Brasil tem quatro museus entre os 100 mais visitados do mundo
O Brasil tem quatro museus de arte entre os 100 mais visitados do mundo em 2025,
segundo levantamento compilado pela publicação "The Art Newspaper". Endereços em São
Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte figuram na lista.
Do país, o local que mais recebeu visitantes foi o Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis
Chateaubriand), na capital paulista, com registro de 1.195.935 indivíduos. Assim, o Masp ocupa o
64º lugar da lista. Segundo o ranking, o número representa um aumento de 106% em relação a
2024.
A publicação destaca a inauguração do prédio anexo ao Masp, o Edifício Pietro Maria
Bardi, e a exposição dedicada a Claude Monet, que atraiu cerca de 503 mil pessoas durante
o período em cartaz, entre maio e setembro do ano passado.
O segundo museu mais visitado do Brasil, que aparece na 67ª posição da lista, é o Centro
Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, com 1.142.012 visitantes em 2025. Os
números indicam diminuição de 8% em comparação com 2024.Localizado no centro histórico da
cidade, o espaço ocupa um prédio de 1906, de linhas neoclássicas que, no passado, esteve
ligado às finanças, aos negócios e à história do Banco do Brasil. Desde 2011, o CCBB-RJ
aparece no ranking do "The Art Newspaper", colocando o Rio entre as cidades com as mostras de
arte mais visitadas do mundo.
Em Belo Horizonte, o CCBB também figurou entre os locais mais frequentados no ano
passado, recebendo 1.123.409 visitantes, o que representa um crescimento de 8% em relação a
2024. Na lista, aparece na 69ª posição.
O centro cultural está localizado em um prédio da década de 1930, que nasceu para fazer
parte de um complexo da administração pública do estado de Minas Gerais. Em 2013, o CCBB da
capital mineira foi inaugurado com 1.200 metros quadrados de área para exposições, duas salas
de mostras permanentes, teatro e sala multiuso. Ao todo, são oito mil metros quadrados abertos
ao público.
Segundo o ranking, as filiais do CCBB foram impulsionadas por uma exposição de arte
brasileira da década de 1980, que começou no Rio de Janeiro antes de passar por Brasília, São
Paulo e Belo Horizonte. No Rio, a mostra atraiu 325 mil pessoas e, em Belo Horizonte, 205 mil.
Por fim, a Pinacoteca de São Paulo, na 94ª posição, registrou 820 mil visitantes em 2025,
um aumento de 1% em comparação com o ano anterior. Fundado em 1905 pelo Governo do
Estado de São Paulo, o local é um museu de artes visuais voltado para a produção brasileira
desde o século XIX até a contemporaneidade.
O acervo original foi formado a partir da transferência de 20 obras do Museu Paulista da
Universidade de São Paulo e outras seis adquiridas de importantes artistas da cidade. Hoje, a
coleção já conta com 11 mil peças de nomes como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral e
Candido Portinari.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/viagem/brasil-tem-quatro-museus-entreos-100-mais-visitados-do-mundo/