhecimento por parte do cirurgião-dentista das propriedades dos materiais de moldagem e dos cuidados que devem ser tomados para preservá-las. O material de moldagem supostamente ideal, deve apresentar as seguintes propriedades, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: B
5: B